Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@lucianolcoa  Funciona igualzinho no modo estação, a diferença está somente no modo de operação:

Access Point: O ESP cria uma rede wifi

Estação: O ESP conecta a uma rede pre definida.

Em modo estação, depois que ele se conecta a uma rede, a gente acessa ele pelo ip que foi pre definido, ex.:http://192.168.0.30

Em modo AP, depois dele criar a rede WiFi, a gente se conecta a esta rede, e acessa ele pelo IP padrão: http://192.168.4.1 ou o que você pre definir antes.

Seja qual for o modo, o que muda é só a forma de acessar ele, o restante permanece exatamante igual em qualquer modo.

adicionado 7 minutos depois
3 horas atrás, lucianolcoa disse:

Sem falar que nunca consegui usar o php sem o wampp server, ainda procuro um jeito de fazer isso, mas por enquanto sem sucesso.

No wamp server só funciona porque lá tem um Web Server com suporte a PHP. 

O PHP roda no servidor, já imaginou um dia o Web Server do ESP ter esse suporte??? seria muito legal.

Não acho que PHP seja tão ruim assim, o problema dele é o tanto de variação, não tem um padrão, mas em termos de estabilidade acredito que se não fosse bom não teria o Joomla rodando sobre ele. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não é que PHP é ruim. Também não acredito que ele seja. E gosto de fazer coisa com ele. Mas cada tecnologia tem seu tempo e seu uso. PHP tem evoluído para sobreviver. Orientação a objetos, virtualização para escalonamento, cache, etc. O negócio é que atualmente algumas aplicações de hoje requerem mais poder de processamento concorrente, para o atendimento a requisições em massa. Essa é uma escalabilidade que o PHP não trás de fábrica. Nele, cada requisição abre um processo no servidor. A história é longa e não sou versado nela, mas é por aí.

• Curtir 1
Postado

Se for pensar bem, o ESP nem precisa ter suporte ao PHP porque um servidor web comum processa o código PHP e manda pro cliente a informação resultante do mesmo, o ESP faz isto só que na linguagem dele, se uma página web que soma 2+2 por exemplo é executada isso vai parar em alguma função qualquer no ESP que executa e devolve o resultado para a página cliente, acho que isso seria um pseudo PHP, não? 

• Curtir 2
Postado

Estou com uma duvida: uso 2 métodos de gerar o HTML no webserver na IDE do do arduino.

Método 1:

String html = "<html>";
  html += "<body>";
  html += "CONTEUDO DA PAGINA";
  html += variavel;
  html += "</body>";
  html += "</html>";

Método 2:

String html = ""
"<html>"
"<body>"
variavel
"</body>"
"</html>";

Só que no método 2, ele da erro na hora de compilar por causa da variável. 

Como usaria a variável no método 2?

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz  Me da uma luz por favor, to tentando adaptar o acess poiint ao código ta dando erro na hora de compilar

bool testWifi(void) {
  int c = 0;
  Serial.println("Waiting for Wifi to connect");  
  while ( c < 20 ) {
    if (WiFi.status() == WL_CONNECTED) { return true; } 
    delay(500);
    Serial.print(WiFi.status());    
    c++;
  }
  return false;
} 

void setup(){	

WiFi.mode(WIFI_STA);//station
	WiFi.config(ip, gateway, subnet);

String esid="NomeDaRede";
  String epass = "SenhaDaRede";

boolean AP=false;
  if ( esid.length() > 1 ) {
      WiFi.begin(esid.c_str(), epass.c_str());
      if (!testWifi()) {//se não conectou, inicializa como AP
        AP=true; 
      }
  }  

if(AP){
    Serial.println("Conexao falhou, o sistema entrara em modo Access Point.");
    WiFi.mode(WIFI_AP);//Access Ponit
    WiFi.softAP("ESP_Wifi", "");//nome da rede e senha do AP
    IPAddress myIP = WiFi.softAPIP();
    Serial.println("AP IP address: ");
    Serial.println(myIP);
  }else{
    Serial.println("Web Server ativo em: http://");
    Serial.print(WiFi.localIP());
  }
}

no wifi.config(ip,gatwey,subnet) tão dizendo que essas variaveis não existem... O que eu faço?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, lucianolcoa disse:

no wifi.config(ip,gatwey,subnet) tão dizendo que essas variaveis não existem... O que eu faço?

Declara e inicializa cada uma... com os seus valores daí.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm  HUm vou da uma mexida aqui, valeu pela luz ^^

adicionado 29 minutos depois

Bem consegui mais ou menos, ate aparece op acess point. mas quando eu digito 192.168.4.1 ele não funciona... Sempre carrega e no fim da erro de conexão, alguma ideia?

Postado

@lucianolcoa o meu acho que ficou pronto, quero adicionar mais algumas coisas mas estou quebrando a cabeça com HTML/JS kkkkk

Inicialmente, tinha pensando em usar 1 nodeMCU com um módulo relê de 4 canais, mas mudei de ideia... então eu refiz quase todo o meu código: irei usar um nodeMCU em cada interruptor!

O esp8266 que funciona como servidor, consegue enxergar os botões dos demais clientes! :)

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa ele não entrará no IP de cada ESP, apenas para poder programá-lo para ligar/desligar.

Eu fiz uma página servidor, e nessa página ele consegue capturar os botões dos demais clientes, e isso é configurável!

Mais a noite postarei umas imagens!

• Curtir 2
Postado
Em 07/01/2017 às 18:17, Papibakigrafo disse:

String html = "" "<html>" "<body>" variavel "</body>" "</html>";

Cara isso aí ta muito estranho kkkk que doidera é essa?!!

O correto seria assim:

String html = "<html><body>" +variavel +"</body></html>";

Se você colocar uma variável no meio de uma String (concatenar) usando os operadores "+" e der erro na compilação, tenta fazer um cast:

String html = "<html><body>" +String(variavel)+ "</body></html>";

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, lucianolcoa disse:

pessoal alguem aqui ja se aventurou com o broker mqtt??? é possivel fazer um site todo bonitinho com ele?

Isso é de comer ou de passar no cabelo? kkkk

Brincadeirinha!!! que eu saiba o MQTT seria um protocolo para comunicação de máquina pra máquina, os IoTs usam muito esse protocolo.

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz  Então mano-lo por causa do norte dado pelo nosso respeitoso @Papibakigrafo eu dei uma pesquisada em como fazer comunicação remota por wifi, depois de intensas pesquisas descobri que existem sites que hospedam uma especie de tolken e se voce compilar essa tolken numa biblioteca especial desenvolvida pra esse fim, voce consegue manipular seu esp8266 com a url do site. Semelhante ao thingspeak, so que da pra acionar os leds. Mas não tem senha, *acho* não sei como editar layouts ao "site", que pelo fato de se hospedar na api, não sei se é possível tambpem, queria ajuda de manolos mais experientes.

• Curtir 2
Postado

@Papibakigrafo  Nem eu entendi, kkkk. E que vi que pela plataforma mqtt voce conseguwe acionar os bagio remotamente, esteja no japao, na florida. Não precisa necessariamente ta preso a rede wifi, mas o troço chato viu. Hoje a tarde juro que tinha conseguido fazer, so que não acho mais o código e agora to tentando reinventar a roda kkkkkkkkkkkkk

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa ahh sim, entendi. Na minha opinião, não vejo muito sentido uma automação residencial "fora"da residência! ^^

adicionado 19 minutos depois

Como disse pela manhã, segue o vídeo que fiz: o servidor carregando o botão do cliente.

• Curtir 3
Postado

Nossa ...

68 páginas, e ainda não vi uma aplicação prontinha para implementar alguma coisa em minha casa, ou entre casas ...

E aí pessoal ????????  Já estou ficando quase totalmente de fora de tudo o que vocês estão fazendo agora, isso de MQTT não tem muito a ver com o uso do ESP8266, pelo menos onde eu vi isso ser implementado sempre precisou de um microcontrolador separado, mas enfim sei lá onde vocês estão tentando chegar agora kkkkk !

Podiam colocar algumas coisas mais práticas que vocês já fizeram, inclusive com dicas de como um leigo poderia programar o ESP8266 usando o próprio Arduíno, sei lá, mas algumas dicas que facilitem a vida de pessoas que não estejam tão "enturmadas" com o ambiente de desenvolvimento e queiram fazer um desses projetos em sua própria casa !

Alguém aí se habilita a fazer algo desse tipo ?

Tem tanta página hoje que tá na hora de fazer algo tipo um tutorial, onde a gente possa colocar logo nos primeiros posts deste tópico, para facilitar a compilar e a gravar o programa no ESP8266, e achar alguma coisa aqui neste tópico, eu mesmo demorei 15 minutos para achar um programinha que eu mesmo postei... acho que vocês também deve estar com o mesmo tipo de problema !

Acho que muita gente agradeceria se a gente facilitasse um pouco a vida para quem quiser começar... porque eu confesso : olhando as últimas 10 páginas deste tópico, me assusta bastante tentar entender o que está sendo feito, e ainda mais ler as coisas mais avançadas que vocês estão colocando !

Pensem em como a gente ( melhor dizendo vocês né !!!! eu já estou boiando !!!! ) poderia fazer algo mais prático , um passo a passo, alguns programas básicos, para ajudar os não iniciados !

Algum de vocês poderia assumir essa tarefa de organizar, de deixar este tópico como uma referência para quem quiser iniciar. Que tal isso, pessoal ?

Paulo

• Curtir 4
Postado

@aphawk  A informaçao do mqtt para "automaçao sem fronteiras" ainda é um conteudo bem escasso. De blog famoso so o filipeflop se aventurou e, diga-se de passagem, eu e a turma do corinthians não conseguiu fazer o tutorial do cara. Achei um blog americano que havia conseguido a proeza, so que agora repeti as mesmas coisas e não funciona O.o

Sei que a ibm disponibiliza serviço mqtt, inclusive tem um example pronto no github deles, só que até agora não entendi como usa o cloud da ibm.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!