Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Soma de Variaveis


Ir à solução Resolvido por Fabio Gomes_767203,

Posts recomendados

Estou aprendendo a programar em C, e estou tendo problemas com o seguinte algorítimo que teoricamente é simples:

 

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <conio.h>int main(void){      int nota1= 0,nota2 = 0,nota3 = 0;  float resultado= 0;      printf("Digite nome: ");  scanf("%d", &nota1);    printf("Digite a primerira nota: ");  scanf("%d", &nota2);    printf("Digite a primerira nota: ");  scanf("%d", &nota3);      resultado = (nota1+nota2+nota3)/3;      printf("O resultado é: %f",&resultado);    getch();   return 0;}
Quando executo ele e entro com os valores nota1 = 3, nota2 = 3, nota3 = 3 ,  o resultado deveria ser 3, mas o resultado esta sendo -1.#QNA0. E  quando dou printf de alguma variável na tela não me retorna o valor de entrada.
 
O que estou fazendo de errado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resultado = (nota1+nota2+nota3)/3;
 

você esta somando e dividindo inteiros, nisso ocorre perdida de valor, pense nisso, você soma int+int+int e divide por int, isso faz que perca tudo o que esta ao lado direito de ponto. Solução é trabalhar com flotantes ou forçar converçoes pondo (float) adiante de todos o alguns valores.
 

pode ser:   resultado = (nota1+nota2+nota3)/(float)3; Si nao der certo ponha mas () como   resultado = ( ((float)nota1+nota2)+(float)nota3)/(float)3. O correto seria :   resultado = ((float)nota1+(float)nota2+(float)nota3)/(float)3;

 

Ao se tratar de notas acho que você deveria ter nota1, 2 e 3 como float na declaração. Você já escutou na escola sobre "Não devemos somar laranjas com pêras"? >_<
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vagodp o que você falou faz sentido no sql eu tenho esta situação, tenho que tomar cuidado com a divisão de inteiros se o meu resultado é um double/float.