Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Voltimetro marcando 1 Volt a menos


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Tenho um mini voltímetro para painel que me de de 0 a 100 volts.

Estou montando uma fonte regulável e gostaria que ele mostrasse a tensão que está nos terminais da fonte. Agora que fui testar percebi que assim que a tensão sai do zero ele começa a medir com 1 volt a menos!!! Isso em relação à um outro multímetro, desses normais com amperímetro, ohmimetro....

 

Percebi que do lado de trás dele tem um "mini trimpot".

 

A dúvida é a seguinte:

Se eu alterar o giro desse trimpot eu consigo fazer ele subir esse 1 volt a menos?

E mais, será que é possível "regular" a precisão dele com esse trimpot?

 

OBS: a fonte tem de 1volt à 35volts.

post-775064-0-10326700-1443895133_thumb.

post-775064-0-34618300-1443895138_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você manteve a tensão de alimentação nele, sempre ligada??? De quantos Volts???

 

 

Provavelmente o trimpot foi feito pra isso. Publique o esquema e/ou d.s do ci. Lembrando que não é interessante medir a própria alimentação

 

 

 

Eu alimentei ele em 34V, sempre constantes, com um resistor de 1kR em série com ele, pois percebi que o ci que aparenta ser o regulador de tensão estava aquecendo consideravelmente, mas antes ele estava ligado na saída de um LM7815. Mantive a tensão constante, com um capacitor de 4700uF, acredito que seja o suficiente rsrsrs. O fio de medida estava conectado a saída da fonte, os 34V são de entrada, saída do transformador.

Não tenho o esquema elétrico dele e não faço ideia de como consigo ele.

 

Algumas informações que talvez sejam úteis:

-Tensão de operação entre 3,3V e 30V

-Tensão de medição de 0V a 99,9V

-Corrente máxima em uso de 20mA

-Atualização em 500ms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se era de 3.3 a 30(!!?)  você não devia ter colocado 34 né... Alimente com no máximo 5, coloque uma tensão conhecida e mexa no trimpot pra ver.

Pra mim é muito estranho ter só 3 fios. Isso signifca que a referência é a mesma da alimentação o que em tese pode provocar erro mesmo. Certeza que não está faltando nenhum? (daí a importância do d.s.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se era de 3.3 a 30(!!?)  você não devia ter colocado 34 né... Alimente com no máximo 5, coloque uma tensão conhecida e mexa no trimpot pra ver.

Pra mim é muito estranho ter só 3 fios. Isso signifca que a referência é a mesma da alimentação o que em tese pode provocar erro mesmo. Certeza que não está faltando nenhum? (daí a importância do d.s.)

 

 

Pelo que eu vi em vídeos e anuncios na internet ele só tem 3 fios mesmo.

Eu liguei ele em 34 volts com um resistor de 1k em série com a alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, coloquei ele ligado em uma fonte junto com um multímetro.

Fiz um divisor de tensão com resistores só pra ter algo diferente da alimentação para medir.

 

Girei o trimpot, com o display para o alto, no sentido horário. O trimpot acabou e o erro só diminuiu, quando eu girava pro sentido anti-horario o erro aumentava.

 

Vou colocar algumas fotos para ver o erro.

post-775064-0-96961100-1443976740_thumb.

post-775064-0-78335500-1443976746_thumb.

post-775064-0-65557600-1443976751_thumb.

post-775064-0-59266300-1443976757_thumb.

post-775064-0-66095500-1443976768_thumb.

post-775064-0-52903000-1443976774_thumb.

post-775064-0-09131800-1443976781_thumb.

post-775064-0-03035400-1443976786_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

por gentileza troque a bateria do teu multímetro primeiro...

Depois meça um tensão de 5V advinda de um 7805 com ele e com o módulo,e veja a diferença e ajuste o trimpot.

Seu módulo está com diferença de brilho nos segmentos. Parece estar com fome. Certeza que está alimentando ele direitinho? Num se se já te falei mas tenta achar pelo menos o d.s. do ci

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por gentileza troque a bateria do teu multímetro primeiro...

Depois meça um tensão de 5V advinda de um 7805 com ele e com o módulo,e veja a diferença e ajuste o trimpot.

Seu módulo está com diferença de brilho nos segmentos. Parece estar com fome. Certeza que está alimentando ele direitinho? Num se se já te falei mas tenta achar pelo menos o d.s. do ci

 

 

Ele só ta com o display falhando na foto, vendo ele ao vivo tá tudo normal.

O q é d.s. do ci? rsrsrs

por gentileza troque a bateria do teu multímetro primeiro...

Depois meça um tensão de 5V advinda de um 7805 com ele e com o módulo,e veja a diferença e ajuste o trimpot.

Seu módulo está com diferença de brilho nos segmentos. Parece estar com fome. Certeza que está alimentando ele direitinho? Num se se já te falei mas tenta achar pelo menos o d.s. do ci

 

 

Fiz a regulagem com um 7805 com um led e o devido resistor como carga.

Fiz tambem com um 7808 com um resistor de 560R como carga.

Depois voltei o 7805 com o resistor de 560R de carga e ficou cravado em 5V.

Parece que deu certo !!!!!!!!!

 

Falta saber se o multimetro que está errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a câmera percebe mais variação de brilho que seus olhos. d.s.=datasheet=folha de dados=informações técnicas e funcionais de um dispositivo qualquer

 

kibon que deu certo. sucessos!

 

 

Aí vem um problema, será que o LM7808 e LM7805 estão tendo como saída as tensões exatas? Como posso tirar a prova?

Tem meses que o símbolo da bateria fraca está aparecendo ali rsrsrsrsrrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que provavelmente o display opera por varredura e desse modo a foto, que é um instantâneo, pega algumas partes com menor brilho, em função da varredura..

 

 

Ou talvez seja porque o meu celular é um pocket neo kkkkkkkkkkkkkkk, o zenfone está na assistencia técnica..............

Outra coisa, percebi que meu multimetro, depois de medir continuidade, ficou completamente doido!!!! Ele liga, desliga, aparecem números sem eu mexer, ............., enfim, uma loucura....

Isso pode ser a bateria que ele acusa estar fraca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

....Ele liga, desliga, aparecem números sem eu mexer
 
 
Justo por isso a Isadora Ferraz te deu a dica de trocar a bateria do multímetro, e parece, não acatastes..

 

 

 

Vou trocar isso agora mesmo, hoje umas 2:30 to indo comprar outra.

 

Um amigo meu disse que baterias 9V da DURACELL podem queimar o aparelho. Isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O aparelho não sei mas o filme do seu amigo talvez. Talvez ele te disse isso meio que 'baseado' em algum conhecimento que só ele tem

Já passou das 3:00... e aí??

E se não queimar o filme do amigo, o máximo que pode "queimar" é o seu orçamento na compra de uma Duracell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aparelho não sei mas o filme do seu amigo talvez. Talvez ele te disse isso meio que 'baseado' em algum conhecimento que só ele tem

Já passou das 3:00... e aí??

 

 

 

Cheguei em casa e acabei dormindo demais rsrsrsrs.

Pois bem;

 

Liguei a bateria nova e comecei os testes.

 

Percebi algo de estranho, nenhum dos reguladores que eu tenho regulam exatamente. Um lm7805, 7808, e 7815 (mas acredito que faltou tensão para os 15 volts).

Mas fiz a regulagem com o trimpot no mini voltímetro e pelo menos ficou igual ao multímetro.

Se tiver algo de errado, os dois vão estar kkkk.

post-775064-0-67277600-1444175953_thumb.

post-775064-0-75369300-1444175960_thumb.

post-775064-0-99483400-1444175965_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer 78xx tem uma tolerância de aproximadamente 5% para mais ou para menos. Nada que comprometa CIs compatíveis com TTL que suportam uma variação de 10% (4,5 a 5,5V).

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm7805c.pdf

Pra ter uma tensão exata teria que usar uma referência de precisão

https://www.google.com.br/search?q=refer%C3%AAncia+de+tens%C3%A3o+de+precisa%C3%A3o&o que=refer%C3%AAncia+de+tens%C3%A3o+de+precisa%C3%A3o&aqs=chrome..69i57.84030j0j4&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...