Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de fonte Nitro 100 amperes


Posts recomendados

Fala galera, beleza. Pessoal, estou com uma fonte de 100 amperes da marca "nitro", beleza até aí. O problema todo começa nas peças que justamente foram queimadas, elas foram lixadas pelo fabricante (pra em caso de quebra eu tenha que ir até eles), então fico sem saber o que fazer há não ser recorrer a vocês que entendem de eletrônica para me ajudar. Bom, quando abri a fonte e de cara vi 2 transistores (pelo menos o formato era de transistor) queimados e lixados fiquei sem saber o que fazer pra saber a identificação dele, então fui até uma fonte velha que tinha e tirei dois transístores parecidos com os antigos e soldei no lugar dos queimados, foi aí que a coisa piorou. Após ligar a fonte na tomada ela estourou um CI pequeno. Bom, segue link da foto da placa: http://www.4shared.com/download/VyQ7oQrnba/IMG_20150822_161549391.jpg?sbsr=d64c26169b620305c9fad65002ed72023f10aa0ae5607d74&lgfp=1000

 

Lembrando que, os transistores antigos estavam lixados e o CI tambem estava lixado.

post-778699-0-16291500-1440272274_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser o IR2111, é similar ao IR2110 porém é de 4 (de cada lado rsrs)

Apesar de que não vejo um CI principal ai, então pode ser basicamente qualquer coisa!, talvez vendo as trilhas de para "chutar" com uma precisa maior...

 

Acho que matei a charada:

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/ir2153.pdf

 

A fonte nem estabilizada é kkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, grandes chances de ser isso mesmo! Achei o projeto da fonte meio simplista para 100A, e um tanto perigoso sem optoacoplador nem monitoramento da tensão no secundário...

Sem estes itens pois não é estabilizada. 

 

Uma fonte destas sem ser estabilizada até que funciona bem.

Costuma dar uns 6 a 10% de queda quando em carga máxima. 

Funciona como uma fonte comum com trafo, só que em modo chaveada. 

 

A prova é uma fonte de 1000 watts da Yamaha.

Porém eles usam 4800uF de cada lado, no primário.

Tem proteção térmica e de sobre corrente.

Yamaha-EMX5000-smps-ir2153.jpg

 

É outro nível. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo indica ser o IR2153,  só tenha certeza que no momento de trocar o CI troque tambem os transistores por uns que aguentem a tensão utilizada, que acredito ser da rede retificada, então no minimo 350v e uns 5A para fechar os 1200W da saída beleza 

 

Nossa para um nível comercial esta bem caseiro mesmo o negócio, parece que fui eu que fiz isso ai huahuah, brincadeiras a parte  Albert o induction heater que eu estou montando tem uma placa melhor feita que essa huahuahua

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!