Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte estou usando uma fonte 

modelo: wa-12m12fbdbaa

entrada: 100-240v ~, 50-60Hz

0.5 A MAX.

Saida: 12v - - - 1A

Nessa fonte estou ligando 6coolers de 12v 0.19a eles estão funcionando muito bem, to tentando fazer um suporte para o notebook, então ta funcionando 100% os 6 coolers.

Mais quero ligar 16leds normal(pequeno com uma perna pequena e outra maior).

Estou ligando as 16 em paralelo quer dizer negativo com positivo, dai liguei o primeiro na fonte e o ultimo também na fonte mais mesmo assim nao ligou nenhum led.

E possivel ligar os leds na fonte ou teria quer fazer outra coisa? Estava pensando em colocar resistor ou mesmo assim nao sera possivel ???

• Membro VIP
Postado

você esta ligando errado, certo e errado. Descrição errada: está ligando em série. Certo perna maior (anodo) com menor (catodo). Errado: não se deve ligar 16 em série pois ultrapassa seus 12V. Certo: ligue no máximo 3 em serie com um resistor chute 100R em cada pacotinho de série

Confusão? talvez não.

Postado

você esta ligando errado, certo e errado. Descrição errada: está ligando em série. Certo perna maior (anodo) com menor (catodo). Errado: não se deve ligar 16 em série pois ultrapassa seus 12V. Certo: ligue no máximo 3 em serie com um resistor chute 100R em cada pacotinho de série

Confusão? talvez não.

beleza vou fazer isso....mais quando eu ligar na fonte todos eles nao vai ter problema?

Postado

(já que estou por aqui...)

neste caso o (-) da fonte

Meus brother acabei de ligar 3 leds mais um resistor de 120ohms e os leds ligaram mais estão piscando o que seria?

Postado

Ou a fonte está oscilando, ou seus leds são pisca pisca.

nao sao pisca pisca....eu liguei um led mais um resistor de 470ohms e fico de boa agora 3 leds nao firma a luz...ela acende e depois fica claro e depois volta a ficar mais forte e depois fica mais fraca

Ou a fonte está oscilando, ou seus leds são pisca pisca.

Outra opção, a fonte é CA, o que não acredito.

a fonte e ca/cc

• Membro VIP
Postado

Talvez a fonte esteja com menos de 12V.

Qual é a cor do LED ?

Liga 2 em série com o resistor de 470R e informe o resultado.

Se funcionar, faça 8 séries de 2 com resistores acima de 470R. Creio que não quer um refletor, portanto não precisa aplicar corrente acima de 10mA e mesmo assim terá um bom brilho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Talvez a fonte esteja com menos de 12V.

Qual é a cor do LED ?

Liga 2 em série com o resistor de 470R e informe o resultado.

Se funcionar, faça 8 séries de 2 com resistores acima de 470R. Creio que não quer um refletor, portanto não precisa aplicar corrente acima de 10mA e mesmo assim terá um bom brilho.

-Ou não consiga fornecer o 1A. Desligue 1 ou 2 coolers pra teste

-Se for verde não pode usar. fala sério

-Tens multímetro? Se souber o que é e usar, coloque na escala 20V e meça nos terminais do led. Informe o resultado

-led de alto brilho acende bem com menos de 5mA. Chute resistor 1K marrom preto vermelho

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!