Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou cliente da Claro desde 2013 e sempre usei 3G (telefone e tablet). Nos locais em que uso a rede móvel, sempre tive conexão de razoável a boa, mas não posso dizer que chega a excelente.

Aliás, devo dizer que só escolhi a Claro após consultar vários colegas de trabalho, amigos, conhecidos e minhas mulher e filha (estas sempre usaram TIM). A maioria dos que usavam outras operadoras e os que usaram a Claro apontaram esta como a melhor conexão de todas, e isto me fez decidir por ela.

Na minha experiência geral com a conexão 3G da Claro constatei o seguinte:

- Quando aparece o ícone 3G na barra de notificações (Android) é o mesmo que zero. Ou seja, nada sai do lugar, páginas não carregam etc.

- Quando lá aparece o ícone H às vezes algumas coisas carregam, outras não.

- Só quando aparece o ícone H+ é que as coisas andam, às vezes devagar, às vezes mais rapidamente.

Diz que esse H+ identifica o tal Claro 3GMax – que para mim não passa de jogada de marketing, pois acho que o 3G "puro e simples", salvo informação em contrário, deveria funcionar sem precisar de "plus"...

Enfim, minha experiência com a conexão 3G da Claro merece no máximo uma nota 7, de 1 a 10.

Bom, mas o caso é que comprei recentemente um telefone que pega 4G, e agora preciso de relatos de experiência de usuários com a conexão 4G da Claro em relação a outras operadoras para me decidir.

Entrei em contato com a loja da Claro, me apresentaram um plano com um preço interessante, mas a questão mais importante é a velocidade da conexão. É muito superior à 3G, ou não é lá muita coisa diferente?

Grato desde agora por qualquer ajuda.

PS: antes que alguém perca tempo explicando, eu li a matéria "E", "G", "H", "H+" e "3G". O que estas siglas significam? antes de postar.

• 4 semanas depois...
Postado

Aonde você mora? Para que todos tenha um parâmetro de qualidade por localidade. Eu moro no rio de janeiro e testei a Claro no modo 3G (aparecendo o sinal H+) na época que usava Moto G com uma velocidade boa e num modem 4G que chegou +-10megas e a antena estava muito distante.

Agora estou na Tim com aquele antigo plano de 99Dilmas de 400min e 6gb tráfego e agora que estou usando o 4G que me surpreendeu bastante, se tratando da Tim espero de tudo.

post-506645-1448711278,5263_thumb.pngpost-506645-1448711294,2426_thumb.png

Procure saber aonde e qual a distância da antena da Claro da sua região, pra isso tem vários aplicativos que mostram aonde ficam as as antenas. Se a sua região tive cobertura 4G, ótimo!! Use!! Vale a pena.

Postado

Brviana, moro em Manaus (AM). Como eu disse antes, o que eu quero saber em primeiro lugar é se há uma diferença notável entre as velocidades das conexões 3G e 4G.

Antes de postar aqui, eu havia lido esse artigo de 5/11/2013 no site identificado ao fim do link: 3G vs. 4G: What's the difference? | Digital Trends

Aí se diz (tradução livre minha):

Para se anunciar como 3G, uma rede precisa atender um conjunto de padrões técnicos de velocidade e confiabilidade, e deve oferecer um pico de taxas de transferência de dados de no mínimo 200 kilobits por segundo. (...) as redes 3G de hoje podem situar suas taxas desde 200 kbps até dúzias de vezes mais rápidas que isto.

Para se anunciar como 4G, uma rede deve oferecer um pico de taxas de transferência de dados de no mínimo 100 megabits por segundo para comunicação de alta mobilidade (usuários em carros, trens etc.) e de pelo menos 1 gigabit por segundo para comunicação de baixa mobilidade (pedestres e usuários estacionários). Mas as redes 4G não são iguais – elas existem em uma variedade de configurações, sendo algumas mais rápidas e mais amplamente implantadas que outras. As implantações mais comuns são LTE, WiMAX e HSPA+, mas LTE é sem dúvida a mais largamente utilizada pelas operadoras do EUA.

Pois então, essa matéria trata de redes nos EUA, e minha preocupação é com o cenário brasileiro. Infelizmente, aqui as operadoras costumam seguir aquela linha da famigerada "Lei de Gérson" e querem levar vantagem em cima dos clientes...

O site da Claro, especialmente quando entro na área Minha Claro, é muito confuso, difícil de usar, pesquisar etc. Mas mesmo que eu me dispusesse a caçar por lá dados técnicos, contratos etc., é muito provável que não encontrasse, tão ruim que é o site.

Por isso que preciso que alguém com experiência especificamente com o 4G da Claro me dê alguma luz.

Postado

Brviana, moro em Manaus (AM). Como eu disse antes, o que eu quero saber em primeiro lugar é se há uma diferença notável entre as velocidades das conexões 3G e 4G.

Antes de postar aqui, eu havia lido esse artigo de 5/11/2013 no site identificado ao fim do link: 3G vs. 4G: What's the difference? | Digital Trends

Aí se diz (tradução livre minha):

Pois então, essa matéria trata de redes nos EUA, e minha preocupação é com o cenário brasileiro. Infelizmente, aqui as operadoras costumam seguir aquela linha da famigerada "Lei de Gérson" e querem levar vantagem em cima dos clientes...

O site da Claro, especialmente quando entro na área Minha Claro, é muito confuso, difícil de usar, pesquisar etc. Mas mesmo que eu me dispusesse a caçar por lá dados técnicos, contratos etc., é muito provável que não encontrasse, tão ruim que é o site.

Por isso que preciso que alguém com experiência especificamente com o 4G da Claro me dê alguma luz.

Sim, tem uma grande diferença entre 3G e 4G de velocidades e qualidade de sinal. Agora que estou degustando o 4G fico pensando "porque só agora estou usando o 4G!!". Como você informou que mora em Manaus, daqui a pouco vão aparecer pessoas que moram aí dando opiniões sobre a qualidade do sinal e velocidade.

Faz um teste com a claro arrume um chip pré pago e teste o quanto de sinal 4G existe na sua região, caso seja positivo, faça medição de velocidade usando o app speedtest, então obterá a sua resposta. Sobre os serviço para o cliente do site da Claro, infelizmente, na minha opinião, todas as operadoras são assim.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!