Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se a linha de 12v (que liga na VGA) da fonte não queimou?


Posts recomendados

Não encontrei problema similar no fórum.

 

Minha fonte é uma Seasonic S12II-520w Bronze 80 PLUS. 
 
Caiu água no meu PC e ele ligou acidentalmente queimando minha VGA.
 
O que já se sabe:
 
1. Foi colocada uma outra VGA no mesmo slot e o PC funcionou. Porém essa VGA não se conecta na fonte.
2. A minha VGA foi testada em outro computador e não ligou, logo conclui que está queimada de fato.
3. Uma segunda VGA foi testada na minha máquina, uma Radeon que se conecta à fonte. Não ligou, apresentando o mesmo problema.
 
Sobre a segunda placa, relatada no item 3, fui informado de que a placa estaria c/ defeito, mas que funcionava. O defeito seria artefatos (listras coloridas) na tela.
 
Fiquei um pouco confuso e estou desconfiado de que, além da minha VGA, a linha de 12V, dos cabos da fonte que ligam na placa de vídeo, também queimaram. Como posso saber de fato? Há um teste mais simples? Porque fica difícil arrumar uma VGA pra testar. E eu vou comprar uma nova VGA e isso faz toda a diferença (Se queimou os 12V, vou comprar uma GTX 750 TI, que não precisa ligar na fonte. Mas se tiver funcionando, eu queria comprar uma GTX 760)
 
Eu descobri que tenho em casa, cabos que ligam naqueles conectores padrão de 4 pinos da fonte e transformam em 6 pra poder ligar na VGA. Mas não pude testar em uma VGa que estivesse funcionando...poderia utilizar esses cabos como alternativa?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa mãe e o processador e muitos outros componentes usam o 12V,então não há como ter queimado o barramento se o pc ainda liga.

A placa mãe oferece alimentação para as placas de vídeo em 12V mesmo sem o cabo da fonte,é pelo slot PCI-E.Só se a fonte tem 2 barramentos 12V,e o que está ligado ao cabo PCI-E ficou absurdamente defeituoso,teste com um multimetro,tem que marcar 11.4V~12,6V,se passar deste limite,é bem danoso as peças.

O que você quer dizer "caiu agua",só na fonte?Muito improvável,se cair na placa de vídeo,dependendo da solução ela pode apresentar baixa resistência em 12V e queimar uma série de coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte só tem um barramento de 12v. É essa aqui:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-seasonic-s12ii-bronze-520-w/1935

 

Caiu água só na VGA...quer dizer então que pode de fato ter queimado os conectores que ligam a vga na fonte? =///

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hi-0ctane

 

Se a fonte só tem um barramento de 12V e funciona, a fonte não tem problemas..

 

Testar uma placa defeituosa no seu PC, não ajudou.. Teria de testar uma laca em perfeito funcionamento.. Acho que você perdeu só a VGA mesmo, mas seria melhor fazer um teste no seu PC, com oura placa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hi-0ctane

 

Se a fonte só tem um barramento de 12V e funciona, a fonte não tem problemas..

 

Testar uma placa defeituosa no seu PC, não ajudou.. Teria de testar uma laca em perfeito funcionamento.. Acho que você perdeu só a VGA mesmo, mas seria melhor fazer um teste no seu PC, com oura placa..

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!