Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SaloRicardo

Luminaria de Leds - 110v

Recommended Posts

Eai pessoal, de boa?

Seguinte, tenho umas 30 garrafas de vidro da coca-cola, aquelas menores, e to querendo montar uma luminária com elas.

Preciso de uma boa iluminação, de iluminaria comum lógico, e que seja 110v... mas não tenho ideia de como fazer isso, já fiz alguns esquemas de leds, mas para o PC, usando 12v, o que é bem diferente de utilizar 110v de corrente alternada.

Então, preciso de dicas e saber como faço isso, quantos leds, materiais e etc.

Pretendo utilizar leds brancos ou azuis, ou um os dois podendo alternar entre eles.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a primeira imagem não entendi muito bem

na segunda, ta certo isso?

1 resistor de 1k para 30leds?
não entendi essa ligação entre os leds, na segunda foto

só pra resumir
1 resistor de 1k
1 capacitador sem polarização 33uF
30 leds?

quando ficar pronto, irei tirar foto sim UHAHUE

Compartilhar este post

Link para o post

a primeira imagem não entendi muito bem

na segunda, ta certo isso?

1 resistor de 1k para 30leds?

não entendi essa ligação entre os leds, na segunda foto

só pra resumir

1 resistor de 1k

1 capacitador sem polarização 33uF

30 leds?

quando ficar pronto, irei tirar foto sim UHAHUE

Na verdade são 15 leds em cada semi ciclo da rede. Se o semi ciclo for positivo irão acender os leds marcados em verde, no outro semi ciclo acenderão os leds marcados em azul..   Lembre-se, trata-se de energia em corrente alternada...

E não é somente o resistor de 1k mas sim o somatório desse 1k com a reatância capacitiva, Xc do capacitor de 0,33 uF..

Como calcular Xc??

Assim:

Xc = 1 / ( 2 x pi x f x C)

Xc = 1 / ( 2 x 3,1416 x 60 x 0,00000033)

Xc = 1 / 0,0001245 

Xc = 8.038 ohms

Resistência total será aproximadamente de 9.000 ohms

Corrente típica nos leds = 110/9.000 = 12 mA, de um modo muito simplificado...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

"1 capacitador sem polarização 33uF" .... errado! .33uF= 330nF . Os outros 220nF, 470nF, 680nF /250V para 127Vac, /400V+ para 220Vac. O ideal é de polipropileno mas você não deve conseguir fácil. Pode ser de poliester mesmo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@SaloRicardo

Depende da sua pressa, mas uma boa é esperar passar o feriado de Natal e depois que o preço baixar, tu compra luzes de árvore de natal e usa elas.

Pra que complicar se você pode descomplicar...

Veja como fazer: http://itglosss.blogspot.com.br/2015/03/diy-luminaria-de-garrafa.html

Mas se tu quer montar os leds, veja esquema:

esquema+LampLed.png

Para saber mais sobre este circuito, veja link: http://engenhocas-f.blogspot.com.br/2012/05/como-fazer-uma-lampada-de-led.html

Eae?

@faller

Com respeito ao ciclo senoidal, para alimentar componentes de corrente contínua tu podes usar um CI de ponte retificadora, que é um bicho bruto:

Frete-grátis-8a-ponte-retificador

Mas sou mais uma ponte retificadora com diodos 1n4007 :

ponte-retificadora.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Esse circuito ai de cima só tem um pequeno problema que é o aquecimento do resistor de 5.25k, que pode ultrapassar os 2,5 Watts

Melhore ele colocando na entrada, antes da ponte, em série, um capacitor de poliester de 470 nF x 400 Volts.. Esse dai: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-470nf-x-400v-474470k047uf-p-2062.html e com o resistor no valor de 1k de fio x 1/2 Watt, no lugar desse de 5.250 Ohms, esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-1k-5-1w-mrptvmdr-p-4731.html

Vai aquecer muito menos...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eai pessoal,

Eu pensei em pegar as luzes de natal, mas acho elas mt fraquinhas e vai ser difícil encontrar branca e azul, no natal é tudo muito colorido e piscante.

então, tenho 18 garrafas, 1 é maior (17 pequenas e grande)
pretendo colocar 2 leds em cada, acredito que seja o suficiente

seria no caso uma luminaria só

tive uma outra ideia, que seria utilizar uma fonte de 12v, o problema é corrente, eu acho
se eu for utilizar uma fonte de 12v, só precisaria de 1 resistor de 120ohms para cada grupo de 3 leds, certo? (3 leds = 1 resistor 120ohms)

ai uma foto das garrafas, talvez eu esteja errado em colocar apenas 2leds em cada garrafa.

post-613828-0-05151100-1446239097_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

@SaloRicardo

Sugestão:

Usando o circuito que eu postei anteriormente, você usará 57 LEDs,sendo 3 por garrafa pequena (17×3=52 LEDs) e 5 leds na garrafa grande. Sendo assim, o circuito supracitado não precisará de resistência. Pois os LEDS em série vão dividir a tensão (2,2V por LED), ou seja, 57×2,2=125,4V.

Esse circuito fica top, vou fazer aqui em casa.

Os componentes serão 57 Leds e 4 doidos 1n4007.

Compartilhar este post

Link para o post

@SaloRicardo

Sugestão:

Usando o circuito que eu postei anteriormente, você usará 57 LEDs,sendo 3 por garrafa pequena (17×3=52 LEDs) e 5 leds na garrafa grande. Sendo assim, o circuito supracitado não precisará de resistência. Pois os LEDS em série vão dividir a tensão (2,2V por LED), ou seja, 57×2,2=125,4V.

Esse circuito fica top, vou fazer aqui em casa.

Os componentes serão 57 Leds e 4 doidos 1n4007.

Lembre-se que não estás falando de corrente continua estabilizada e sim corrente contínua pulsante..

No pico da tensão de 127 Volts a tensão da rede vai alcançar 127 Volts x 1,4142 (raiz de 2) que dá 180 Volts...

Ao colocar 57 leds esses 180 Volts se dividirão pelos 57 leds dando para cada led algo como 3,15 Volts e sem nenhum resistor para limitar a corrente. Se o led for desses de 2,2 Volts ele vai ficar, nesse momento, mais ou menos assim:

arregalado11.jpg

Esses 57 leds vão durar muito pouco, se não explodirem ao ligar... O bom é que quando um explode se abre o circuito...

Ligar leds sem resistor limitador é altamente não recomendável...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller

Se tu disse, deve de ser... Mas, que resistor tu recomenda pro garoto!?

Não deixar que a corrente no led supere os 40 mA jamais vai ser uma ótima ideia..

Portanto, se seus leds tiverem uma tensão característica de 2,2 Volts, todos eles somados vai dar 57 x 2,2 = 125 Volts, certo. O pico de tensão é de 180 Volts.. 180-125 = 55 Volts.. Coloque um resistor que não permita que a corrente suba desses 40 mA no pior caso..

Rmínimo  = 55/0,04 = 1.375 ohms. Coloque R = 1.500 ohms.

Potência dissipada nesse caso = V2 / R = 552 x 1.500  = 2 Watts aproximadamente

Única dúvida que me resta é se realmente esses leds tem um Vled de 2,2 Volts.. Pior mesmo que dimensionar tudo com folga e com segurança só mesmo usando dados errados dos componentes... Se forem leds brancos, de alto brilho, de 3,2Volts@20mA, que é como eu faria, mal vão acender, nem vai dar para perceber...

Fazer o dimensionamento correto e com dados confiáveis é a chave do sucesso...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Visto que é um pouco complicado ligar em 110ac, e eu não entendo muito, não seria melhor utilizar uma fonte de 12v como falei a cima?

A dúvida que fica é se os leds não vão ficar fracos

Compartilhar este post

Link para o post

Claro. Estas fontes 12V de câmera são baratas (pra você de graça pois já tem) e dizem que dá 1A. Neste caso você tem 12W pra distribuir entre os 57 leds que deve dar um brilho bem.. claro

E sim sua maneira de distribuir 3 leds x 1 resistor está correta. Leds em série. Supondo 3.2V cada

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, decidido então, vou pegar uma fonte que tenho aqui de 12v - 1.25A

A ideia geral vai ser a seguinte:
- 16 garrafas
- cada garrafa vai ter 2 leds brancos e dois leds azuis
- vão ser circuitos separados, ou liga branco ou liga azul

Vou precisar então:
- 32 leds brancos
- 32 leds azuis
- 32 resitores 270ohms, (2leds para cada resitors)

me confirmem se esté ok isso e proxima semana vou comprar os componentes, e conforme eu for fazendo vou postando fotos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eai pessoal,tranquilo?

Comecei o projeto, ja comprei os componentes e ja fiz uma parte

Segue a fotos dos leds brancos e dos leds azuis soldados nos fios

post-613828-0-93413900-1447017518_thumb.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Fonte reguladora:

http://www.osram.com.br/osram_br/produtos/tecnologia-led/fontes-de-alimentacao-eletronicas-para-modulos-led-e-reguladores/fonte-para-modulos-de-led-e-dimmers/index.jsp

Dá para desmontar da luminária e usar as lâmpadas (miolo), conecta na boca iluminando para dentro. Usa silicone para colar, caso caiba:

http://www.osram.com.br/osram_br/produtos/tecnologia-led/luminarias-de-led-para-uso-interno/downlight/ledvance-downlight-s/index.jsp

Essa é a pilha. É de colar. Não abri uma ainda para saber se dá para separar os módulos de LED:

http://www.osram.com.br/osram_br/produtos/tecnologia-led/luminarias-de-led-para-uso-interno/luminarias-a-pilha/dot-it/index.jsp

Sem críticas, por favor. É só uma de ideia de eletricista.... 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais