Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com CI 555 biestável


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, eu montei um circuito adaptado desse (http://www.electronica-pt.com/29-circuitos-esquemas/geral/197-interruptor-toque), só que tirei a conexão do terminal 5 e 7 (para ficar no modo biestável). No terminal 2 eu só liguei um fio, e quando eu toco nele eu escuto o som do relê. Só que eu gostaria que ele ficasse ligado até eu desconectar a alimentação, mas depois de um certo tempo o relê desarma e o circuito para de funcionar de maneira apropriada (eu toco no fio e o relê fica desligando e ligando rapidamente, o som fica parecendo o de um motor elétrico).

Então eu gostaria de saber o que eu posso fazer para resolver o problema. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... eu gostaria que ele ficasse ligado até eu desconectar a alimentação, ...

Com isso em mente, penso que basta um scr com gate muito sensível tipo tic106 ou similar. Com um resistor alto chute 1M entre gate e catodo pra não disparar aleatoriamente, penso que ao tocar o gate deve causar um disparo transformando-o num diodo que não pára de conduzir até desligar a alimentação ou dar um minicurto entre A e K. Coloque seu relé entre VCC e Anodo

Isso foi só teoria. Se achar que deve, favor confirmar na prática. Penso que deve fazer alguns ajustes no chutado resitor de 1M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu povo, eu já fiz isso, o circuito que eu montei é baseado nesse só que com a parte do relê do outro(link acima)

então reveja o circuito pois a diferenças 

so pra você ter uma ideia a grosso  modo pino 4 por exemplo  pino 6  entre outros estão ligados diferentemente sem mencionar  os resistores etc..  ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, coloquei o resistor e o circuito não liga mais sozinho. Estou desconfiado da minha fonte pois não há motivo para o circuito enlouquecer como está acontecendo. Ainda mais que eu liguei o CI no modo biestável no Arduíno e ele funconou perfeitamente. Infelizmente não pude testar com o circuito que eu fiz dessa forma pois preciso de 12V. Vou procurar uma bateria de carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a fonte, e ela não é o problema. O circuito funciona aparentemente perfeitamente nos 2 primeiros minutos. Porém após esse tempo eu escuto o relê desligando e ao tentar acioná-lo de novo (tocando no fio) tenho uma surpresa: eu toco no fio e ele reativa, depois eu solto o fio e ele imediatamente desliga. E não basta só isso, quando me deparo com esse problema eu retiro o circuito da alimentação e caso eu religue ele pouco tempo depois o problema persiste, mas se esperar algum tempo o circuito volta a funcionar aparentemente perfeitamente.

Estou intrigado... Como posso resolver o problema?

Segue esquema do circuito(no lugar da chave há apenas um fio que eu toco, meu corpo faz papel de terra):

CCA_zpsweeesr3w.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom  eu simulei  aqui  no pro-teus  e  funcionou  não sei o que  pode esta acontecendo  você esta  fazendo no protoboard  ou  em  algum programa?

obs: lembrando que  o circuito  indicado  funciona e é  um circuito consagrado pelos mestres da eletrônica ele se encontra disponível no sit indicado o qual  é  nada mas nada menos que Newton c Braga .

minha dica  é manter a calma e conferir  o circuito  do zero  ou ate mesmo  trocar o ci outra coisa se tiver montando  no protoboard  verifique  o capacitor o qual estabiliza o  lm7805  ok  se  tiver duvida  aqui é o lugar certo  boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Amigo tenta isso

antirimbalzo.gif

Um simples flip flop tipo RS. É um retrocesso do tipo D do amigo @circuit mas tem a "vantagem" de atender seu requisito de só desligar quando perde a alimentação. Google imagens flip flop rs com porta nand para mais opções e detalhes

Também tem com transistor...

fig1.GIF

E o com scr que você achou "interessante" e ao meu ver atenderia 100% seus requisitos

 

Calma e bom humor: o segredo de uma vida longa e próspera e com amigos ao lado

 

Pra descontrair...

O verdadeiro amigo não é aquele que tenta te separar de uma briga e sim aquele que chega dando uma voadora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...