Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Soma de Variaveis


Ir à solução Resolvido por Fabio Gomes_767203,

Posts recomendados

Estou aprendendo a programar em C, e estou tendo problemas com o seguinte algorítimo que teoricamente é simples:

 

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <conio.h>int main(void){      int nota1= 0,nota2 = 0,nota3 = 0;  float resultado= 0;      printf("Digite nome: ");  scanf("%d", &nota1);    printf("Digite a primerira nota: ");  scanf("%d", &nota2);    printf("Digite a primerira nota: ");  scanf("%d", &nota3);      resultado = (nota1+nota2+nota3)/3;      printf("O resultado é: %f",&resultado);    getch();   return 0;}
Quando executo ele e entro com os valores nota1 = 3, nota2 = 3, nota3 = 3 ,  o resultado deveria ser 3, mas o resultado esta sendo -1.#QNA0. E  quando dou printf de alguma variável na tela não me retorna o valor de entrada.
 
O que estou fazendo de errado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resultado = (nota1+nota2+nota3)/3;
 

você esta somando e dividindo inteiros, nisso ocorre perdida de valor, pense nisso, você soma int+int+int e divide por int, isso faz que perca tudo o que esta ao lado direito de ponto. Solução é trabalhar com flotantes ou forçar converçoes pondo (float) adiante de todos o alguns valores.
 

pode ser:   resultado = (nota1+nota2+nota3)/(float)3; Si nao der certo ponha mas () como   resultado = ( ((float)nota1+nota2)+(float)nota3)/(float)3. O correto seria :   resultado = ((float)nota1+(float)nota2+(float)nota3)/(float)3;

 

Ao se tratar de notas acho que você deveria ter nota1, 2 e 3 como float na declaração. Você já escutou na escola sobre "Não devemos somar laranjas com pêras"? >_<
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vagodp o que você falou faz sentido no sql eu tenho esta situação, tenho que tomar cuidado com a divisão de inteiros se o meu resultado é um double/float.

 

 

Mas no caso que abri o tópico já descobri o meu erro, que foi o utilizar o "&" junto ao nome da variável pelo que descobri ele só pode ser utilizado para atribuição de valor na variavel, como eu etava passando ele no printf estava trazendo a posição de memória da variável :rolleyes: , tenho muito que aprender ainda, rsrs 

 

 

Mas Obrigado pela atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão. Não vi essa parte, vi um outro erro e me distrai. Isso que da não executar o código. XD

 

efetivamente "&" o que faz é dizer em que parte da memoria esta alojado, por isso se usa no scanf, porque scanf quer saber a direção de memoria, e não o nome da variável, scanf entrega la na memoria o que for lido por teclado e armazenado no buffer de entrada, isso nos confunde un pouco a la hora de usar printf porque é possível que nos de aquela duvida de por ou não por, o processo é mais ou menos esse: teclado->buffer->scanf->&variavel.

Perdão por não ver isso. Me alegro muito que você tenha encontrado a resposta por você, nós programadores não podemos depender de outros para tudo, em todo minha vida de aprendizagem(mais de 3 anos) poucas vezes eu recorri a fóruns, acho que da para contar nos dedos as vezes que busquei ajuda em algum fórum, pois tenha certeza que alguém já teve essa duvida antes de você em algum fórum, na maioria das vezes com uma busca bem feita no google, ele nos retorna una solução a medida do nosso problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!