Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola amigos preciso de um recipiente que aqueça a ponto de esquentar agua ou um prato de comida por exemplo, é o seguinte estou penssando em usar uma peltier o lado que esquenta, minha pergunta é c eu nao resfriar a placa vou estraga-la ja que é mais usada para resfriar, (se é que me entendem) sera que conseguiria uns 70 ou 80 graus? isso derreteria plastico ou isopor? penssei em instala-la em um recipiente com uns 20 cm de diametro usado para manter alimentos quentes por um tempo, colocaria uma chapa de aluminio no fundo com a pelter fixada mas nao sei c isso aqueceria muito e como quero calor nao dificultaria o resfriamento do lado frio, bom outros projetos serao aceito desde q sejam em 12volts, ate mais.

• Coordenador
Postado
  Em 12/09/2015 às 00:15, lenoo disse:

ola amigos preciso de um recipiente que aqueça a ponto de esquentar agua ou um prato de comida por exemplo, é o seguinte estou penssando em usar uma peltier o lado que esquenta, minha pergunta é c eu nao resfriar a placa vou estraga-la ja que é mais usada para resfriar, (se é que me entendem) sera que conseguiria uns 70 ou 80 graus? isso derreteria plastico ou isopor? penssei em instala-la em um recipiente com uns 20 cm de diametro usado para manter alimentos quentes por um tempo, colocaria uma chapa de aluminio no fundo com a pelter fixada mas nao sei c isso aqueceria muito e como quero calor nao dificultaria o resfriamento do lado frio, bom outros projetos serao aceito desde q sejam em 12volts, ate mais.

Sua intenção não se "enquadra" bem com o que uma pastilha muito potente pode fornecer!

Existe outras formas mais eficientes de transferência de calor que a pastilha peltier, Além dos fornos de micro ondas, Pesquise mais sobre os fogões por indução magnética ou por indução térmica...

Abaixo segue dois sites a respeito....

http://www.guardanapodepapel.com/2014/10/fogao-por-inducao-o-que-e-como-funciona.html

http://www.zoom.com.br/fogao/deumzoom/diferenca-cooktop-eletrico-cooktop-por-inducao

Espero que te ajude!...

Aguarde outras dicas...

Postado

@Bcpetronzio, o fogão por indução é incrível. Não conhecia este tipo de equipamento. Fantástico.

@lenoo, dá para construir uma resistência de fio, bem simples. Mas uma coisa bem pratica, fácil e simples de montar, é pegar um ferro de passar roupas e adaptar. O ruim é que não tem na tensão desejada (12 V). De qualquer forma, acesse o link e verifique. Poste suas dúvidas.

• Coordenador
Postado

Sim colega @Dom Bonilla! Não pensei na questão dos 12V!!!!

Mas mesmo que a intenção seja um acampamento cujo os recursos seria só baterias, Acredito que um bom inversor 12V/110 ou 220V  seria mais eficiente na alimentação dessa tecnologia que uma pastilha de 90W ou 250W (nem sei se existe!) com efeito peltier...

Essas pastilhas tem muito uso/eficiência em equipamentos de laboratórios de análise molecular, que precisam de uma rápida variação de temperatura (ambientes pequenos e controlados), coisa de no máximo 10 cm (largura) X 2 cm (altura), quando foge disso, o uso fica bem restrito....

Usam em resfriamento de bebedouros, adegas de vinho e outros, mas nesses casos, são ações lentas e somente de resfriamento..., para uso de aquecimento, eu ainda não vi fora de equipamentos de laboratórios!...

Não que não possam ser usadas! Vá que alguém monte uma encubadora de ovos com aquecimento com pastilhas peltier?...

Só não sei como manter "aquecida" a face gelada da pastilha!...

Mas existe essa possibilidade!... :confused:

PS: Colegas, Agudem ai!...

• Membro VIP
Postado

ok bc só porque você pediu...

Na minha concepção, peltier é feita pra esfriar (retirar o calor). E esquentar é apenas seu  'subproduto'. Pra isso você tem as resistências. Uma alternativa à elas são lâmpadas. P.ex. as de farol 12V de 100W geram um bom calor além da luz. você pode concentra-lo debaixo da sua marmita pra mantê-la quente ou até mesmo para aquecê-la. Pro calor não escapar pelas laterais, uma alternativa é coloca-las sob uma outra marmita de cabeça pra baixo. Também pode pintar de preto. Use de alguma criatividade.

Há alguns meses quase comprei um fogão de indução. O problema, o consumo, o dinheiro

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!