Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID 10 - Substituir HDs por maiores


Posts recomendados

Bom dia 

 

Por favor, gostaria de tirar uma dúvida.

Aqui na empresa temos um servidor com RAID 10 com HDs de 2TB ( 8 HDs com uma controladora Intel )  com o sistema Linux CentOS.

Já deu pau em alguns HDs aqui no tempo que a gente usa e fiz a troca sem problemas com HD do mesmo tamanho. Acontece que estamos precisando aumentar o espaço de armazenamento e gostaria de colocar HDs de 3TB .

Seria possível fazer isso sem perder dados, ter que formatar tudo , mover os dados para outro lugar e etc ?

Se eu for trocando um a um e mandando fazer a sincronia daria certo ou o sistema sempre iria ver o HD de 3TB com 2TB ?

Qual seria a maneira certa de aumentar o espaço sem causar stress ?

 

Obrigado

 

Adriano 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, imagino que a única maneira de expandir o armazenamento é desfazendo todo o array e montando novamente, salvando os dados externamente. 

O que pode ser possível de fazer para expandir o armazenamento seria via OS, uma expansão da unidade lógica, mas isso não interferiria no RAID, pois seria uma expansão de unidade à nivel de sistema operacional, porém, seria apenas paliativo, e teu sistema perderia toda a segurança e velocidade que possui hoje com RAID 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo pouco que eu entendo, eu acho possivel sim.

Você troca primeiramente os HDs de "raid 1" e sincroniza, depois passa esses de raid1 para o "raid 0", depois você coloca os novos para o array de raid1. Por um curto tempo você não vai ter o backup nos HDs novos mas por via da duvidas ainda vai ter no array antigo.

Acho isso valido por que é possivel fazer raid 1 com hds de diferentes tamanhos, sendo o segundo maior.

 

Não sei se você vai conseguir entender a explicação hahahaha 

 

 

PS.: Mas o ideal é fazer tudo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!