Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada de leds caseira


Ir à solução Resolvido por Guga Pereira,

Posts recomendados

olá, gostaria de tirar uma dúvida

 

estou fazendo lampadas de led, quando fiz a primeira (pra minha bancada de trabalho) utilizei 23 leds AB, um resistor de 1K8 de 2W e uma ponte retifi. Feita com diodos in4007

 

conectei o resistor depois da ponte retificadora, esquenta um pouco mas nada de atrapalhe.

 

Então pesquisei mais e descobri q existem ondulações na frequência que são prejudiciais ao led. montei um outro circuito, dessa vez com 10 leds AB (só p teste), dois capacitores de poliéster ligados em paralelo totalizando 0, 69uF, um resistor de 720R de 1/4 de watt (o calculo pedia um de 635 mas eu não tinha), e isso ligado antes da ponte, e os led ligados direto na ponte, reparei logo de cara q este circuito não gera absolutamente nenhum calor, enquanto o outro esquenta.

 

então gostaria de saber qual a diferença entre as ligações q fiz, assim, antes da ponte de depois da ponte, será o capacitor q fez toda a diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente ligaste o capacitor em série com a rede ac né? Neste caso ele 'absorve' melhor o calor do que um resistor. Não é bem isso mas acho que assim fica mais fácil pra você entender. Digamos que é devido sua física construtiva e a uma complexa matemática que não me pertence. Bom mas pelo menos você fez algum cálculo né. Ganhou de mim kk.

 

De fato, estas lâmpadas  da china de baixíssimo custo usam este princípio e até que dão conta do recado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente ligaste o capacitor em série com a rede ac né? Neste caso ele 'absorve' melhor o calor do que um resistor. Não é bem isso mas acho que assim fica mais fácil pra você entender. Digamos que é devido sua física construtiva e a uma complexa matemática que não me pertence. Bom mas pelo menos você fez algum cálculo né. Ganhou de mim kk.

 

De fato, estas lâmpadas  da china de baixíssimo custo usam este princípio e até que dão conta do recado.

pois é, a arquitetura destas lampadas de led ainda me é desconhecida, usam trafo ao invéz de resistores, mas enfim, o problema é que usando este circuito com os capacitores na entrada, tenho uma perda significativa de corrente nos leds, fazendo-os ficarem com a metade da intensidade, isso ainda não resolvi, acabei de ver com o multímetro, confirmando minha afirmação de q capacitores na entrada cortam um pouco de corrente, vendo um esquema, coloquei um resistor em paralelo com os capacitores, ainda não pesquisei o porque, mas isso resolveu. não sei exatamente o que aconteceu.E outro detalhe, é que no outro circuito q fiz sómente com o resistor de 1K8, ganho o máximo dos leds.

 

Coloque um esquema com as diferenças. 

 

post-779457-0-00503500-1440812362_thumb. esse é um esquema parecido com o q eu usei na minha bancada, porém fiz em outra carcaça, mas não vem ao caso.

 

post-779457-0-39413500-1440812414_thumb. esse é o esquema da lampada que quero fazer, e estou com problemas na corrente dos leds, devido ao uso do capacitor de entrada, perco muita iluminação dos leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor está mau calculado. Reatância capacitiva, pode fornecer qualquer corrente. Ao contrário do resistor, a reatância do capacitor não perde potência em calor. O que a carga não usa, a reatância devolve para a rede elétrica. Não dissipa como o resistor faz.

entendi, e você acha q devo aumentar ou diminuir a capacitância? li em outro fórum q quanto maior a capacitância, mais corrente o capacitor libera para o circuito, está certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alternativamente podes usar uma disposição como essa dai, veja que nem de diodo retificador ela necessita:

 

Cada led, que já é um diodo, protege seu par reverso da tensão reversa que seria prejudicial ao led não houvesse outro led clampando a tensão reversa.

 

Ledem110VAC-FCMR9MKFDLVVGZP.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alternativamente podes usar uma disposição como essa dai, veja que nem de diodo retificador ela necessita:

 

Cada led, que já é um diodo, protege seu par reverso da tensão reversa que seria prejudicial ao led não houvesse outro led clampando a tensão reversa.

 

Ledem110VAC-FCMR9MKFDLVVGZP.jpg

cara, muito útil sua informação, notei ali q tanto pra 2 como pra 24 leds usa-se o mesmo capacitor e o mesmo resistor, então posso ligar, digamos que, 32 leds? ou 48? e o resistor é um resistor comum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculemos qual é a resistência vista após a ponte retificadora, considerando um sinal de tensão constante. Assumindo uma corrente de operação de 20mA para cada LED, tem-se GbhmuXl.gif:

 

 

 

ZpwLcr5.gif

 

 

 

A resistência devido à queda de tensão na própria ponte de diodos seria:

 

 

 

ICNON7f.gif

 

 

 

Assim, chega-se à carga total aproximada do filtro:

 

 

 

iJWdy2e.gif

 

 

 

Finalmente, notando que o capacitor de 690nF e o resistor RL formam um filtro RC passa-alta, tem-se que a frequência de corte é F5Rua4D.gif:

 

 

 

m43Ucc2.gif

 

 

 

Como a frequência da rede elétrica é 60Hz, o filtro está causando atenuação, não estando bem projetado. Isso explica a diminuição da luminosidade emitida pelos LEDs.

 

 

 

Não tenho certeza, mas penso que a ondulação sobre a qual você leu seja na verdade a que existe naturalmente na saída da ponte retificadora. Essa ondulação costuma ser removida através de um capacitor de capacitância relativamente alta em paralelo com a saída da ponte.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculemos qual é a resistência vista após a ponte retificadora, considerando um sinal de tensão constante. Assumindo uma corrente de operação de 20mA para cada LED, tem-se GbhmuXl.gif:

 

 

 

ZpwLcr5.gif

 

 

 

A resistência devido à queda de tensão na própria ponte de diodos seria:

 

 

 

ICNON7f.gif

 

 

 

Assim, chega-se à carga total aproximada do filtro:

 

 

 

iJWdy2e.gif

 

 

 

Finalmente, notando que o capacitor de 690nF e o resistor RL formam um filtro RC passa-alta, tem-se que a frequência de corte é F5Rua4D.gif:

 

 

 

m43Ucc2.gif

 

 

 

Como a frequência da rede elétrica é 60Hz, o filtro está causando atenuação, não estando bem projetado. Isso explica a diminuição da luminosidade emitida pelos LEDs.

 

 

 

Não tenho certeza, mas penso que a ondulação sobre a qual você leu seja na verdade a que existe naturalmente na saída da ponte retificadora. Essa ondulação costuma ser removida através de um capacitor de capacitância relativamente alta em paralelo com a saída da ponte.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

ajudou sim amigo, muito obrigado pela atenção, você tem rezão, é que eu não tinha parado pra pensar na frequência, estava vendo que meu circuito estava com deficit de corrente, mas assim ficou bem mais claro, vou verificar os valores e recalcular os componentes, e quanto a ondulação, é o seguinte, quando retifico, a onda fica de forma senoidal meia onda, somente a parte de cima, com positivo e negativo, esse é o 'x' da questão, o capacitor é pra transformar essa meia onda senoidal em uma linha uniforme, própria da corrente contínua, mas um capacitor eletrolítico ligado em paralelo na saída da ponte ficaria otimamente bem colocado.

 

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

como disse, tal circuito é o mais simples e barato que existe pra ser usado como "driver" de lampadas led. No entanto permita-me registrar...  comprei várias lâmpadas da china destas. E uma boa parte delas queimaram em menos de 1 mês de uso. Teorizei que há uma sobre corrente no momento em que liga e teorizei um resistor em série com a rede pra dar uma amortecida. E agora o amigo faler corrobora minha teoria. De fato foi o david jhonson and associates.

 

Também pode ser por superaquecimento. Estes (os meus) leds esquentam tanto que quase queima os dedos. Adaptei um dissipador com disco de hd. O tempo vai dizer o resultado

 

Enfim, leia-se a assinatura do faller...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

 

 

Você teorizou corretamente. Quando um circuito elétrico contém capacitores ou indutores, faz parte de sua resposta um transitório que normalmente é desconsiderado por tender a anular-se com o tempo F5Rua4D.gif:

 

 

 

CJxaiwj.png

 

 

 

Porém, em alguns casos é importante levar em conta esse transitório, como no estudo de faltas em sistemas elétricos de potência. Disjuntores e fusíveis podem ser disparados devido a ele, por exemplo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

 

 

Você teorizou corretamente. Quando um circuito elétrico contém capacitores ou indutores, faz parte de sua resposta um transitório que normalmente é desconsiderado por tender a anular-se com o tempo F5Rua4D.gif:

 

 

 

CJxaiwj.png

 

 

 

Porém, em alguns casos é importante levar em conta esse transitório, como no estudo de faltas em sistemas elétricos de potência. Disjuntores e fusíveis podem ser disparados devido a ele, por exemplo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Por isso eu coloquei a simulação acima.

O circuito que eu demostrei nas fotos, simula a energização de uns 48 leds em série.

Substituí os leds por um zener, por ser mais prático.

 

O capacitor de 870uF, mas resistor de 100R, elimina os transientes perigosos. 

Veja como a tensão sobe em cima dos 48 Leds:

11975289_764613273666648_1441055735_o.jp

O circuito foi calculado para 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu coloquei a simulação acima.

O circuito que eu demostrei nas fotos, simula a energização de uns 48 leds em série.

Substituí os leds por um zener, por ser mais prático.

 

O capacitor de 870uF, mas resistor de 100R, elimina os transientes perigosos. 

Veja como a tensão sobe em cima dos 48 Leds:

11975289_764613273666648_1441055735_o.jp

O circuito foi calculado para 220V.

vou estudar direito o circuito amigo, aqui uso 110v, mas pode deixar que a ajuda de vocês é de muito valor pra mim. Obg

@Isadora Ferraz

 

 

 

Você teorizou corretamente. Quando um circuito elétrico contém capacitores ou indutores, faz parte de sua resposta um transitório que normalmente é desconsiderado por tender a anular-se com o tempo F5Rua4D.gif:

 

 

 

CJxaiwj.png

 

 

 

Porém, em alguns casos é importante levar em conta esse transitório, como no estudo de faltas em sistemas elétricos de potência. Disjuntores e fusíveis podem ser disparados devido a ele, por exemplo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

ajudou sim, muito obrigado, vou fazer os testes aqui e volto com informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

olá pessoal, lhes trago boas notícias, quando informei problemas a um tempo atrás, estava com baixa corrente (0.01aH) em cada led e baixa tensão, resultando em baixa intensidade.

 

realizando uns testes e novos cálculos, constatei que os capacitores de entrada antes da retificação estavam com a capacitância muito baixa, pois fiz uma lâmpada nova, para o banheiro aqui de casa, usei 28 LEDS, e capacitores cuja a soma é de 2.59uF, a perfeição é evidente, 3.10V de tensão, nada mais do que o necessário e corrente 0.02 em cada LED. usei também um capacitor eletrolítico em paralelo com os leds, para filtrar o resto de ondas imperfeitas e ajudar nas quedas de tensão que ocorrem sempre, o capacitor tem 560uF 200V.

 

post-779457-0-63852400-1441596557_thumb.  essa é a lâmpada do banheiro, consumo entre 4 e 5.5 W.

 

 

post-779457-0-80169900-1441596731_thumb. essa é a lampada de minha bancada, o circuito é o mesmo, tudo igual, só a carcaça é diferente 

 

 

com isso gostaria de agradecer à todos que me ajudaram. Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!