Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ARM ou PIC?


vctrop
Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Olá, tenho que escolher entre um kit ARM 7 usando um LPC2368 (não achei link)  ou um PICGenios Kit  usando um PIC18F4520 (http://www.microgenios.com/?1.32.0.0,348,picgenios-pic18f-e-pic16f-microchip-modulo-de-desenvolvimento-pic-completo) para aprender. Pela pesquisa que fiz, o ARM é bem superior ao PIC em quesitos técnicos, porém gostaria de uma opinião sobre.
O projeto que tenho que desenvolver envolve sensores de temperatura inteligentes, leitura de bitstreams e coisas do tipo. Sei praticamente nada de nenhum dos dois e tenho ambos em mãos, ajudem-me a escolher.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

porque acho que ele quer te empurrar um avr kk. brinc. Se dominas alguma linguagem de programação mais 'universal' do que o asm, penso podes ter mais facilidade em testar os dois. Uma lida rápida no d.s. dos dois e podes criar algo com relativa facilidade. Outro aspecto interessante é avaliares os custos e disponibilidades de ambos. Também deves avaliar no tipo de projeto que pretendes envolvê-los. Se for algo mais que um pisca led, cogite o arm mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque existem outras linhas de MCUs com seus respectivos KITs, com melhor performance que os PICs  e menor poder que os ARMs, que já são de 32bits.

O AVR por exemplo trabalha 4x mais rápido que o PIC com o mesmo clock,  e tem muito material na net. Pesquisa o arduino, por exemplo.


@Isadora Ferraz

Eu diria sugerir um melhor de 8bits antes que vicie no PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok @_xyko_ mas confesse que minha intuição estava certa kk. E tem pic de mais de 8 bits. E de novo, linguagem de mais alto nível pode-se trabalhar com todos com poucos 'traumas migratórios' (inventei isso agora). Já sei no que está pensando (de novo kk) mas não sei se tem basic pra arm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz e @_xyko_, sobre disponibilidade, posso escolher qualquer um dos dois sem me preocupar com custo, pois tenho ambos ao meu alcance.

Escolher outros MCUs é inviável, eu teria que arcar com as despesas e no momento não posso.

A linguagem que tenho mais contato é C, e sim, é mais que piscar um led ahahhahah tenho que interfacear um sensor de temperatura inteligente, lendo bitstreams, utilizando métodos de correção, etc.

Então o mais adequado seria o ARM?

(fico receoso em relação a ele por ver pouco material disponível, não achar o kit na intenet e as poucas opções de microcontroladores ARM que encontro pra comprar visando outros projetos futuros são caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok @_xyko_ mas confesse que minha intuição estava certa kk. E tem pic de mais de 8 bits. E de novo, linguagem de mais alto nível pode-se trabalhar com todos com poucos 'traumas migratórios' (inventei isso agora). Já sei no que está pensando (de novo kk) mas não sei se tem basic pra arm

Nem pensei em basic. Mas... http://www.mikroe.com/mikrobasic/arm/

A MCS Electronic também está desenvolvendo uma versão do Bascom para ARM.

Aliás, acho uma tremenda bobagem este negócio de linguagem preferia. Sendo de alto nível, o que manda é a eficiência do compilador. Só muda a forma de escrever o programa (a sintaxe).

Se eu sei escrever meu programa em inglês, pra que aprender escrever o mesmo em japonês ou indiano... não é mesmo!

 

@vctrop

Se tem condição de começar com ARM, vá em frente.

Nem dá pra comparar com PIC ou AVR normais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu escolheria o PIC18F4520 pelas seguintes razões GbhmuXl.gif:

 

 

 

- Ele é simples para estar em uma placa de circuito impresso, tendo um encapsulamento DIL para CIs.

 

 

- É suficiente quando o objetivo é a manipulação de entradas e saídas em geral envolvendo cálculos, verificações, condições, entre outros.

 

 

- Pode ser programado em C de forma fácil através do IDE MPLAB. A linguagem C possui uma ampla biblioteca padrão, além de existir muito material na Internet sobre algoritmos nela F5Rua4D.gif.

 

 

- Especificamente, o PIC18F4520 pode ser simulado no Proteus.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@vctrop,

O Rjjj twm razão nisso. Pelo menos esse Pic tem como rodar no Proteus, e para que está iniciando, o Proteus é a melhor ferramenta possível.

Tecnicamente, sem dúvida o Arm7 é superior aos Pics e aos Avrs. Mas isto não significa que voce deve usar eles em qualquer projeto !

voce sempre vai ter projetos que são perfeitos para um Pic, onde usar um Arm seria um custo maior e sem nenhuma necessidade. E também terá projetos que será obrigado a usar um Arm !

No momento, o que importa é seu aprendizado. Olhando isso, eu ficaria no Pic. ( já que um AVR estå fora de questão, claro ! )

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!