Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera! Sou novo no fórum, mas acompanho vocês desde 2011. 

Gostaria de saber a recomendação de uma VGA, minha boa e velha de guerra HD4870 finalmente abriu o bico :/

Estou em dúvida sobre três placas de vídeo:
GTX 960 2GB - Aprx. R$ 1000
R9 280x VaporX 3GB - Aprox. R$ 1300
GTX 970 4GB PNY - Aprox. R$ 1600

Obviamente os preços são bem diferentes, a questão é: Minha fonte Corsair CX500 Bronze aguenta e qual VGA vale mais pelo preço (sei que o dólar não ajuda). 

GTX 960: É de longe a mais barata. Li que é excelente em consumo mas dizem que, por ser 128 bits e 2GB, ela não aguenta muito bem os jogos atuais. É verdade?

R9 280x: Parece excelente pelas specs, mas parece consumir demais, minha fonte aguentaria? Ela é muito superior a GTX 960?
GTX 970: Parece ser o crème de la crème das VGA atuais por ter uma boa eficiência energética, mas é MUITO cara, eu poderia comprar se ficar mais tempo com o PC na onboard (talvez esperar pela black friday, quem sabe). Ela vale o preço e minha fonte aguentaria? 

Não penso em trocar minha fonte, ela é nova (comprei sem pesquisar os novos consumos das VGAs atuais), então se eu for pegar uma, espero não ter que gastar com uma nova fonte. E penso em comprar um HD de 1TB da Seagate, não sei se isso afetaria muito o consumo. Não penso em hipótese alguma fazer overclock, tenho medo de arriscar e meu processador é bloqueado.

O resto da minha configuração:
Asus B85m-e
i5 4440 Coolerbox
8GB DDR3 1866@1600Mhz (infelizmente minha mobo não suporta o clock original e tive que reduzir na BIOS)
500GB 7200rpm
Corsair 500W Bronze
Gravador de DVD/CD
3 fans de 120 mm

Um bônus para quem se alguém sabe me dizer se alguma das VGAs citadas é barulhenta, nunca soube que um PC podia ser tão quieto quando tirei minha antiga Radeon.  :wub: 

Obrigado!

Postado

Fonte, você tem de sobra, pode relaxar.

Quanto a placa de vídeo... bem, comecemos pelo preço. Você está olhando nos lugares errados.

1. A r9 280x, por exemplo, você pega na Kabum por 1048,00 R$ ou na Megamamute por 1024,00 R$, não invente de querer pagar 1300 R$ que NÃO VALE A PENA. Em questão de desempenho, ela é cerca de 8% melhor que a Gtx 960, custando basicamente a mesma coisa.
  2. Quanto à Gtx 970... é uma outra liga de desempenho. Se puder pagar, vai ser bem superior às outras placas. Só esteja pronto para o barulho, vai ser bem pior do que as outras duas.

Sinceramente, eu iria atrás de uma Gtx 970 usada, enquanto a placa ainda é "nova": qualquer Gtx 970 tem NO MÁXIMO 1 ano de uso, a maioria com certeza terá bem menos. Vai sair mais barato, e com cooler melhor que o da PNY. Mas ai é com você.
Postado

@RenatoAkira

Sua fonte atende a qualquer uma delas.

O preço reflete o desempenho delas.

Se puder, pegue a GTX 970 ou R9 390.

Verdade! Eu tinha me esquecido das R9 3xx, pelo preço, só consigo pegar a R9 380. Será que é boa?

Fonte, você tem de sobra, pode relaxar.

Quanto a placa de vídeo... bem, comecemos pelo preço. Você está olhando nos lugares errados.

1. A r9 280x, por exemplo, você pega na Kabum por 1048,00 R$ ou na Megamamute por 1024,00 R$, não invente de querer pagar 1300 R$ que NÃO VALE A PENA. Em questão de desempenho, ela é cerca de 8% melhor que a Gtx 960, custando basicamente a mesma coisa.
  2. Quanto à Gtx 970... é uma outra liga de desempenho. Se puder pagar, vai ser bem superior às outras placas. Só esteja pronto para o barulho, vai ser bem pior do que as outras duas.

Sinceramente, eu iria atrás de uma Gtx 970 usada, enquanto a placa ainda é "nova": qualquer Gtx 970 tem NO MÁXIMO 1 ano de uso, a maioria com certeza terá bem menos. Vai sair mais barato, e com cooler melhor que o da PNY. Mas ai é com você.

Pior que eu tinha pegado o primeiro resultado da R9 280x da Kabum para referencia de preço, enganado pelo Google... :/ bom saber que ela é bem mais barata do que eu pensava. Meu maior medo era minha fonte não dar conta da 280x em full load e ter que pegar outra fonte pra aguentar a config.

Jurava que a Gtx 970 seria mais quieta que a 280x, por ser mais fria e consumir menos. Esta versão da PNY é ruim?

Tinha me esquecido da opção de usados. Obrigado mesmo pelas dicas, vou dar uma pesquisada na seção de usados! 

Obrigado pelas dicas, pessoal. Se alguém tiver mais, estou aceitando.

Postado

Verdade! Eu tinha me esquecido das R9 3xx, pelo preço, só consigo pegar a R9 380. Será que é boa?

Pior que eu tinha pegado o primeiro resultado da R9 280x da Kabum para referencia de preço, enganado pelo Google... :/ bom saber que ela é bem mais barata do que eu pensava. Meu maior medo era minha fonte não dar conta da 280x em full load e ter que pegar outra fonte pra aguentar a config.

Jurava que a Gtx 970 seria mais quieta que a 280x, por ser mais fria e consumir menos. Esta versão da PNY é ruim?

Tinha me esquecido da opção de usados. Obrigado mesmo pelas dicas, vou dar uma pesquisada na seção de usados! 

Obrigado pelas dicas, pessoal. Se alguém tiver mais, estou aceitando.

A r9 380 é pior que a 280x, evite-a.

Outra coisa, no geral, o que você falou sobre a 970 VS 280x até é verdade. Só que pelo fato do modelo da PNY ser blower, a parte do "silêncio" e "temperatura" vão pro brejo..... Comparando com uma 970 com cooler open, AI você tem mais razão.

Postado

A r9 380 é pior que a 280x, evite-a.

Outra coisa, no geral, o que você falou sobre a 970 VS 280x até é verdade. Só que pelo fato do modelo da PNY ser blower, a parte do "silêncio" e "temperatura" vão pro brejo..... Comparando com uma 970 com cooler open, AI você tem mais razão.

Pois é, tava vendo a 380 em alguns vídeos e realmente vai ser descartada. :/

Agora que vi que o sistema de refrigeração era diferente. Enquanto pesquisava sobre GTX 970 agora, achei uma versão Mini que parece ser um bom custo/benefício, estou muito tentado em comprar ela agora. Parece ser uma das mais baratas da kabum. A mão de comprar chega a tremer.

Obrigado de novo pela resposta.

Postado

A emissão de ruído depende entre outras coisas do modelo escolhido, você optou por uma versão baseada no projeto de referência da Nvidia, essas placas operam em uma faixa de temperatura de 80C.

A versão da PNY não é necessariamente ruin, para um gamer que não dá atenção ao nível de ruído ou opta por jogar com fone de ouvido pode não ser um problema relevante.

Uma GTX 970 com sistema proprietário de refrigeração funciona com menor temperatura, as soluções mais robustas conseguem operar com 65C-67C, a Gigabyte fez um excelente trabalho na sua GTX 970 mini ITX, mesmo não possuindo um dissipador grande a placa consegue se manter nos 70C.

2h2i5wp.jpg

No lado da Nvidia nós temos algumas fabricantes/partners que estão um "degrau" acima das demais: ASUS, MSI, Galax, EVGA e Gigabyte.

• Curtir 1
Postado

A GTX 970 Mini-ITX é muito boa, aí vai um review dela.

http://www.guru3d.com/articles-pages/gigabyte-geforce-gtx-970-oc-mini-itx-review,1.html

Muito boa a review, bom saber que ela consegue manter o nível baixo de ruído em idle e não chega a ser assustadora em full, aparentemente ela só sofre um pouco com altas temperaturas. Alguns usários do Newegg parecem ter alguns bugs também. Mas em geral, gostei muito da placa.

A emissão de ruído depende entre outras coisas do modelo escolhido, você optou por uma versão baseada no projeto de referência da Nvidia, essas placas operam em uma faixa de temperatura de 80C.

A versão da PNY não é necessariamente ruin, para um gamer que não dá atenção ao nível de ruído ou opta por jogar com fone de ouvido pode não ser um problema relevante.

Uma GTX 970 com sistema proprietário de refrigeração funciona com menor temperatura, as soluções mais robustas conseguem operar com 65C-67C, a Gigabyte fez um excelente trabalho na sua GTX 970 mini ITX, mesmo não possuindo um dissipador grande a placa consegue se manter nos 70C.

2h2i5wp.jpg

No lado da Nvidia nós temos algumas fabricantes/partners que estão um "degrau" acima das demais: ASUS, MSI, Galax, EVGA e Gigabyte.

Gostei muito mesmo da Mini, acho que vou acabar pegando ela.

Obrigado pela explicação dos fans, tenho que admitir que não fazia ideia da diferença entre um blower e um open air. 

Porém, achei versões com tamanho padrão com preço pouco acima da Mini e clock ligeiramente superior.

Por mais 100 reais, achei uma da MSI na Pichau e por mais 200 outra da Gigabyte, mas com 3 fans. 

Dependendo da diferença de temperaturas, acho que a MSI pode ser uma boa. Certo?

Postado

Muito boa a review, bom saber que ela consegue manter o nível baixo de ruído em idle e não chega a ser assustadora em full, aparentemente ela só sofre um pouco com altas temperaturas. Alguns usários do Newegg parecem ter alguns bugs também. Mas em geral, gostei muito da placa.

Gostei muito mesmo da Mini, acho que vou acabar pegando ela.

Obrigado pela explicação dos fans, tenho que admitir que não fazia ideia da diferença entre um blower e um open air. 

Porém, achei versões com tamanho padrão com preço pouco acima da Mini e clock ligeiramente superior.

Por mais 100 reais, achei uma da MSI na Pichau e por mais 200 outra da Gigabyte, mas com 3 fans. 

Dependendo da diferença de temperaturas, acho que a MSI pode ser uma boa. Certo?

Eu realmente não aconselho a mini, o potencial de OC dela é muito limitado, perto das outras placas. Embora se ela for a única que você consiga pagar, também não tem "problema" em ir com ela.

Essa da MSI, em particular, não presta. Tem problemas no sistema de distribuição elétrica, e por isso tem desempenho reduzido. A versão Gaming 4g é excelente, e na minha opinião a "melhor", considerando um balanço das coisas que oferece. Mas, como eu falei, esse modelo em particular da MSI, conheido pelos nomes de "Tiger", "Armor" ou "4gd5t OC", é furada, fuja dele!

O modelo da gigabyte é bom, nada a reclamar do meu. Só é gigantesco, e pode não caber no seu gabinete. Também não é exatamente a coisa mais silenciosa de todas, os outros modelos são mais. Mas é um dos modelos mais frios de todos. Fosse ainda 1250 R$ (#Black Friday passada), eu recomendaria com toda certeza. Mas 1700.... eu consigo até sentir o cheiro do sal......

Eu continuo mantendo minha opinião, pegue algo como essa aqui que vai ser melhor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702681541-evga-gtx-970-sc-acx20-4gb-nota-fiscal-e-garantia-p4-2977-kr-_JM

• Curtir 1
Postado

Eu realmente não aconselho a mini, o potencial de OC dela é muito limitado, perto das outras placas. Embora se ela for a única que você consiga pagar, também não tem "problema" em ir com ela.

Essa da MSI, em particular, não presta. Tem problemas no sistema de distribuição elétrica, e por isso tem desempenho reduzido. A versão Gaming 4g é excelente, e na minha opinião a "melhor", considerando um balanço das coisas que oferece. Mas, como eu falei, esse modelo em particular da MSI, conheido pelos nomes de "Tiger", "Armor" ou "4gd5t OC", é furada, fuja dele!

O modelo da gigabyte é bom, nada a reclamar do meu. Só é gigantesco, e pode não caber no seu gabinete. Também não é exatamente a coisa mais silenciosa de todas, os outros modelos são mais. Mas é um dos modelos mais frios de todos. Fosse ainda 1250 R$ (#Black Friday passada), eu recomendaria com toda certeza. Mas 1700.... eu consigo até sentir o cheiro do sal......

Eu continuo mantendo minha opinião, pegue algo como essa aqui que vai ser melhor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702681541-evga-gtx-970-sc-acx20-4gb-nota-fiscal-e-garantia-p4-2977-kr-_JM

Aí meu coração. Não achei um anuncio bom como esse no ML quando procurei hoje e... me desculpem, pessoal, acabei comprando uma pouco antes de ler essa última resposta.  :( 

Acabei comprando uma G1 Gaming por 1700,00 na Formigari por boleto. Sei que foi caro e sei que disse que eu deveria ter esperado alguma black friday, mas ouvi falar bem dela e não resisti. Maldita falta do que fazer em um domingo.

Uma boa?  :confused:

Postado

Aí meu coração. Não achei um anuncio bom como esse no ML quando procurei hoje e... me desculpem, pessoal, acabei comprando uma pouco antes de ler essa última resposta.  :( 

Acabei comprando uma G1 Gaming por 1700,00 na Formigari por boleto. Sei que foi caro e sei que disse que eu deveria ter esperado alguma black friday, mas ouvi falar bem dela e não resisti. Maldita falta do que fazer em um domingo.

Uma boa?  :confused:

Até que 1700 R$ pelo modelo G1 não é tão caro assim. De fato, é um dos modelos mais top, a qualidade é excelente. Particularmente, eu não acho que valha a pena pagar tudo isso frente ao anuncio que eu recomendei, mas com certeza não foi uma má escolha, você não vai se arrepender.

Essa 970 do anúncio do ML é um bom modelo?

Por R$ 1300...vale a pena?

Valeu!

Que anúncio é esse? 1300 R$ por uma 970 soa meio suspeito... pode passar o link?

• Curtir 1
Postado

Até que 1700 R$ pelo modelo G1 não é tão caro assim. De fato, é um dos modelos mais top, a qualidade é excelente. Particularmente, eu não acho que valha a pena pagar tudo isso frente ao anuncio que eu recomendei, mas com certeza não foi uma má escolha, você não vai se arrepender.

Que anúncio é esse? 1300 R$ por uma 970 soa meio suspeito... pode passar o link?

O do anúncio está em um preço sensacional, eu devia ter me esforçado mais procurando no ML. Fiquei no OLX e não tinha achado nada. Mas agora o boleto já está pago, já estou me acostumando com a facada e em cinco dias chega a VGA  :wub: 

Enfim, MUITO obrigado mesmo a todos que me responderam. Esse fórum serviu de base pra praticamente toda minha configuração atual (e parcialmente para minha ex configuração, de um II X4 945), principalmente agora, me ajudaram MUITO na decisão da VGA.

Se os admins sentirem necessidade de encerrar o tópico, podem encerrar.

Postado

@RenatoAkira

Você pagou um pouco mais, mas pegou o filet mignon!

Antes de apagarem o tópico, deixa eu tirar a dúvida sobre essa 970 do ML. É para economizar espaço e tópico no fórum! rs

A placa está aqui do lado...daria para eu ir na casa do cara hoje e pegar. rs

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

@RenatoAkira

Você pagou um pouco mais, mas pegou o filet mignon!

Antes de apagarem o tópico, deixa eu tirar a dúvida sobre essa 970 do ML. É para economizar espaço e tópico no fórum! rs

A placa está aqui do lado...daria para eu ir na casa do cara hoje e pegar. rs

Obrigado!

Por tudo que disseram no tópico, acho que essa placa vale muito a pena. Está bem barata mesmo. Quem dera eu tivesse visto esse anúncio antes. A família da minha namorada mora por Atibaia, ia ser fácil pegar essa placa também.

Se eu fosse você, iria sem medo nela.

Postado

Pois é...

Eu ainda não me decidi por uma VGA pelo simples fato de não ser um "hard gamer".

Jogo coisas antigas, como Civilization V, Age of Empires...

A coisa mais moderna que jogo é Street Fighter, Mortal Kombat...

Não curto FPS (até tenho problema com esse tipo de jogo em primeira pessoa...)...

Acredito que uma 960 já estaria mais que suficiente para meu uso, mas, essa 970 por um bom preço, compensa tudo.

Postado

Pois é...

Eu ainda não me decidi por uma VGA pelo simples fato de não ser um "hard gamer".

Jogo coisas antigas, como Civilization V, Age of Empires...

A coisa mais moderna que jogo é Street Fighter, Mortal Kombat...

Não curto FPS (até tenho problema com esse tipo de jogo em primeira pessoa...)...

Acredito que uma 960 já estaria mais que suficiente para meu uso, mas, essa 970 por um bom preço, compensa tudo.

Olha, a vantagem de uma 970 é que, se você só joga jogo "fanta" (no sentido gráfico), uma Gtx 970 vai durar pra sempre. Com a diferença de que se você quiser jogar algo mais pesado, digamos, lançou um jogo que você ficou super a fim, ou então você pegou algo emprestado de um amigo seu via Steam, a Gtx 970 vai permitir aproveitar o jogo em todo o seu potencial.

Eu acho que é bem mais fácil (e doloroso) se arrepender de ter pegado a 960 ao em vez da 970, do que o contrário. Mas só quem pode decidir isso é você.

Postado

@Imakuni

Concordo com seu raciocínio. Para o que costumo jogar, até o vídeo onboard manda bem, com uma 970, vai sobrar muito.

Um ou outro jogo vai usar algo do potencial...

O problema é que acabaram de "ferrar" o anúncio...

Um cara ofereceu o preço quase integral da placa...em 2x! Ao invés de comprar na Pichau em 10x...rs

É assim...tem sempre alguém mais desesperado. rs

Vamos ver o desenrolar...se der certo, eu abraço! rs

De qualquer forma, valeu pela ajuda!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...