Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

IDE Atom está compilando em 40 segundos e fazendo upload em 80 segundos.

@lucianolcoa  A do Atom tem esse recurso de autocompletar, desde que instalado à parte. Dentre as vantagens  de eu ter migrado estão:

1-Compilação/Upload muito rápidos.

2-Antes eu usava o Notepad++ para editar os arquivos .html e a IDE do Arduíno para editar/compilar/upload para a programação do ESP, agora, faço tudo na mesma IDE(Atom).

3-Agora consigo navegar no código com mais facilidade, seja pela citação da numeração, seja pela busca pela palavra.

Tem mais um caminhão de recursos que nem faço ideia pra que serve.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, consegui montar meu produto final, logico com a ajuda de todos vocês... Uma mensão especial a Vinicius Kruz, Papibakigrafo e Aphawk que foram alem das dicas e mostraram exemplos de códigos para fazer o balaco-baco funcionar. 

Não sei se aqui é o lugar certo para fazer este tipo de pergunta. Mas vejo que so posso recorrer a vocês.

Tipo, um aparelho de 4 acionamentos, tanto virtuais como fisicos, comando de voz configurável, ip configurável, senha de proteção as configurações e aplicativo com comando de voz . Este aparelho valeria em média quanto no mercado?

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Este aparelho valeria em média quanto no mercado?

Aí já depende do nicho, da necessidade, da oferta e principalmente do interesse de quem vai precisar disso. Se isso for pra controlar uma lâmpada por exemplo, acredito que uns 50 conto, mas se for pra controlar um processo industrial pode custar 5 mil. 

Postado

@lucianolcoa eu também estou nessa duvida! Aliás, outras dúvidas que me ocorreram que ainda não resolvi. Eu penso no seguinte: você tem que colocar um valor para o seu trabalho, valorizando-o. Mas hoje em dia, como vivemos numa crise, dificilmente alguém irá pagar mais de 500,00 para "ligar e desligar lâmpada pelo celular". Falo isso pois já me perguntaram o que de "mais" fazia "esse aparelho". Na minha opinião, usando 4 reles (excluindo IR), seria até uns 300,00.

Minhas outras dúvidas são:

- á respeito da alimentação, como você fez?

- você procurou algo sobre o que pode ocorrer? Supondo, que aconteça um curto, e haja um incêndio... já procurou saber sobre isso com algum advogado?

- tem alguma proteção de segurança?

Sao algumas das dúvidas que talvez deva se preocupar também. Falto apenas isso para tembem

comecar a comercializar.

• Curtir 3
Postado

@ViniciusKruz Seriam 4 lampadas hehe. Pra fazer em escala industrial teria que inputar sensores....

Bem eu coloquei um delay dentro de outro delay e isso evita o curto. Pois por incrível que pareça isso evita o curto. Falo isso por que a fiação da minha casa causa curto quando o ventilador e ligado, e da época dos fios rigidos, e usar um delay dentro do outro resolveu o curto em cima do node.

A fonte vai ser aquelas de camelo mesmo, 9 volts e 5 volts para os módulos reles. Agora a respeito de advogado e pahs, vou ficar devendo....

Talvez fosse mais irado se fosse fazer um brinquedo.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, lucianolcoa disse:

Bem eu coloquei um delay dentro de outro delay e isso evita o curto.

Como assim??

adicionado 8 minutos depois

Falando em valores... já viram os preços do ESP32? Se não baixarem, eu acho que vou usar o ESP12 por muito tempo!!

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz  Primeiros vamos firmar alguns conceitos para conversarmos.

1° Minha casa é um buraco transdimensional onde as leis da fisica são ligeiramente alteradas. Zoas. Mas por causa de minha fiação ser da época que os dinossauros andavam sob a terra, quando o ventilador e ligado as luzes apagam O.o Mas elas acendem depois de meio segundo acho, coisa rápida.

Fisicamente falando é a tal da corrente de pico que todos os motores tem, chupinha os amperes mas na teoria não deveria acontecer uma coisa assim, é algo que eu ainda não entendo. Se aparecer um nego entendido em física ahe se manifeste.

Então e nessa brincadeira as luzes do meu node acendiam, pois o node entendia que o "apagão" era quando o botão ficava em nível LOW, e eu usei esse truque de um delay dentro do outro e funcionou, pelo menos no node não tem esse problema.

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa ,

Bom, eu vou dar uns palpites aqui :

- Se o seu comando de voz realmente funcionar, você terá um produto bem diferenciado.

- Se você tem aplicativo tanto para Iphone como para Android, também será diferenciado !

- Sobre o preço final, aí você tem de detalhar como serão acionadas essas saídas, tipo se existe uma tomada padrão para cada saída, ou se você irá usar bornes para conectar os fios.

- Se o produto for para embutir, então não precisa se preocupar com o acabamento.

- Preveja fusíveis em todas as saídas. Evitará possíveis processos no futuro !

- Para poder vender legalmente em qualquer tipo de loja física, precisará da aprovação da ANATEL por causa do uso de módulo de RF. E como irá ser conectado na rede elétrica, também precisará da ANAEL ! Mas muita gente prefere fazer vendas virtualmente, tipo por Mercado Livre justamente para evitar as certificações que são caras demais para se começar um negócio.

Por último, preço...

Se tiver todos os comandos por voz, rodar em qualquer telefone, eu acho que em torno de R$ 250,00 é um valor justo.

Mas olha, eu estou aqui pensando, em termos de dificuldade de fiação caseira é preferível comprar 4 aparelhos de um só relé do que um aparelho de 4 relés !  Então pense com cuidado sobre o preço que você acha justo para um aparelho com apenas 1 saída.

E nesse caso teria de reconfigurar seu aplicativo para poder falar com vários aparelhos dentro de sua rede WIFI, como se fosse um só !

Paulo

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Se isso for pra controlar uma lâmpada por exemplo, acredito que uns 50 conto, mas se for pra controlar um processo industrial pode custar 5 mil. 

Quanto mais graves forem os requisitos, mais elaborados e custosos terão de ser projeto e implementação. Para que o cliente possa querer, e para não lhe dar dor de cabeça. Então o preço tende a aumentar.

É preciso pensar o que tem demanda e como produção e venda poderão escalar.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, aphawk disse:

- Para poder vender legalmente em qualquer tipo de loja física, precisará da aprovação da ANATEL por causa do uso de módulo de RF. E como irá ser conectado na rede elétrica, também precisará da ANAEL !

Paulo, não sei como funcionam esses processos de homologação, mas creio que isso não seja tão rigoroso porque em qualquer loja de informática que a gente entre, vai encontrar muitos aparelhos que deveriam ser homologados e não são, por exemplo, são raros os roteadores que têm o selo da Anatel, e os notebooks? Esses até que costumam ter este selo, mas será que possuem as outras homologações e certificações? Acredito que não. Penso que em pouco tempo, produtos como o Sonoff estarão a venda em muitas lojas do Brasil e sem nenhum tipo de certificação. Seria interessante se a gente soubesse como esse processo de fiscalização funciona, ou melhor, como não funciona, porque com tanta mercadoria ilegal entrando em nosso país, sem nenhum custo nem burocracias com certificações/homologações, fica praticamente impossível criar-se alguma coisa aqui.

Se algum dia eu for comercializar qualquer coisa nesta área, é bem provável que não me preocuparei de imediato com certificações e homologações, minha preocupação principal será em atender às normas técnicas e obter a assinatura do projeto feita por um engenheiro.

• Curtir 1
Postado

Descobri um BUG no meu programa na rotina ustamp_dh(), estouro de variável, só apareceu hoje, 30/12 (se fosse em 29/12 não teria dado erro) e teria dado erro também no dia 31/12 (o C é traiçoeiro, não diz nada e nem dá nenhum erro aparente até a gente ver que as contas não batem). Eu até tinha previsto, mas errei no tratamento, agora corrigi (eu acho), vamos ver o que acontece na virada do ano se não vai ter algum efeito colateral da correção. Estou colocando embaixo a nova versão.

Tirando isso a precisão está incrível, estou conseguindo precisão melhor que 0,1 PPM (0,048 PPM), estou testando com dois DS3231 e os dois estão ficando extremamente precisos, e o ajuste de deriva térmica está se mantendo constante (e o erro do relógio dos DS3231) pela 2ª semana consecutiva. Normalmente consigo um precisão melhor em servidores NTP próximos e pela manhã (entre 5 e 7 horas da manhã), acho que vou colocar a opção de escolher o servidor NTP e gravar o endereço na EEPROM do DS3231.

Eu realmente fico bastante feliz quando uma ideia original minha dá certo, e ao que tudo indica, a precisão está atingindo o que eu tinha previsto.

Isto até me lembra os bons tempos na pesquisa operacional (isto já tem uns 20 anos), em que eu "brincava" com computação (usando pascal e asm  dentro do Delphi) para fazer otimização de processos, era muito bom quando a coisa funcionava na prática e se conseguia medir a melhoria no processo. Até hoje eu tenho um programa meu rodando no meu trabalho para fazer sequenciamento de gas lift intermitente. Ele foi aperfeiçoado e hoje já tem versão rodando em Macro dentro de planilha excel (eu participei deste aperfeiçoamento) mas a lógica de cálculo continua a mesma.

Teste2.zip

• Curtir 3
Postado

Estava pensando: Alguém já usou o ES´P8266 pra "pegadinhas"?

Hoje em dia, qualquer um que achar uma rede wireless liberada, vai querer conectar. E se alguém fizesse uma "pegadinha", deixasse o AP sem senha, e quando conectasse, abrisse uma página, tipo aqueles HotSpot de aeroporto, que tem que aparecesse um vídeo do Chaves vendendo jornal: "14 pessoas enganadas"?

Encontrei algo "parecido": https://www.hackster.io/rayburne/esp8266-captive-portal-5798ff

https://hackaday.io/project/12709-esp8266-mobile-rick-roll-captive-portal

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm Ahh sim, eu não quis dizer que eu estou procurando isso para fazer. Jamais iria querer fraudar e roubar login e senhas das pessoas. E sobre o Brute Force, é apenas uma curiosidade.

O que eu estou tentando fazer, é o sistema de CAPTIVE PORTAL (depois de tanto procurar, descobri o nome). Se isso for pharming, me perdoe. Vou até editar o meu psot.

Postado

@Papibakigrafo  Não seria uma coisa "trivial", afinal o ESP não é ideal para dar acesso a internet, mas como seria somente para pegadinha, pode ser que seja interessante. 

Quando eu era Sysadmin de umas empresas eu usava um servidor chamado BrazilFw(Linux Coyote) e lá tinha um addon para criação de um HotSpot, mas ele era bem simples e falho, daí sobre ele eu desenvolvi o meu, todo programado em Scripts:

http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=90&t=73597

Usei ele muito tempo em várias empresas como escolas e um hotel.

Existe uma biblioteca para  criar não um Hotspot, mas sim um portal cativo com o ESP no Arduíno, deve ser esse aí do link que você postou. O portal cativo, tem mais funções que o Hotspot, ele geralmente é usado por provedores de internet, dentre os diferenciais estão a cobrança de mensalidade.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Paulo, não sei como funcionam esses processos de homologação, mas creio que isso não seja tão rigoroso porque em qualquer loja de informática que a gente entre, vai encontrar muitos aparelhos que deveriam ser homologados e não são, por exemplo, são raros os roteadores que têm o selo da Anatel, e os notebooks? Esses até que costumam ter este selo, mas será que possuem as outras homologações e certificações? Acredito que não. Penso que em pouco tempo, produtos como o Sonoff estarão a venda em muitas lojas do Brasil e sem nenhum tipo de certificação.

Quando falo de lojas, eu quero dizer uma loja grande, tipo uma Americanas, Ponto Frio, Exxtra, etc, lojas que te permitem comercializar milhares de peças. Para vender para estes, vai ter de tirar as certificações, pois a fiscalização é bem maior.

Vender numa lojinha na esquina é totalmente outra coisa.

Vender online tipo ML também é totalmente outra coisa.

Vender numa lojinha da Santa Ifigênia, onde todo mundo ( inclusive o Governo ) sabe que a gigantesca maioria dos produtos é ilegal, também é totalmente outra coisa.

Eu me envolvi no passado em um problema com a Anatel. Foi um roteador que eu fiz os testes para  que um amigo importasse um conteiner, eu avisei que seria melhor tirar a certificação para vender aqui, mas ele ignorou, e trouxe tudo já vendido para um cliente dele

.

Esse cliente dele colocou em um monte de loja física, e uma dessas lojas foi fiscalizada e pegaram o roteador. Pediram a NF de quem vendeu para a loja, deram a nota do cliente, e quando foram no cliente, o cara simplesmente deu a nota do importador.....

A loja física alegou que não sabia se era ou não homologado, e escapou da multa ( vai saber como ... )

Os outros dois receberam uma paulada de multa, fora que a mercadoria ainda não vendida ficou bloqueada, não podendo ser comercializada enquanto não tiver a licença da Anatel.

No final das contas, todos tiveram prejuízo.

Agora, tudo é questão de querer assumir os riscos ou não, concorda ?

A legislação EXIGE a homologação ....

Paulo

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Agora, tudo é questão de querer assumir os riscos ou não, concorda ?

Sim, concordo!!

Com toda certeza, se eu estivesse na posição de um fabricante em que o produto fosse enquadrado nessas formas de homologação, eu correira o risco somente até poder fazer tudo certo.

O fato é que no Brasil os empresários não são sócios do governo e sim escravos, em qualquer empresa que um fiscal(de qualquer área) ponha os pés, ele não sai de lá sem dar uma canetada em alguma coisa, todo empresário já sabe disso, se entrou um fiscal na loja, alguma coisa sua ele vai levar, pode ter certeza. Todos os empresários que já conversei concordaram em uma coisa, "não dá pra ficar totalmente livre de multas, o que se pode fazer é apenas minimizá-las" e não tem pra onde recorrer, nem pra quem chorar. 

A coisa mais legal que já vi até hoje foi a perda do controle por parte da Anatel. houve um tempo em que quase não haviam sinais de rádio no ar e se o camarada fizesse uma radiozinha pirata de 2w logo logo rastreavam o sinal dele e fechavam a tal rádio, tem também as redes wifi, se você fizesse uma rede ligando dois pontos distintos na sua cidade, logo apareciam na sua porta, mas agora tem tanto sinal pra todo lado e tem tanta comunicação no ar que eles perderam o controle, até multam um ou outro, mas duvido muito que consigam multar mais que 1% das infrações.

• Curtir 2
Postado

@ViniciusKruz ,

É um monte de coisa absurda ....

Até para se vender um simples ESP8266 precisa de homologação da ANATEL !

E para mim a principal piada de tudo isto é que se você importar para o Brasil os módulos ESP8266 que foram certificados pelo FCC americano, não vale nada para a ANATEL !  

Eles querem que você homologue o produto em um laboratório de certificação homologado, que vai te cobrar mais de R$ 10.000,00 e pode apostar que não vai sair essa homologação logo de cara, vão te fazer pagar por mais um teste de laboratório ou mais, cerca de R$ 3.000,00 para cada vez que refazem o teste técnico.

Um cliente meu quer trazer um produto que será ligado tanto via cabo ótico como por RJ45, em rede Giga, e está pastando fazem mais de dois meses com a certificação... o mesmo produto é homologado nos USA e na Europa, e não passa nos testes feitos aquí, ele já gastou mais de R$ 20.000,00 e continua tendo problema, sempre dá pau no mesmo teste de emissão eletromagnética cerca de 2 dB acima da norma brasileira, em uma determinada frequência na faixa de 600 - 700 MHZ.

Ele já blindou a caixa plástica por dentro com aquela tinta utilizada na parte plástica interna dos notebooks, e mesmo assim não conseguiu eliminar esse espúrio. Já pagou por três testes ...

Quer outro absurdo ?

Se eu resolver vender esses ESP8266 e fazer a homologação em meu nome, se outros queiram importar para vender, apenas EU poderei comercializar legalmente, podendo até, caso saiba que outros estão trazendo, fazer uma denúncia à Aduana e bloquear a importação de outra pessoa !

Podem comprar do mesmo fabricante, tudo igualzinho, mas para vender também terão de fazer a homologação, mesmo sendo o produto idêntico !

Essas coisas desanimam muito, é estrangular os pequenos fabricantes, é eliminar uma pequena empresa, ninguém quer saber de homologar por causa do trabalho absurdo que dá, e um gasto que a gente não sabe até onde termina.

Paulo

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...