Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas GeForce 740M 2GB - Dell Vostro


Matheus Esteves

Posts recomendados

Boa tarde galera,

 

Estou com um problema e queria saber se alguém pode me ajudar.

 

Eu comprei um notebook Vostro 5470 da Dell fazem 9 meses. Inicialmente eu não tive nenhum problema, ele rodava todos os meus jogos com alta performance. Eu sei que notebook não é o mais aconselhável para jogos, porém, a placa de vídeo é relativamente boa e eu conseguia jogar sem problema.

 

De um tempo pra cá, o notebook trava sempre quando eu jogo alguma coisa (demora cerca de 20 minutos). Eu já liguei diversas vezes para Dell, fizeram diversos testes, formataram o computador, reinstalaram os drivers, etc. Porém, o problema nunca é resolvido, alegam que não é problema de hardware e que não podem fazer nada por mim.

 

Vou passar exatamente o que acontece:

Assim que eu entro no jogo, por exemplo Borderlands 2, eu tenho um excelente desempenho. Consigo jogar no high com FPS alto, sem nenhum lag, totalmente liso. Bem, passasse alguns minutos e o computador simplesmente trava, congela, fazendo um barulho estranho (precisando desligar na força). Até mesmo jogos mais leves, como League of Legends ele chega a travar de vez em quando. Eu tentei abrir alguns jogos mais leves com a placa compartilhada Intel® HD Graphics Family e não tive nenhum problema, porém ela não é capaz de rodar jogos mais pesados.

 

É curioso, pois eu já estava jogando Witcher 3, por exemplo, por horas antes desse problema aparecer.

 

Já cheguei a atualizar todos os drivers do computador, inclusive da placa e nada.

 

Novamente, eu entendo que esse notebook não é gamer, mas poxa, paguei 2.600 reais e o problema tá aparecendo apenas agora. Eu tinha antes um notebook da Samsung sem placa de vídeo que nunca me deu nenhum problema (nem tela azul). 

 

Bem, é isso. Espero que alguém possa me ajudar a detectar esse problema.

 

Notebook Dell Vostro 5470

Placa de Vídeo: Nvidia GeForce 740M 2GB

Memória RAM: 8GB

Processador: Core i7-4510U CPU @ 2.00GHz

 

Agradeço desde já!

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, conforme tu colocou o que tu já fez, eu descarto a possibilidade de ser problema de software. quase certo q essa placa de video esta com algum problema, pode ser aquecimento. Instale um programa para monitorar tua placa de video, te sugiro instalar o MSI Afterburner, rivatuner, Hwinfo e o GPU-z. Os tres primeiros em conjunto te possibilitam monitorar teu notebook enquanto joga. voce tem 9 meses de uso, acho q a garantia é de 12 meses, então tem 3 meses de garantia ainda. Se eu fosse voce falaria com a assistencia tecnica novamente e como ele dizem que é um problema de software, que eles formatem o teu notebook e após isso voce lá na assistencia tecnica mesmo teste com algum jogo e mostres a eles o problema. Caso continuam se omitindo a resolver o problema procure seus direitos antes que seja tarde. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo concordo com o amigo de cima, também pode ser sujeira, tem que ver como tu usas o notebook, se usa em cima da cama etc...

9 meses de uso já pode ter uma boa quantia de poeira impedindo a o ar quente sair.

Na minha opinião possíveis defeitos.

1. Sujeira acho que seja esse

2. Problema no hardware do vga.

Mais antes disso leve em alguma assistência e mande limpar quase certeza ser sujeira.

Caso não seja, faça o que amigo disse 3 meses ainda de garantia exija a troca do mesmo.

Chrono Suporte TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, conforme tu colocou o que tu já fez, eu descarto a possibilidade de ser problema de software. quase certo q essa placa de video esta com algum problema, pode ser aquecimento. Instale um programa para monitorar tua placa de video, te sugiro instalar o MSI Afterburner, rivatuner, Hwinfo e o GPU-z. Os tres primeiros em conjunto te possibilitam monitorar teu notebook enquanto joga. voce tem 9 meses de uso, acho q a garantia é de 12 meses, então tem 3 meses de garantia ainda. Se eu fosse voce falaria com a assistencia tecnica novamente e como ele dizem que é um problema de software, que eles formatem o teu notebook e após isso voce lá na assistencia tecnica mesmo teste com algum jogo e mostres a eles o problema. Caso continuam se omitindo a resolver o problema procure seus direitos antes que seja tarde. 

 

Olá Carlos e Chrono, obrigado pela resposta.

 

Tenho 2 anos de garantia, já cansei de ligar e explicar o problema. Eles afirmam que não é escopo da Dell esse tipo de problema. Ou seja, eles fizeram testes (um programa da Dell) que afirma que não há problema de hardware. Falaram que "esse notebook não é pra isso".

 

Eu tenho quase que certeza que utilizo da maneira correta. Entendo que não deve usar em cima da cama, sempre deixando livre a parte para o notebook respirar.

 

Estou quase indo no procon mesmo. Assim, eu sou designer e uso o notebook para trabalhar também, não tenho nenhum problema com isso. Mas assim, um notebook com Placa de Vídeo GeForce e eles alegam que não serve, de forma alguma, para jogar? Tenho amigos que possuem notebooks muito mais inferiores e jogam. 

 

De qualquer forma, vou instalar esse programa e testar.

 

Agradeço novamente a resposta. Qualquer novidade eu aviso e coloco como resolvido.

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos, obrigado pela resposta.

Tenho 2 anos de garantia, já cansei de ligar e explicar o problema. Eles afirmam que não é escopo da Dell esse tipo de problema. Ou seja, eles fizeram testes (um programa da Dell) que afirma que não há problema de hardware. Falaram que "esse notebook não é pra isso".

Estou quase indo no procon mesmo. Assim, eu sou designer e uso o notebook para trabalhar também, não tenho nenhum problema com isso. Mas assim, um notebook com Placa de Vídeo GeForce e eles alegam que não serve, de forma alguma, para jogar? Tenho amigos que possuem notebooks muito mais inferiores e jogam.

De qualquer forma, vou instalar esse programa e testar.

Agradeço novamente a resposta. Qualquer novidade eu aviso e coloco como resolvido.

Att

Kkkkkk essa Dell viaja, se você joga ou não problema é seu!

Sobre o note não ser projetado para tal feito nada te impede de jogar.

Eita cada um... Dell caindo no conceito.

Chrono Suporte TI

Há esqueci de mencionar, se precisar faço uma carta pra você assinada com meu cnpj e tudo mais afirmando que o que eles estão te falando não tem nexo, acho que pode te ajudar no Procon caso necessite do mesmo.

Odeio essas coisas na hora de vender muito rápido, pois venda essa *****.

Chrono Suporte TI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema semelhante a esse com outra GPU em um desktop, e a causa era que o cooler da GPU não estava rodando direito, o que provocava o aquecimento. Acredito que não seja esse o seu problema, mas a placa de vídeo pode estar sim aquecendo. Como o amigo acima já disse, monitore a temperatura antes de jogar e enquanto joga, veja se fica acima do normal para essa GPU. Se estiver mesmo aquecendo o problema pode ser, entre outros, sujeira como já foi dito também. Esse tipo de problema a Dell realmente não cobre, pois é devido ao uso e não um problema de fábrica, mas na minha opinião também acho que eles deveriam ao menos dar suporte para diagnosticar o problema.

 

Agora, só por curiosidade, em que configurações conseguiu rodar o Witcher 3? Tenho um note idêntico ao seu e gostaria de saber até onde vai o poder da 740M hahaha, até agora só testei com GTA V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema semelhante a esse com outra GPU em um desktop, e a causa era que o cooler da GPU não estava rodando direito, o que provocava o aquecimento. Acredito que não seja esse o seu problema, mas a placa de vídeo pode estar sim aquecendo. Como o amigo acima já disse, monitore a temperatura antes de jogar e enquanto joga, veja se fica acima do normal para essa GPU. Se estiver mesmo aquecendo o problema pode ser, entre outros, sujeira como já foi dito também. Esse tipo de problema a Dell realmente não cobre, pois é devido ao uso e não um problema de fábrica, mas na minha opinião também acho que eles deveriam ao menos dar suporte para diagnosticar o problema.

 

Agora, só por curiosidade, em que configurações conseguiu rodar o Witcher 3? Tenho um note idêntico ao seu e gostaria de saber até onde vai o poder da 740M hahaha, até agora só testei com GTA V.

 

Pode ser isso também. Problema é que está na garantia, não faço ideia de como levar em alguma assistência ou limpar sem perder a garantia de fábrica :/

 

Eu tava jogando na média-baixa, eu precisei mexer bastante nas opções até conseguir um FPS legal. As vezes ainda dava umas travadas, mas dava pra jogar tranquilo. Claro que o gráfico não ficou aquelas coisas, mas acredito que hoje deve tá ainda melhor. Witcher nunca rodou legal, mesmo o 2 que é bem mais leve ainda dava umas travadas.

 

Kkkkkk essa Dell viaja, se você joga ou não problema é seu!

Sobre o note não ser projetado para tal feito nada te impede de jogar.

Eita cada um... Dell caindo no conceito.

Chrono Suporte TI

Há esqueci de mencionar, se precisar faço uma carta pra você assinada com meu cnpj e tudo mais afirmando que o que eles estão te falando não tem nexo, acho que pode te ajudar no Procon caso necessite do mesmo.

Odeio essas coisas na hora de vender muito rápido, pois venda essa *****.

Chrono Suporte TI.

 

Pois é. Eu vou primeiro observar a temperatura da GPU e ver se o problema é de aquecimento mesmo. Mesmo assim, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser isso também. Problema é que está na garantia, não faço ideia de como levar em alguma assistência ou limpar sem perder a garantia de fábrica :/

Experimenta ligar para o suporte técnico da Dell e falar que seu aparelho apresentou problemas e você quer encaminhar para uma assistência técnica autorizada da Dell. Se você puder levar lá eles olham e você não perde a garantia.

 

 

Eu tava jogando na média-baixa, eu precisei mexer bastante nas opções até conseguir um FPS legal. As vezes ainda dava umas travadas, mas dava pra jogar tranquilo. Claro que o gráfico não ficou aquelas coisas, mas acredito que hoje deve tá ainda melhor. Witcher nunca rodou legal, mesmo o 2 que é bem mais leve ainda dava umas travadas.

Po, mas só de rodar Witcher 3 mesmo que no mínimo já é um feito pra um notebook. É um jogo pesado mesmo, e acho que mesmo em configurações baixas deve ser *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gente, usei o MSI Afterburn. A GPU chegou a 98ºC antes de travar. Porém, quando eu e o técnico da Dell fizemos o teste de estresse da GPU (pelo programa oficial deles), chegou também em 98ºC sem travar. O técnico disse que é normal e não apresentou nenhum problema de hardware. Sinceramente, eu não faço ideia de qual seja o problema. Já que alguns jogos travam e outros não. Por exemplo, quando eu jogo Dark Souls, ele nunca trava. Porém, se eu jogo League of Legends, ele trava (sendo que é um jogo bem mais leve).

 

Será que o problema é em outro hardware? 

 

@mmarsego

Vou fazer isso.

Sobre o Witcher 3: exatamente! E pior, nunca travou! Agora que to jogando jogos BEM mais leves que witcher 3, tá travando >: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim 98° é uma temperatura elevada. Meu Pc tanto o processador como a placa de video não passa dos 72°.

Essa foi a temperatura que a gpu chegou nos testes de estresse. Se jogando atingisse essa temperatura não ia ter nem como encostar no note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi a temperatura que a gpu chegou nos testes de estresse. Se jogando atingisse essa temperatura não ia ter nem como encostar no note.

 

Sim, eu usei o msi kombuster para fazer teste de estresse na minha maquina e tanto o processador como a placa de video não passaram de 72°C.

 

Opinião pessoal agora: qualquer coisa acima dos 80°C já é prejudicial para qualquer componente. Mesmo que as especificações digam que aguenta temperatura maior, isso não quer dizer q pode ser considerado normal. O ideal é que computadores ou notebook's devem ficar com temperaturas, quando em uso, de 40° a 70° C.

Eu sou daqueles que acham que notebook's não serve para Gamers, devido ao seu baixo poder de refrigeração. Se quer jogar compra um computador adequado para isso, notebook é mais para trabalho.

 

Meu irmão tinha um notebook super Top, que havia comprado pela internet. E esquentava demais também, ele adaptou um fan na saida de ar, quando ele ligava esse fan o processador diminuia 5°C a temperatura de forma quase que imediata. Mas mesmo assim, depois de varias vezes dar problema e ir para assistência. No meio dessas vezes ele quis vender mas pelo valor que ele tinha pago (R$ 2500,00) eu o alertei que não ia conseguir isso e para se livrar do notebook o quanto antes e pegar um computador, mas não me deu ouvidos. E na ultima vez q estragou, sendo que ele nem tava usando muito e nem jogando nada, a fabricante não fabricava mais a placa-mãe desse notebook, e como não tinha garantia não tinha mais o que fazer. Tirou o HD e as memorias ram e vendeu o resto por 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eduardo B Camargo Também acho que o aquecimento excessivo da gpu pode ter gerado problema. O estranho é travar em jogos mais leves e não em jogos mais pesados.

 

Tenho um vostro igual ao do @Matheus Esteves, até utilizava para jogos mas nunca por um longo período de tempo. Me arrependo um pouco de ter comprado ele porque sempre quis juntar portabilidade com games, e agora vejo que deveria ter comprado um com poder de processamento igual (ou até melhor) sem uma gpu por um preço menor, e com a diferença de preço poderia começar a montar um desktop (ainda pretendo, não quero deixar meus jogos da steam parados pra sempre hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estranho isso. Que tipo de travamento da? Trava e aparece algum erro, o jogo fecha, a tela congela, você consegue executar algum comando com o teclado (alt + tab)?

 

Ele simplesmente congela, e eu preciso reiniciar o PC na força.

 

Pra mim 98° é uma temperatura elevada. Meu Pc tanto o processador como a placa de video não passa dos 72°.

 

Eu também acho que é! Mas o cara da Dell não diz nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma monitorada na temperatura da gpu quando está jogando. Veja primeiro com um jogo pesado que não costuma travar, fique um tempo sem fazer nada monitorando a temperatura até ela baixar e estabilizar e depois compare com um jogo mais leve que trava geralmente. Não é possível que LoL esteja aquecendo mais que Witcher 3, mas faça só pra tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Pessoal, estou reativando o tópico porque estou com problema muito parecido. Tenho um notebook Dell i5 5437 com essa GeForce 740m, rodava de boa... Derramei um pouco de cerveja no teclado, e continuou funcionando, porém após uns 15 dias começou a apresentar esse travamento congelando a tela ao tentar rodar jogos. Estou procurando na internet mas não acho, é possível comprar outra placa para substituir caso seja problema de hardware? Ou o jeito é esquecer e ficar usando o note somente para acessar a internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipesvmartins para seu caso o melhor é fazer uma limpeza (isopropanol) para ver se resolve o problema. Porque apesar de ter GPU externa, ela é integrada a placa-mãe, então teria que trocar a placa-mãe se for o caso, o que pode inviabilizar por causa do custo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, dwatashi disse:

@Felipesvmartins para seu caso o melhor é fazer uma limpeza (isopropanol) para ver se resolve o problema. Porque apesar de ter GPU externa, ela é integrada a placa-mãe, então teria que trocar a placa-mãe se for o caso, o que pode inviabilizar por causa do custo.

 Entendo, muito obrigado. Deixei na assistência (fora da garantia) pro cara fazer uma manutenção quem sabe resolva. Aguardando postarei resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!