Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O modem ou roteador podem pular uma faixa de Ip?


Posts recomendados

Olá pessoal,

Venho tentando entender o porque do meu modem/roteador vivobox ter pulado uma faixa de Ip entre os meus aparelhos, até pensei na situação de alguém ter invadido a minha rede, então entrei no roteador e olhei a lista de aparelhos conectados, e não tinha nenhum mac diferente dos aparelhos de casa.

Gostaria de saber se mesmo com dhcp automático, as vezes por erro na rede ou algo do gênero o roteador pode pular uma faixa de ip? E por que ele faz isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 5 aparelhos ligados a rede, primeiro ele pulou a faixa 192.168.0.5 e depois de algumas horas o aparelho que era um tablet que estava no 0.2 foi para o 0.5, a partir dai ele começou a pular a faixa de 0.2

Conectei outro dispositivo para ver se ele ia conectar ao 0.2 mas ele passou direto e foi para o 0.7

Um outro detalhe que a minha conexão com a internt estava péssima, não sei se isso pode de alguma maneira alterar a faixas de ip.

Obrigado pelo retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode.

 

Porque depende do servidor DHCP, em alguns casos se um dispositivo conectou recentemente o IP fica "reservado" para aquele dispositivo. Depois de um tempo ele é liberado novamente para o uso.

Se tivesse um dispositivo ocupando a faixa de ip, eu conseguiria vê-lo pela lista do roteador não conseguiria? Pelo que eu percebi ele tem um prazo de 24h para "reservar" o Ip de cada dispositivo, então se um dispositivo de uma pessoa de fora tivesse conectado eu teria visto?

Mas como também há a possibilidade do servidor DHCP pular o Ip, isso pode ter sido o problema.

 

Muito obrigado pelo esclarecimento.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, se o roteador o tempo do DHCP estiver configurado para 1440 min (geralmente se utiliza minutos como métrica) e ele mostrar a tabela do DHCP o dispositivo que ocupa o IP seria mostrado.

 

E alguns DHCP não atribuem IP linear sequencial, ele pode dar saltos mesmo se o próximo estiver livre. Depende da implementação do DHCP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!