Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Socorro! I7 4770K nao funciona com slots DRR3_3 e DDR3_4


Johnny Pê

Posts recomendados

E ae galera, comprei um i7 4770K usado no mercado livre. Fui testar ele hoje, no dia que recebi, e o que está acontecendo é que os slots 4 e 2(os dois mais próximos do cpu) da placa mãe (z87x-d3h) deixaram de reconhecer os pentes. Tentei diversas combinações, e sempre que deixava um pente no slot 4 ou 2 o PC não dava vídeo e ficava num loop de ligar e desligar infinito (o mesmo que tentar ligar sem memória) . Além das combinações com os 2 pentes de 4gb que tenho, testei em outra placa mãe, uma H87M-G43. Usava meu i5 4440 nela .. Aconteceu a mesma coisa. Eu ainda testei com 2 fontes, uma antiga de 430w da cooler Master e com minha cx500m. Como vendi o i5, nao tenho como testar com outro processador. Sendo que usava o i5 junto com as memórias em dual channel na H87M-G43 e funcionava tranquilo. Cheguei a usar o i5 na Z87x, por pouco tempo, e as memórias no slot 2 e 1 e funcionavam devidamente. Porém como vendi o i5 não tenho mais como testar. Estou preocupado porque a situação é a mesma nas duas placas mães. Fiz uma pesquisa no google porém só achei problemas semelhantes, mas nada que se enquadre no meu problema... Me ajudem por favor.

 

Alguém sabe algo sobre esse problema? Pode me dar uma luz? Pode ter a ver com ICM? Ele pode ter danificado as minhas mobos? Tô aqui no aguardo. Obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue uma lupa e verifique se nenhum pino do slot do processador na placa mãe não está torto/amassado/faltando. Isso aconteceu comigo e o problema era esse.

 

Eu observei já, porém não tem nada fora do padrão.. E acontecer isso com 2 placas mães? Seria um inconveniente e tanto... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez, seja uma frescura da Intel.. Eu tenho a placa abaixo

 

6abnFUhXdvQj81sq_500.jpg

 

Instalei a RAM nos slots pretos e o PC não dava BOOT de jeito nenhum.. Depois de um certo desespero, parei pra ler o manual da placa.. Lá fala que, obrigatoriamente, devem ser utilizados os slots amarelos.. Pelo posicionamento dos slots da sua MOBO, acho que é a mesma coisa.. O que reforça isso:

 

 

Eu observei já, porém não tem nada fora do padrão.. E acontecer isso com 2 placas mães? Seria um inconveniente e tanto... 

 

Deve ser uma característica do controlador de RAM da Intel, que é embutido na CPU.. Instalando a RAM nos dois slots cinza da sua MOBO, funciona normal??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Deve ser uma característica do controlador de RAM da Intel, que é embutido na CPU.. Instalando a RAM nos dois slots cinza da sua MOBO, funciona normal??

Ligando nos dois slots cinzas não funciona, amigo.

 

Abaixo explico novamente, com a imagem da placa mãe pra ilustrar melhor o problema:

 

Segundo o manual os slots cinzas (2 e 1) são os de maior performance, e sempre usei (com o i5 4440) os pentes de memória neles, em dual channel. Porém vendi o i5 e comprei o i7 4770K. Agora o que acontece é que os slots mais proximos ao cpu (DDR3_4 e DDR3_2) pararam de dar sinal de vida, quando a placa é ligada com o 4770K. O mesmo acontece com a H87M-G43.

 

No final das contas o que acontece com o PC é o seguinte: Não inicia se tiver algum pente de memória nos slots 4 e/ou 2. Os pentes podem estar sozinhos ou com outras combinações, mas se tiver algum no 4 ou 2 o PC não inicia de modo nenhum: fica num loop infinito de ligar e desligar o cooler do cpu e não dá vídeo. A unica forma de ligar os dois pentes de 4GB juntos é colocando-os nos Slots DDR3_3 e DDR3_1. Para uma melhor visualização segue uma imagem do manual da placa, disponível aqui:

 

EGLgfmu.png


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny Pê

 

Agora ficou mais claro.. A frescura é da ASUS então..

 

Como você testou em duas placas e teve o mesmo resultado, deve ser mesmo algum problema na CPU, já que é ela que controla os canais de RAM..

 

O melhor seria testar um outro CPU aí.. Já tentou um reset na BIOS??..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny Pê

 

Agora ficou mais claro.. A frescura é da ASUS então..

 

Como você testou em duas placas e teve o mesmo resultado, deve ser mesmo algum problema na CPU, já que é ela que controla os canais de RAM..

 

O melhor seria testar um outro CPU aí.. Já tentou um reset na BIOS??..

Já tentei carregar as opções "default" da bios e clr_cmos na gigabyte e deu a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei com o antigo dono, ele disse que usava com 4 pentes de memória de 4GB 1600Mhz, em uma H87 e nunca havia feito overclock. Porém informei esse problema pra ele, e mostrei interesse em devolver o produto. Conversamos e ele aceitou de boa que eu fizesse a devolução. Amanhã estou indo para uma agência dos correios para enviar o processador de volta pro vendedor. E agora vou ver se pego um outro 4770K com um amigo, que vai fazer update pra lga 2011... Não há o risco desse CPU ter danificado minha(s) placa(s) mãe, né? Obrigado a todos que tentaram ajudar e postaram algo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema era desde o início na CPU,e não na placa mãe,digo que não corre o problema de ter danificado os slots,provavelmente o controlador de memória do 4770K tinha defeito,ou foi queimado pelo usuário antigo,pode estragar aplicando muita tensão sobre o controlador,ou mais de 1.65V nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!