Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GreatField

Dúvida sobre tensão de capacitores

Recommended Posts

Tem uma placa que precisa de 2 capacitores de 680µF sendo que um dos capacitores e de 16 volts e outro e de 10 volts, porém eu não encontrei um capacitor de 680µF de 10 volts, então eu posso comprar outro capacitor de 16 volts 680µF e colocar no lugar do de 10 Volts ? 

A placa em questão e de uma fonte de PS3, poderia ocorre algum problema colocar um capacitor com maior tensão por se tratar de uma fonte ? Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a tensão máxima de trabalho de um capacitor eletrolítico, maior sua resistência série equivalente ou ESR. Se o tamanho do mesmo aumenta, sua indutância série equivalente ou ESL também aumenta F5Rua4D.gif.

Esses fatores tornam-se mais significativos à medida que a frequência de aplicação aumenta. No seu caso, não deve haver problemas se o capacitor com limite de tensão maior for para filtrar ruídos de 60Hz ou 120Hz. Porém se estiver sendo utilizado em um regulador chaveado, use-o com um capacitor cerâmico em paralelo a fim de aproximá-lo mais de um capacitor ideal.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@rjjj to me metendo neste

mas.. pela diferença de dielétrico entre os dois, eu não teria um "trabalho errático" entre eles? Qual seja, a dupla agir "um contra outro" em determinadas frequencias?

Compartilhar este post

Link para o post

@ilkyest e eu entre vocês 2

Caso estivessem em série até que poderia ter algum sentido mas mesmo assim pra uma pessoa normal é difícil de conceber tal situação (eu consigo kk). Mas no caso estão em paralelo, cada um age na sua frequência. Algo como o eletrolitico=uma peneira grossa, o ceramico=uma fina

ah e desculpe agir como... dielétrico kk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz ok beleza...

Cada um vai "agir no seu quadrado"... beleza. É que estou pensando em algo parecido, mas com outros valores, e capacitor de tantalo, mas isso é para outra aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais