Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe compatível?


Gabriel Neves
Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Olá, estou querendo fazer alguns upgrades no meu computador, porém estou com dúvidas de compatibilidade,
Atualmente meu computador é esse:

Placa de vídeo: 9500GT
Processador: Intel Core 2 Duo E8400 3.00Ghz
Placa mãe: VS-G31T-M
Memória Ram: 2GB (antes era 2 pentes de 2GB que formava 4GB, porém 1 pente queimou)

O primeiro Upgrade que eu tenho em mente é a Placa Mãe, por ser ddr2 ela não suporta muitas melhorias, e é bem antiga, eu estou pensando em substituí-la por essa placa mãe: "ASRock / H81M-HG4"
Ela tem suporte até para I7, possui geração ddr3 e capacidade para 16gb de ram.
Porém eu não sei se essa placa mãe será compatível com o meu atual processador e placa de vídeo, então gostaria da ajuda de vocês, quem puder tirar essa minha dúvida ficarei extremamente grato.

link da placa mãe: http://boadica.com.br/produtos/f1282/119178.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

A H81M-HG4 não é compatível com o seu processador e memória.

 

Seu processador possui socket 775 e a H81M o socket é 1150 (O socket do processador e da placa mãe devem ser o mesmo para que sejam compatíveis)
A placa mãe suporta memória DDR3 e as suas memórias são DDR2. (O encaixe da memória DDR3 é diferente da DDR2)

Agora quanto a placa de vídeo você consegue mantê-la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

A H81M-HG4 não é compatível com o seu processador e memória.

 

Seu processador possui socket 775 e a H81M o socket é 1150 (O socket do processador e da placa mãe devem ser o mesmo para que sejam compatíveis)

A placa mãe suporta memória DDR3 e as suas memórias são DDR2. (O encaixe da memória DDR3 é diferente da DDR2)

Agora quanto a placa de vídeo você consegue mantê-la.

Vish, tem alguma placa mãe parecida com essa que eu citei compatível com socket 775?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Vish, tem alguma placa mãe parecida com essa que eu citei compatível com socket 775?

Por ser um socket tão antigo você não consegue encontrar placas mãe com ele à venda nas lojas. Olhei na Kabum e Pichau e nenhuma delas tem. Mesmo que você encontrasse, você não iria poder mudar muita coisa porque ainda estaria preso à DDR2, mesma faixa de processadores, etc.

 

Talvez seja hora de trocar quase tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ser um socket tão antigo você não consegue encontrar placas mãe com ele à venda nas lojas. Olhei na Kabum e Pichau e nenhuma delas tem. Mesmo que você encontrasse, você não iria poder mudar muita coisa porque ainda estaria preso à DDR2, mesma faixa de processadores, etc.

 

Talvez seja hora de trocar quase tudo.

Hm, ok, vou tentar fazer um upgrade geral então, valeu pela ajuda ai amigo.

Por ser um socket tão antigo você não consegue encontrar placas mãe com ele à venda nas lojas. Olhei na Kabum e Pichau e nenhuma delas tem. Mesmo que você encontrasse, você não iria poder mudar muita coisa porque ainda estaria preso à DDR2, mesma faixa de processadores, etc.

 

Talvez seja hora de trocar quase tudo.

Amigo, dei uma pesquisada aqui na internet e escolhi alguns componentes que foram do meu agrado, porém gostaria da sua opinião sobre eles

 

Placa mãe: ASRock / AM1B-MH - geração ddr3   -   http://boadica.com.br/produtos/f1282/132662.html

Processador: AMD / Athlon 5150 - quad core processamento de 1.6 ghz    -  http://boadica.com.br/produtos/f5/121518.html

 

O processador não é top, mas parece ser bom para as funções que utilizo no meu computador, pelo que eu vi eles são compatíveis, optei por componentes para AMD devido ao preço ser mais acessível do que os da Intel que andam meio "salgados"

 

também estou aberto para sugestões,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este upgrade que você postou, não vale a pena é bem melhor ficar com seu atual pc que terá mais desempenho, procure os A8 da Amd se achar com preço baixo já vale a pena...

Mas o meu pc atual possui tecnologia mt antiga, placa mãe é ddr2 e está com 1 slot de memória queimado, impossibilitando de ter + de 2 gb de ram, o processador possui socket 775 antigo como o grievous citou, então fica impossível por uma placa mãe que aguente qualquer coisa boa sendo a que está, então não vejo porque o upgrade não vale a pena.

 

Pesquisei sobre processadores A8 da AMD e vi que estão com um preço bem alto, cerca de 600 reais e isso é um processador top de linha, eu não estou a procura de nada top de linha, apenas intermediário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o meu pc atual possui tecnologia mt antiga, placa mãe é ddr2 e está com 1 slot de memória queimado, impossibilitando de ter + de 2 gb de ram, o processador possui socket 775 antigo como o grievous citou, então fica impossível por uma placa mãe que aguente qualquer coisa boa sendo a que está, então não vejo porque o upgrade não vale a pena.

 

Pesquisei sobre processadores A8 da AMD e vi que estão com um preço bem alto, cerca de 600 reais e isso é um processador top de linha, eu não estou a procura de nada top de linha, apenas intermediário.

Como o rafalapinha disse não vale a pena trocar pelo Athlon 5150 porque ele não será melhor, talvez seja até pior. A linha de processadores AM1 da AMD, possui socket próprio diferente dos outros modelos da AMD, é focada em baixo consumo de energia e todos eles consomem no máximo 25W de potência. São processadores indicados para navegar na internet, rodar vídeos fullhd e jogos muito antigos ou muito leves.

Logo se você comprasse um agora e futuramente quisesse um mais potente você não iria encontrar devido ao propósito da linha ser de baixo consumo de energia.

Talvez trocar para Intel e pegar um Pentium G3250 ou inferior. Assim você ficaria com socket 1150 que é o mais atual da intel permitindo upgrade futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o rafalapinha disse não vale a pena trocar pelo Athlon 5150 porque ele não será melhor, talvez seja até pior. A linha de processadores AM1 da AMD, possui socket próprio diferente dos outros modelos da AMD, é focada em baixo consumo de energia e todos eles consomem no máximo 25W de potência. São processadores indicados para navegar na internet, rodar vídeos fullhd e jogos muito antigos ou muito leves.

Logo se você comprasse um agora e futuramente quisesse um mais potente você não iria encontrar devido ao propósito da linha ser de baixo consumo de energia.

Talvez trocar para Intel e pegar um Pentium G3250 ou inferior. Assim você ficaria com socket 1150 que é o mais atual da intel permitindo upgrade futuro.

 

Mas o desempenho de um processador não é medido em Ghz e núcleos?

 

Este Athlon 5150 possui 1.6Ghz porém é quad core, tornando assim 4 núcleos de 1.6Ghz que resulta em 6.4Ghz ao total, meu processador atual é Dual Core com 3.00Ghz que resulta em 6.00Ghz no total seguindo essa lógica o Athlon não seria superior ao meu atual Dual Core da Intel?

 

Já vi vídeos de pessoas usando o meu processador atual da Intel Dual Core com uma placa de vídeo GTX 550 rodando Battlefield 3 quase no full com mais de 30 fps então se esse processador fosse igual ou um pouco superior ao meu atual Dual Core da Intel eu já estaria satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o desempenho de um processador não é medido em Ghz e núcleos?

 

Este Athlon 5150 possui 1.6Ghz porém é quad core, tornando assim 4 núcleos de 1.6Ghz que resulta em 6.4Ghz ao total, meu processador atual é Dual Core com 3.00Ghz que resulta em 6.00Ghz no total seguindo essa lógica o Athlon não seria superior ao meu atual Dual Core da Intel?

 

Já vi vídeos de pessoas usando o meu processador atual da Intel Dual Core com uma placa de vídeo GTX 550 rodando Battlefield 3 quase no full com mais de 30 fps então se esse processador fosse igual ou um pouco superior ao meu atual Dual Core da Intel eu já estaria satisfeito.

Infelizmente as coisas não são tão simples assim, existe muito mais complexidade em cima dos processadores do que frequência e quantidade de núcleos.

A frequência não é multiplicada pela quantidade de núcleos, não é assim que funciona. Se você tem 1 carro que corre a 100km/h, com 2 carros você não irá correr a 200km/h.

Nos links a seguir você poderá ver que o E8400 é mais potente que o Athlon 5150.

http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core2-Duo-E8400-vs-AMD-Athlon-5150

http://www.game-debate.com/cpu/index.php?pid=2052&pid2=15&compare=athlon-5150-vs-core-2-duo-e8400-3-0ghz

http://www.pc-specs.com/cpu/comparison-versus/2052/15/athlon-5150-vs-core-2-duo-e8400-3-0ghz

Por fim, Battlefield 3 foi lançado em 2011 é um jogo "antigo" e se você quiser rodar algum jogo mais atual terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente as coisas não são tão simples assim, existe muito mais complexidade em cima dos processadores do que frequência e quantidade de núcleos.

A frequência não é multiplicada pela quantidade de núcleos, não é assim que funciona. Se você tem 1 carro que corre a 100km/h, com 2 carros você não irá correr a 200km/h.

Nos links a seguir você poderá ver que o E8400 é mais potente que o Athlon 5150.

http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core2-Duo-E8400-vs-AMD-Athlon-5150

http://www.game-debate.com/cpu/index.php?pid=2052&pid2=15&compare=athlon-5150-vs-core-2-duo-e8400-3-0ghz

http://www.pc-specs.com/cpu/comparison-versus/2052/15/athlon-5150-vs-core-2-duo-e8400-3-0ghz

Por fim, Battlefield 3 foi lançado em 2011 é um jogo "antigo" e se você quiser rodar algum jogo mais atual terá problemas.

 

Em questão do Battlefield 3 por mais que o jogo tenha sido lançado em 2011 ele possui gráficos extremamente bons, comparado com o Battlefield 4 ele não fica muito atrás não.. então eu o considero um excelente game, e um pc que suporte tal game pra mim já é o suficiente, como disse acima não estou a procura de componentes "tops de linha" mas sim intermediário.

 

Em relação ao processador que você indicou acima ele até que não está tão caro, encontrei alguns na faixa de 300~400 mas para isso eu teria que comprar uma placa mãe pra intel que também tem um valor mais elevado, você teria alguma sugestão de processador da amd que em termos de qualidade seja parecido com o Pentium G3250 ou você acha que não vale a pena mesmo pegar um da AMD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!