Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá será que alguém pode me ajudar em um circuito que seja uma chave on/off que ligue e desligue de acordo com um circuito que controle há uma frequência de saída variada, regulada por um potenciômetro por exemplo.  Vai ser ligado a um eletroímã, preciso que ligue e desligue de acordo com a regulagem do potenciômetro.

+ (positivo)  --------------------- / (chave) ------------------------/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/ (bobina) -------------------- (-) negativo

Vai trabalhar com tensões de 12 v a 2 amperes ou mais.

• Membro VIP
Postado

Pode usar um tone decoder LM567 com um oscilador de potência.

A frequência do oscilador entra no 567 e quando "bater" com a frequência desejada um relê é armado e liga a bobina.

Obs: Pra entrar no 567 o sinal deve ser atenuado para um valor apropriado para o mesmo.

http://socircuitos.blogspot.com.br/2014/07/detetor-de-tom-com-o-integrado-lm567.html

http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/lm567c.pdf

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Melhor desenhar seu circuito pra confirmar que a entrada da sua "caixa preta" é frequencia mesmo. Tive um pouco de dúvida. Mas se for, a solução do amigo chico é a ideal. Só pra constar, esta tarefa pode ser feita com relativa facilidade por um mc. Eis seu 1º motivo para cogitares contatá-lo...

Postado

Isadora vou mandar o esquema da "caixa preta" que imaginei pensando em montar um inversor mais simples usando o principio de faraday de indução. veja esse video que explica o principio https://www.youtube.com/watch?v=NyRP9TVMld0 , quando ligamos uma tensão em uma parte da bobina gera corrente + em um momento na outra ponta e quando removemos a tensão gera corrente -, então pensei se seria possível usando uma chave para ligar e desligar varias vezes por segundo, poderíamos criar um inversor de modo mais simples e eficiente.  

o que acham?

esquema inversor.jpg

• Membro VIP
Postado

é... I... sua descrição da problemática no 1º post realmente está confusa...(minha bola de cristal ainda dá sinal de vida kk)
é... II ... você não deve conseguir mais eficiencia do que um inversor comercial
é... III ... sim você consegue simplificar. "basta" aplicar onda 12V 60Hz no secundário e colher 127 no primário.

Me fez lembrar I: há muitos anos fiz um inversor com lm3524 beeemmm parecido com este. Não tinha a realimentação
http://www.camotruck.net/rollins//electronics/DM2_power.png
Era um trafo 12+12 e claro, calculei RT CT para 60Hz. Me lembro de alimentar uma tv p&b com bateria.. saudade...
Me fez lembrar II: há muitos anos, ouvi dizer que um amigo so asm51.eng.br disse que fez um inversor apenas com trafo e 2n3055. Teoricamente era um circuito autooscilante usando a propria indutância do trafo e alguns R e C. Este sim era o extremo da simplicidade e minimalismo mas não necessariamente mais eficiente

Ah, tentanto localizar algo semelhante, achei isso aqui mesmo no cdh

Uma opção simplista pro seu inversor. Nosso amigo albert pode iluminar melhor sua mente...

• Curtir 1
Postado

Pessoal obrigado pela ajuda vou continuar, tentando achar um modo de melhora a eficiência, apesar de saber que circuitos milagrosos não existem.

• Membro VIP
Postado

algumas pessoas (tipo eu) tem paranoia de virus e evitam clicar pra baixar. E outras nem tem o simulador pra colaborar. Sugiro publicar desenho mesmo. Va em file, export bitmap ou algo assim. Use pouca resolução pra não comer recurso.

Mas k entre nós, se tiver buscando melhoria de eficiência com os 'recursos' que possuis, ... dá uma repensada.. e não desista kk

• Membro VIP
Postado

o confuso amiguinho parece querer entrar numa batalha sem muitas armas. Pelo menos parece ter boa vontade.

você precisa de V alternada pra passar pelo trafo. É o que fariam os 2 transistores, um a cada 90º. Pra ver se vê alguma coisa fluindo, gere 2 sinais defasados em 90º ... aquele (1) e outro (o defasado) de pelo menos 5V de 60Hz. Pode ser quadrado. Também altere o valor dos 680K para pelo menos 100R ou menos. E desconecte o primário do secundário

Ajudaria se você dissesse sua EXATA pretensão

No entanto, algo me diz que você precisa dar uma rebobinada na fita pra elucidar melhor os conceitos básicos de eletrica... sorry, can´t help you...

Postado

É para ligara aparelhos eletrodomésticos em casa e algumas lampadas, porque aqui sempre falta energia quando chove um pouco mais forte e quando venta. Não conheço muito de inversores mas estou tentando aprender.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nota 10! por tentar aprender - apesar de estar pegando um baita atalho... Só não esqueça de fazer uma rede à parte ou desligar os disjuntores quando fores ligar o teu inversor na tomada. Ou seja NUNCA ligar em paralelo com a rede.

Nota 10! pros circuitos do amigo chico. Também recomendo aquele....(chico, bem distante do LM5677 né? kk)

O preço: fotos do treco funcionando e família feliz (a tua e a nossa)

• Membro VIP
Postado

Na minha época, um mosfet de potência canal n não era para meros mortais

Realmente é o cd4047

simple-40-watt-inverter.png

Mas continuando a falar em confusão, veja o detalhe do zener!! O certo: 0.5W

abraços!

• Curtir 1
Postado

Obrigado pessoal vocês são muito bacana, me ajudaram muito acho que vou tentar montar esse com o cd 4047, vamos ver se consigo todos os componentes aqui na minha cidade, se algum de vocês tiverem algum material explicando as etapas de construção de um inversor de onda senoidal eu gostaria, é bom entender o que acontecendo no circuito.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!