Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena começar na área eletrónica sem um curso?


Jetta68
Ir à solução Resolvido por Jetta68,

Posts recomendados

Sei que este tema já tem algumas barbas brancas, mas mesmo assim venho pedir alguma ajuda.

 

1º Vale a pena começar na área eletrónica sem um curso?

 

2º Se sim, existem alguns online free?

 

O que pretendo não é ser barra em eletrónica, mas sim ter algum conhecimento, estou a formar uma base de dados, e gostava de começar pelos símbolos elétricos ou eletrónicos.

 

Se alguém tiver paciência e me facultar imagens dos símbolos com o respetivo nome, fico agradecido.

 

Também imagens ou símbolos de condensadores, mosfets, diodos, bobines, etc.

 

Tenho alguma facilidade em arranjar esquemas de Motherbords, só que não consigo interpretar.

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que este tema já tem algumas barbas brancas, mas mesmo assim venho pedir alguma ajuda.

1º Vale a pena começar na área eletrónica sem um curso?

2º Se sim, existem alguns online free?

O que pretendo não é ser barra em eletrónica, mas sim ter algum conhecimento, estou a formar uma base de dados, e gostava de começar pelos símbolos elétricos ou eletrónicos.

Se alguém tiver paciência e me facultar imagens dos símbolos com o respetivo nome, fico agradecido.

Também imagens ou símbolos de condensadores, mosfets, diodos, bobines, etc.

Tenho alguma facilidade em arranjar esquemas de Motherbords, só que não consigo interpretar.

Obrigado

Motherboards? E nunca vai se nao fizer algum curso de nivel o suficiente... Interpretar simbolos de componentes e ligacoes é uma coisa, agora analisar o esquema ja e outra... No caso da motherboard, analisar, duvido ate dos engenheiros recem formados...

Na eletronica, você precisa de um estudo muito bom, e ser muito bom também, você vai depender de duas coisas, do estudo e de você...

É sempre bom fazer um curso/faculdade! E depois você caminha só

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro que comeces com circuitos eletricos por serem de mais fácil compreensão. P.ex. interruptor, tomada, lâmpada e afins. (a propósito este foi meu primeiro contato com este mundo há algumas décadas atrás ainda em tenra idade). Uma analogia introdutória meia boca para portas lógicas: interruptores em série=porta AND, em paralelo=porta OR, threeyway=EXCLUSIVE OR. Entender suas conexões e como operam é relativamente fácil (se comparado com uma mother board) Depois veja alguns diodos, resitores e seu símbolos e funções. Simbolos: ninguém melhor do que o google imagens.
 

Motherboard vai te ajudar muito pouco nesta fase. Ela pode até ter alguns circuitos com resistores, capacitores, transistores, bobinas e etc mas pouco com relação as quase literais caixas pretas que a compõe. Já uma fonte tem mais coisa "visível" pra você se aventurar bem como um esquema de um amplificador transistorizado quaqluer. Estes sim: um bom começo (depois da introdução aos símbolos, claro)

 

E claro, com algum conhecimento prévio você pode se dar bem em qualquer curso que fizer

hell coming... ops! well come kk


um bom inglês é sempre "bem vindo" (!?!... msg subliminar kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bommm  eu comece nem nada... mas comprava todas as revistas..

...O que vale é o INTERESSE.

Amigo, vai em frente sem se preocupar com diplomas.

Quando ele vier, você está na frente.

Eu também comecei assim.

Mas pense no saco de assistir uma aula teórica em que você já sabe tudo que estão explicando...

Deu azar de um professor me perguntar se eu sabia como funcionava um toca discos (naquela época era o que se usava para ouvir música, além dos K7), aí eu dei uma aula com detalhes na parte de áudio...

Depois ele me perguntou o que eu estava fazendo naquele ano, deveria estar no último.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro, obrigado pelas respostas.

Tirar um curso está fora de questão, a não ser que seja online e gratuito.

 

Já comecei a montar uma base de dados. 

Para começar estou a criar no Word, foto do componente, nome, designação do objeto, e símbolo.

Já tinha um pouco, mesmo pouco conhecimento de algumas situações tais como substituir, Jack Power, condensadores de tântalo, Nec Tokin, agora o que pretendia era saber ler esquemas para assim saber qual/quais os componentes avariados.

 

Obrigado, qualquer ajuda que possa vir é bem vinda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que está a criar no word, prefira também em seguida aplicativos cads especializados em electronica. De quebra, vai se familiarizando com eles. Existem vários dos quais destaco proteus, eagle, p-cad, altium... Alguns gratuitos, outros, nem tanto.

 

base de dados com foto: Me fez lembrar este off topic (sr moderador, pode apagar mas este é o preço que cobro, lembra?) ... certa feita pensei em tirar fotos de plantas medicinais que tenho no quintal e eventualmente da minha região, escrever pra que serve, algum nome, como preparar e tal. E gravar pra posteridade. Tais preciosas informações iria conseguir com minha mãe. Fui protelando.... As plantas ainda estão lá mas não vou conseguir mais as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que maneiro Isadora Ferraz  não sabia que entendia de plantas  também  fala  aqui pra mim  o que é bom pra pedra no rins ? sem querer tirar o foco  do  fórum  cara  estou com uma pedra  do tamanho de um capacitor eletrolítico de 50v /22mf talvez  você saiba de um chá  ou coisa parecida que não seja per-cloreto rsrs

"momento descontração " mas é serio mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

[offtopic on]
Realmente é coisa séria. Falando em sério...você pode não acreditar mas hoje de manhã arranquei uma erva destas dum saquinho que planto sementes. É sério!! Memorizei algumas poucas plantas medicinais, entre elas esta "sua".
quebra-pedra.jpg
http://copodesaude.com.br/2013/09/cha-quebra-pedra-limpeza-rins/
Agora vejo que a net confirma.

 

Seu capacitor tá 1/2 grande hein.. 22000uF/50V !!

Free-shipping-50V-22000UF-35-60-Aluminum

Um pouco difícil de 'descarregar' (aff fraquinha). (Querido autor do tópico, a foto acima que parece dinamite é um capacitor ou condensador para ti que explode literalmente se aplicar tensão maior que 50V e se ligar Vdc invertida. Pelo menos não ficou 100% offtopic)

 

No seu caso uma micro cirurgia pode resolver com + eficácia. Eles quebram a pedra com laser ou ultrassom (ou os 2 não lembro). Minha mãe foi submetida à ela com quase 80 anos e não teve nenhuma sequela.

As demais plantas que tenho por perto são as fáceis de lembrar... erva doce, hortelã, capim cidreira, carqueja (diabetes ... eu tomo) e muitas outras que, como disse, o conhecimento partiu com minha mãe
Planos para o futuro é fazer uma pesquisa das plantas locais e disponibilizar pros amigos locais no fb ou até mesmo nos bares da vida. Ou algum trabalho de escola pra minha filha e afins. Pode não ser totalmente inútil
[offtopic off]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom  vou tomar  porém  eu tinha feito uma tumor grafia e na tumor grafia diz o grau de dureza o qual  esta em 1100uh  se fosse menor que 700 daria para operar  com laser   mais tenho fé e acredito  muito  em alguma porção tipo essa  para tentar   dissolve-la  ou então terei q me submeter a uma manutenção em smd rsrsrs  segui o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jetta68,

O verdadeiro tesouro de conhecimento não é saber qual componente está avariado, e sim o PORQUÊ que esse componente acabou avariado !

Muitas vezes, voce não consegue ver a avaria apenas olhando; e é nessa hora que vem o verdadeiro "saber" : tem de fazer medições para descobrir a avaria, e além disso verificar se além desse componente avariado não existe algum outro que esteja causando a avaria !

Claro que isso vem com o tempo, com a experiência adquirida, e depende muito mais de sua vontade do que da vontade de algum professor ou escola !

Eu sempre incentivo que voce mesmo faça o seu aprendizado, através de algumas montagens mais simples, as quais vão te dar muita alegria e fazer acordar aquele "bichinho curioso" que existe em todos nós, e assim voce vai buscar cada vez mais o conhecimento.

Uma coisa que é muito importante para isto se tornar realidade é saber ler bem a lingua Inglesa. Existe muito mais tutoriais e cursos online sobre eletrônica do que voce vai aprender em qualquer escola.

Vá em frente, e tenha certeza de que vai se surpreender !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem basicamente dois padrões de símbolos de circuitos: o americano, que contém os símbolos clássicos como o do resistor em zig-zag, e o europeu, que atualmente é o internacional e contém símbolos mais incomuns como o do resistor em retângulo. É importante observar isso também pelo fato de alguns símbolos comuns não serem oficiais, não estando incluídos em nenhuma norma F5Rua4D.gif.

 

 

 

Quanto ao curso online, não conheço nenhum grátis. Porém, há cursos bem acessíveis de apenas algumas semanas ou meses, incluindo cursos com certificação.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Mais uma vez obrigado pelas respostas. Incluindo a das ervas medicinais :XD 

 

Cheguei há conclusão de que todos tem a sua opinião própria.

 

Estou aprendendo alguma coisa de dia para dia em especial neste forum : http://www.electronica-pt.com/manual-electronica

 

Obrigado um abraço para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!