Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@RS Faria

Agora fiquei preocupado...será que meu processador está com algum problema?

A minha memória é a do meio, a Vengeance.

@Deodex

Eu não sabia que podia ser instalado assim, pois, não vi nada desse tipo. rs

Se não houver problema, aí já posso começar a pensar mais seriamente no air cooler.

Será que faço um teste aplicando uma nova pasta térmica?

Qual pasta vocês indicam?

Postado

Amigo, não há problema nenhum tanto que o próprio forum fez um tópico onde com o cooler na vertical o desempenho foi até melhor que na horizontal(link abaixo) :

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-e-a-melhor-posicao-para-instalar-um-cooler-tipo-torre/2891/4

Então sugiro comprar um bom air cooler como os EVGA, Xigmatek Dark Knight, Hyper T4,  Akasa Venom Vodoo. e instalar ele na vertical e não vai ter problema nenhum :P

T4diag_with_webj(2).jpg

Postado

Fokas, eu tive um problema semelhante ao seu. Meu processador ficava com temperaturas normais, até a hora de jogar. Mas no caso utilizo um FX 8350.

Coloquei um CM 212x. A mudança foi drastica, meu processador atingiu no máximo até agora 52º jogando BF4.

Eu não sei a altura exata da minha memória, mas o espaço entre ela e o cooler é mais de um dedo.

IMG_0779.JPG?1446676950

Postado

Amigo, não há problema nenhum tanto que o próprio forum fez um tópico onde com o cooler na vertical o desempenho foi até melhor que na horizontal(link abaixo) :

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-e-a-melhor-posicao-para-instalar-um-cooler-tipo-torre/2891/4

Então sugiro comprar um bom air cooler como os EVGA, Xigmatek Dark Knight, Hyper T4,  Akasa Venom Vodoo. e instalar ele na vertical e não vai ter problema nenhum :P

T4diag_with_webj(2).jpg

Vai matar dois slots de RAM, invés de um... A RAM dele é muito alta pra isso..

Postado

@RS Faria Verdade agora que notei o tipo de ram dele... ele pode usar um air cooler mais compacto com o TX3 Evo(segue imagem dele junto as memorias ram) :

92b700e43246a79d58934606dd652a3d_1361408

ou um Watercooler como um seidon 120 se quiser um mais barato. ou um H80 ~ H100i se quiser algo mais potente.

Postado

Vou fazer um teste com a pasta térmica.

Podem me indicar uma boa?

Quero ver como ficará essa temperatura.

Pelo visto, por conta do tipo de memória que estou usando, terei problemas com o aircooler...

Antes de pensar na grana para um watercooler...quero testar uma nova pasta.

Postado

Vou fazer um teste com a pasta térmica.

Podem me indicar uma boa?

http://www.kabum.com.br/produto/27564/pasta-termica-arctic-silver-5-35g-asa535rt

Mas a pasta térmica sozinha não faz milagres, ela é apenas para conduzir calor do processador para o cooler.

Do cooler o calor tem que ser dissipado, por isso o cooler precisa ter uma área de dissipação relativamente grande.

E tem que ser dissipado logo, senão o cooler vai esquentando aos poucos e atinge uma temperatura alta demais.

Para o calor sair logo do cooler precisa haver boa circulação de ar, ou seja bastante ar frio entrando e bastante ar quente saindo.

Postado

Com este tópico, acabei lendo muito mais sobre refrigeração de PC...rs

Realmente, a pasta térmica não faz milagre sozinha, mas, uma boa pasta faz diferença. Obrigado pela dica!

Vi mutias pessoas com dúvidas do tipo "é obrigatório o uso da pasta?"

Queria testar uma boa pasta para ver o comportamento do meu cooler stock e do processador.

O que me assustou foi o pico de 100ºc no meio do jogo que é totalmente dependente de processador.

Vou ser honesto...tenho o dinheiro para investir em um Corsair H100i. Porém, quero estudar bem os componentes e seu "custo x benefício" antes da compra.

Já entendi algumas coisas:

1- um bom cooler, responderá melhor com uma boa pasta.

2- um bom air cooler tem desempenho igual (ou melhor em alguns casos) que water cooler de entrada.

3- um water cooler top de linha vai segurar muito bem a temperatura de um processador sem overclock, evitando variações de temperatura muito grandes. Essa é sua grande vantagem, ou seja, capacidade de manter um nível mais constante de temperatura.

Como falamos logo no começo do tópico...o investimento é alto em processador. Logo, se pudermos mantê-lo o mais frio possível, é melhor!

Mais uma vez, obrigado pela dica da pasta!

Postado

Amigo, sei que o gaia que você mencionou é a versão 02 mas encontrei um review daqui mesmo do fórum e ele não é um cooler muito bom pelo preço : https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-xigmatek-gaia/2394

Sugiro algum outro, ja tentou fazer essa mesma pergunta a loja, só que com algum dos coolers que mencionei ? e sobre a pasta termica, geralmente os coolers vem com uma pasta termica que já é bem melhor que as pastas comuns de silicone. porém uma pasta termica barata(cerca de R$50,00 no Mercado Livre) e com um ótimo desempenho é a Artic Silver 5 ela é super recomendada. outra também é a Artic MX4 (60~70,00 no Mercado Livre) que também é muito boa.

Postado

@Deodex

Perguntei inicialmente sobre o Dark Knight e nada feito! Não cabe por conta da altura das minhas memórias.O dissipador delas é bem alto mesmo...

No momento, na loja em questão, a oferta de coolers está baixa.

Fora estes Xigmatek, somente Corsair H80i...

Analisando o H80i, a vantagem seria o fato de eu poder usá-lo e ainda adicionar um fan de 140mm no topo do gabinete.

Postado

@Wal SJC , @RS Faria , @Deodex

Troquei a pasta térmica.

Segui a dica do tópico e comprei uma Arctic Silver 5.

Apliquei conforme instruções do fabricante: Uma linha de 1mm de largura, de ponta a ponta, no centro do processador.

A temperatura mínima não mudou muita coisa...estava em 32ºC quando liguei o PC e ficou nisso...com picos de 40ºC.

Agora veio a melhora...

No Flight Simulator a temperatura máxima foi um pico de uns 2 segundos em 82ºC...no mais, não passou dos 70ºC. 

São 30ºC a menos em relação ao que estava tendo!

No Street Fighter não passou dos 55ºC. Não houve pico de temperatura alta como estava acontecendo...cheguei a picos de 75ºC.

Posso afirmar que a redução, então, foi de 20ºC.

Ainda assim trocarei o cooler...se a pasta já apresentou esse ótimo resultado, com um bom cooler a coisa deve ficar jóia! 

Postado

Achei um aircooler que acho que servirá!

O Noctua NH D15S.

Ele possui uma altura diferenciada para ser compatível com RAM mais alta.

O problema é que apenas uma loja no Brasil fornece e a previsão de chegada é para 04 de dezembro...sem chance de prmoçãozinha de black friday! rs

Postado

Pode crer, então vai com o cooler que melhor se encaixar na sua maquina e não haverão problemas. Mas se tiver algum cooler específico em mente posta ai, talvez a gente possa dar algumas sugestões

De fato sem black friday for you kkk, mas só a pasta termica já deu um bom adianto. e esse noctua é bem recomendado pela galera

Postado

Pelos reviews e testes que estou vendo desse Noctua...ele tem um resultado quase igual ao Corsair H100i GTX!

Pesando prós e contras...

1- Noctua D15S é mais barato e cabe. Ele vem com um design diferenciado justamente para se acomodar em PMs menores e mais apertadas. O grande diferencial é a compatibilidade com RAMs mais altas, como a minha.

2- Com o noctua, continuo com espaço no topo do gabinete para outros FANS...no meu caso, 3x120m ou 2x140mm.

3- O Water Cooler é muito econômico em espaço. Não há o que discutir. Visual mais limpo e mais discreto.

A manutenção desses watercoolers da Corsair, pelo que li é nula. Ou seja, nesse ponto, se compara com o AirCooler. Mas...não acredito piamente nisso! Ainda mais pensando em física e mecânica...rs

4- O watercooler permite a montagem na opção push/pull...o que gera uma ganho muito bom em resfriamento. Se eu pegar um watercooler com radiador simples, posso montar o push/pull na traseira do meu gabinete. Aproveito o fan da traseira (140mm) no teto e compro mais um de 140mm. 

Enfim...muitas opções! rs

E...muita dúvida! rs

Postado

Achei um aircooler que acho que servirá!

O Noctua NH D15S.

Ele possui uma altura diferenciada para ser compatível com RAM mais alta.

O problema é que apenas uma loja no Brasil fornece e a previsão de chegada é para 04 de dezembro...sem chance de prmoçãozinha de black friday! rs

Eu acho meio exagerado, esse cooler custa 100 dólares na Newegg, aqui deve estar próximo de R$ 500,00.

Na WAZ tem um parecido, um pouco menor, é o NH D14(SE2001), por R$ 352,00.

http://www.waz.com.br/product/cooler-p--processador/102941/cooler-p--processador-(cpu)-noctua-nhd14-(se2011)?gclid=CN33jqLzrMkCFUMXHwodk-8Oiw

Esquece... esse não é polivalente, só serve em um tipo de socket e não é o seu...

Postado

Bom...boletei um Corsair H80i GT.

Estudei muito a medida dos Noctua (e outros coolers)...meu problema de espaço vem da combinação de dois fatores: MOBO pequena + RAM muito alta.

Enfim...lição aprendida para o futuro upgrade daqui alguns anos.

O Noctua D15s, provavelmente, servirá no meu PC...porém, o preço é o mesmo do Corsair H80i GT.

Além disso...embora seja uma "joia", é um enorme trambolho! rs 

Ficará bem apertado...

O rendimento dele em relação ao H80i GT é praticamente igual.

Gostaria da consideração dos amigos, mas...acho que fecharei no H80i GT.

Que acham?

Postado

Eu acho que você está bem servido de cooler por vários anos, com certeza não terá mais problemas com isso.

E optou por um modelo que se adapta bem ao seu gabinete.

Boa sorte e bons jogos com ele!

Postado

Fala pessoal!

Vim atualizar o tópico...

Mudei completamente a solução escolhida!!!  :P

Explico:

Inicialmente, após ler muitos reviews, muitas comparações e, de certa forma, estudar alguma coisa sobre resfriamento, entendi algumas coisas:

1- Com sistemas tradicionais de resfriamento, um CPU normal (sem overclock) também não ficará abaixo de um determinado padrão de temperatura, independente do cooler.

A diferença fica entre um cooler top e um cooler de entrada. 

Usando coolers considerados "top de linha", as temperaturas praticamente empatam, sofrendo pequenas variações conforme temperatura ambiente, gabinete, fans usados no gabinete.

2- O nível de ruído varia muito e nos water coolers, de forma geral, é mais intenso. Quando em "full RPM" não tem nem como comparar.

Bons air coolers mantém um nível de ruído na casa dos 30 decibéis, mesmo em "full RPM".

3- Conforme o "item 1" um cooler voltado para overclock, quando usado em situação "stock", não vai manter o CPU muito mais frio do que um cooler também top, porém, não voltado para overclock. 

Nos reviews as diferenças em idle não passam de 5ºC entre o "1º colocado" e o, digamos, "5º colocado".

Em full load, um cooler top (voltado para overclock) está mantendo CPUs em stock em uma média de até 10º mais frio que um cooler também top, não voltado para overclock.

Em todos os testes que vi, isso significa algo em torno de 40ºC contra até 55ºC. 

Podemos considerar que temperaturas abaixo de 60ºC em full load são ótimas!

Enfim...

Foquei, novamente, no quesito compatibilidade e instalação.

O WaterCooler é a solução mais fácil para quem tem gabinete com espaço.

O Air Cooler já possui dependência, também, da placa mãe e da RAM.

Descobri que minha memória RAM (Corsair Vengeance) é uma grande inimiga de air coolers! rs

Porém...considerando as questões de desempenho/ custo x benefício / compatibilidade / instalação, optei pelo Noctua NH U12s

http://www.waz.com.br/cooler-cpu-noctua-nh-u12s.html

Li vários reviews, muitas comparações e esse cooler, para um i7 travado para overclock será um salto de mais de 100% em relação ao cooler stock.

Esse cooler usa um radiador mais estreito e não vai interferir com minhas memórias e nem com slots e outros detalhes da minha placa mãe!

Usar algo acima disso, seria um provável desperdício de capacidade de um cooler mais forte. Um Noctua D15/Corsair H100i GT, em idle em processadores sem over, mantém a mesma temperatura (a diferença é de até 2º) e em full load esse Noctua mantém a temperatura em um nível bem seguro.

A performance desse cooler é praticamente a mesma de coolers top de linha, voltados para overclock, quando em situação normal!

Além disso, está pela metade do preço do Corsair H80i GT, com praticamente o mesmo desempenho e muito menos ruído!

Aí entra outra coisa...

Eu uso esse PC para gravações. Tenho bons microfones condensadores e eles são muito sensíveis. Ruído aqui me gera um problemão nas gravações...

Com a diferença de preço entre esse Noctua e o Corsair, poderei comprar dois Fans de 140mm para o topo do gabinete e mais um de 120mm para a parte inferior.

Enfim...desculpem o post longo. Quando eu receber o cooler posto as impressões.

Minha outra dúvida...se puderem me ajudar...

Compensa instalar um controlador de fan?

Valeu galera!

Postado

Porém...considerando as questões de desempenho/ custo x benefício / compatibilidade / instalação, optei pelo Noctua NH U12s

http://www.waz.com.br/cooler-cpu-noctua-nh-u12s.html

Li vários reviews, muitas comparações e esse cooler, para um i7 travado para overclock será um salto de mais de 100% em relação ao cooler stock.

Esse cooler usa um radiador mais estreito e não vai interferir com minhas memórias e nem com slots e outros detalhes da minha placa mãe!

No olhômetro, tem o mesmo tamanho do meu Hyper T4..  :mellow:

Postado

No olhômetro, tem o mesmo tamanho do meu Hyper T4..  :mellow:

Eu me guiei pelas tabelas no site da Noctua. 

Lá, eles informam ser totalmente compatível com o meu modelo de placa mãe e com qualquer memória.

Agora, vou lhe confessar que é provável que outros coolers também sejam compatíveis, porém, não achei informação segura o suficiente para arriscar a compra.

Nesse caso da Noctua, pela informação do site deles, o vendedor fica vinculado. Se não for possível a instalação, posso devolver o produto!  ;)

Além disso, entrei em contato com a loja na semana passada e me informaram que não era possível fazer a verificação...que eu deveria me guiar pelas informações da própria Noctua.

PS: Que novela a compra desse cooler...rs

Postado

Pessoal,

Acabei de instalar o cooler, o Noctua NH U12s.

:D

Ótimos resultados. Realmente, cumpriu o que eu li em todos os reviews.

Vamos às considerações iniciais:

1- É produto que dá gosto de comprar. A embalagem é muito bem feita e já passa a sensação de "produto bom".

2- O tamanho foi correto para minha configuração. Um cooler um pouco mais "largo" cobriria o primeiro slot de ram e precisaria ser muito alto para ficar por cima das minhas memórias. O Noctua NH D15s possui essa característica.

3- A qualidade das peças é muito boa. Nada de plástico e os parafusos são bons! O kit ainda traz uma chave de fenda de "brinde". A instalação beira o infantil de tão fácil.

Após uma hora de testes:

1- O nível de ruído é "quase inexistente". Mesmo com o CPU em full load, não se ouve o fan. Muito mais silencioso que os fans da Corsair que possuo no gabinete. Cheguei a abrir o gabinete para verificar se estava rodando (esqueci de verificar no programa a rotação! rs)

2- Temperatura em "idle" na casa de 30ºC. O "full load" não passou de 60ºC.

3- Não usei a pasta térmica da Noctua. Continuei usando a Arctic Silver 5 que comprei. Li vários testes e esta pasta é uma das melhores ainda disponíveis no mercado. Ela é bem superior a pasta da Noctua.

Considerações finais:

1- Paguei R$ 239 no cooler, mais R$ 30 na pasta térmica. No inicio do tópico relatei temperaturas de 100ºc rodando Flight Simulator.

Deixei o jogo rodando...e não passou dos 50ºc. 

Uma redução de 50ºc por um custo de R$ 270 está excelente!  :)

2- A pasta térmica no cooler stock, mostrou melhores resultados após 4, 5 dias de uso do PC. Se isto se repetir com o Noctua, postarei aqui.

3- Ruído "inexistente". Os reviews que li, mostram que esse fan que acompanha o cooler possui melhor eficiência no fluxo de ar e no nível de ruído que quase todos os fans do mercado. São caros? Bom...custam cerca de R$ 30 a mais que fans da Corsair.

Estou pensando seriamente em trocar todos os fans do gabinete...

São feios? Questão de gosto. Não me incomodo com a estética deles. Porém, o pessoal que curte leds e cores mais chamativas, vai odiar o "marrom/bege" do Noctua. A empresa realmente poderia investir mais em estética...

4- Para um fan de 120mm e um cooler com radiador único, o resultado é bastante impressionante. Acredito que melhorando ainda mais a refrigeração do gabinete, os resultados melhorem um pouco.

Lembrando que, nos reviews, a adição de um segundo fan ao cooler trouxe resultados de apenas 1ºc a 2ºc de melhora...pelo preço do fan, temos uma relação de R$ 50/1ºc. Não compensa...

Porém, não tenho dados sobre como ficaria com mais fans dentro do gabinete...

É isso pessoal.

Agradeço muito a todos pela ajuda. Aprendi bastante coisa nas duas últimas semanas sobre refrigeração de PCs. rs

O custo benefício foi ótimo.

Eu ia gastar mais que o dobro em um WaterCooler e os resultados não compensariam a diferença de investimento.

Um PC em full load, na casa dos 60ºC está em segurança.

Gastei menos (menos da metade), o cooler não é notado (ruído quase próximo ao 0) e a temperatura caiu cerca de 50ºc em relação ao "full load" anterior.

Valeu!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...