Ir ao conteúdo

Funcionamento do Circuito Integrado ACS712

Ir à solução Resolvido por Francisco Mesquita,

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal!!! estou com dificuldades em entender o modo de funcionamento, deste circuito integrado ACS712 que é um conversor de corrente( Sensor de corrente), pretendo usar em um projecto, para ter o valor de corrente em valores decimal......

Agradecia muito se alguém do grupo me ajudadesse a entender o modo de funcionamento... post-723058-0-42521800-1448377791.jpg

Postado

Eu não conheço esse circuito integrado, mas como voce falou que não entende o "modo de funcionamento", o que eu posso dizer é que a maioria dos circuitos de medição de corrente se baseiam no Efeito Hall.

Acredito que a corrente passe por um condutor com resistência calibrada, crie uma diferença de potencial proporcional à corrente e essa diferença de potencial é medida, interpretada pelo circuito integrado e traduzida em uma indicação de corrente.

Os detalhes de como o circuito integrado faria essa operação, eu não sei.

Postado

@Francisco Mesquita,

Simples :

Precisa saber se o seu modelo é para medir correntes unidirecionais ou bi-direcionais.

O que é muito mais comum no caso de módulos é que sejam bi-direcionais. Neste caso, a saída do sensor tem um valor de 2,5 Volts quando não existe nenhuma corrente circulando no sensor, e essa saida pode variar até 0 volts ou 5 volts, conforme o sentido e amplitude da corrente.

Se , por exemplo, seu sensor é de 20A, e voce estiver medindo corrente AC, quando o pico dessa corrente tiver , por exemplo, 10A, voce vai medir uma tensão de 3,75 V ou de 1,25 V, dependendo do sentido da corrente.  Se a corrente atingir os 20A, vai ter na saída 5V ou 0V !

É bem simples de se usar, mas lembre sempre que ele apresenta na saida uma tensão que é proporcional à corrente AC na entrada do sensor.

Paulo

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...