Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GreatField

Dúvida sobre tensão de capacitores

Recommended Posts

Tem uma placa que precisa de 2 capacitores de 680µF sendo que um dos capacitores e de 16 volts e outro e de 10 volts, porém eu não encontrei um capacitor de 680µF de 10 volts, então eu posso comprar outro capacitor de 16 volts 680µF e colocar no lugar do de 10 Volts ? 

 

A placa em questão e de uma fonte de PS3, poderia ocorre algum problema colocar um capacitor com maior tensão por se tratar de uma fonte ? Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a tensão máxima de trabalho de um capacitor eletrolítico, maior sua resistência série equivalente ou ESR. Se o tamanho do mesmo aumenta, sua indutância série equivalente ou ESL também aumenta F5Rua4D.gif.

 

 

 

Esses fatores tornam-se mais significativos à medida que a frequência de aplicação aumenta. No seu caso, não deve haver problemas se o capacitor com limite de tensão maior for para filtrar ruídos de 60Hz ou 120Hz. Porém se estiver sendo utilizado em um regulador chaveado, use-o com um capacitor cerâmico em paralelo a fim de aproximá-lo mais de um capacitor ideal.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rjjj to me metendo neste

 

mas.. pela diferença de dielétrico entre os dois, eu não teria um "trabalho errático" entre eles? Qual seja, a dupla agir "um contra outro" em determinadas frequencias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ilkyest e eu entre vocês 2

Caso estivessem em série até que poderia ter algum sentido mas mesmo assim pra uma pessoa normal é difícil de conceber tal situação (eu consigo kk). Mas no caso estão em paralelo, cada um age na sua frequência. Algo como o eletrolitico=uma peneira grossa, o ceramico=uma fina


ah e desculpe agir como... dielétrico kk

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ok beleza...

 

Cada um vai "agir no seu quadrado"... beleza. É que estou pensando em algo parecido, mas com outros valores, e capacitor de tantalo, mas isso é para outra aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×