Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpar arquivos do HD permanentemente


Posts recomendados

Olá,

 

Vou vender meu notebook e estou apagando os arquivos do HD. Estou utilizando o CCleaner professional com as seguintes configurações: 

 

OPÇÕES - Configurações - Exclusão segura de arquivos (lenta) - Sobrescrever Ultra-complexo (35 passos) - Marquei as caixas (Limpar faixas alternadas de dados e Limpar clustes tips) - Marquei a caixa C: - Marquei a caixa (Apagar espaço livre da MFT)

 

Depois fui em FERRAMENTAS - limpeza do disposito - Apagar espaços livre - Sobrescreve Ultra-complexo (35 passos)

 

A previsão de término da limpeza é de 4 dias.

 

A MINHA DÚVIDA É:

 

Configurei tudo certinho para que os arquivos que eu tinha no HD sejam inacessíveis? Durante o processo de sobrescrição ultra-complexo, notei que C: está vermelho, indicando que há pouco espaço disponível. Isso é normal? Agradeço desde já a quem ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Se você for vender formate o computador e entregue zero ou restaure o padrão de fabrica selecionando a opção de excluir arquivos. Há maneiras de recuperar arquivos, porém a pessoa tem que entender um pouco disso, se você for vender para um pessoa qualquer só para usar a internet, não se preocupe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu já formatei o computador. Só que a formatação não elimina os arquivos que foram excluídos da lixeira e que vão para o HD. Por isso, pensei em limpar o espaço livre para que a pessoa não consiga recuperar os meus arquivos por meio de programas, como Recuva e outros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai depende. Existem ferramentas forenses que conseguem recuperar dados de forma muito eficaz, mas a menos que você esteja vendendo o notebook pro pessoal que está investigando a lava jato, um usuário  comum não vai conseguir recuperar nada depois do trabalho todo que você teve. Vale lembrar que esse tipo de procedimento ajuda a deteriorar o HD mais rápido, diminuindo a vida util dele. 

Se os dados que você tinha são tão sigilosos assim, a melhor pratica é meter um martelo nesse HD e vender com um disco novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rapha Didone disse:

Olá,

 

Vou vender meu notebook e estou apagando os arquivos do HD. Estou utilizando o CCleaner professional com as seguintes configurações: 

 

OPÇÕES - Configurações - Exclusão segura de arquivos (lenta) - Sobrescrever Ultra-complexo (35 passos) - Marquei as caixas (Limpar faixas alternadas de dados e Limpar clustes tips) - Marquei a caixa C: - Marquei a caixa (Apagar espaço livre da MFT)

 

Depois fui em FERRAMENTAS - limpeza do disposito - Apagar espaços livre - Sobrescreve Ultra-complexo (35 passos)

 

A previsão de término da limpeza é de 4 dias.

 

A MINHA DÚVIDA É:

 

Configurei tudo certinho para que os arquivos que eu tinha no HD sejam inacessíveis? Durante o processo de sobrescrição ultra-complexo, notei que C: está vermelho, indicando que há pouco espaço disponível. Isso é normal? Agradeço desde já a quem ajudar!

voce está exagerando em sobrescrever 35 vezes, acho que 7 vezes seria o suficiente para desanimar qualquer um que pensasse em resgatar os seus arquivos.

Por outro lado, voce fazer esse apagamento com o sistema rodando no mesmo HD não te dá uma garantia total de privacidade dos seus dados, pois sempre vai ter alguma coisa perdida no meio dos milhões de pastas do sistema e fragmentos de arquivos recuperados, que as vezes ficam guardados no HD após um scandisk.

O ideal seria você usar uma ferramenta externa, tipo utilitário do fabricante do HD, que dá boot através do cd e apaga o HD de uma forma confiável, em menor tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rapha Didone disse:

Obrigado. Tem algum tutorial para configurar o programa? Lembrando que quero somente apagar definitivamente os arquivos do HD e não zerá-lo por completo, o que faria que fosse necessário a inserção de um novo sistema operacional.

O programa é auto-explicativo, mas ele não tem essa opção de limpar parcialmente.

No caso é uma ferramenta para limpeza completa do HD (eraser), antes de ser repassado a um desconhecido.

Para limpeza parcial use o CCleaner mesmo, mas não é 100% seguro, porque há restos de arquivos pessoais perdidos e/ou escondidos em arquivos temporários, caches, fragmentos recuperados, arquivo de paginação, hibernação, etc., dentro do sistema Windows.

E, se for fazer a limpeza parcial, não precisa 35 passes, bastam 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente agradeço. Vou continuar, então, utilizando o Ccleaner mesmo.  A confguração que fiz é apropriada (Fiquei na dúvida o que seria faixas alternadas de dados e clustes tips)? Já fiz a limpeza parcial com 7 passos, depois testei o Recuva Professional e o Disk Drill e nenhum deles foi capaz de recuperar os meus arquivos no HD. Por não ter me sentido totalmente seguro, resolvi utilizar o de 35 passos. Conhece algum utilitário que recupera dados de forma eficaz para que eu possa testar após a finalização da limpeza do Ccleaner?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rapha Didone disse:

Novamente agradeço. Vou continuar, então, utilizando o Ccleaner mesmo.  A confguração que fiz é apropriada (Fiquei na dúvida o que seria faixas alternadas de dados e clustes tips)? Já fiz a limpeza parcial com 7 passos, depois testei o Recuva Professional e o Disk Drill e nenhum deles foi capaz de recuperar os meus arquivos no HD. Por não ter me sentido totalmente seguro, resolvi utilizar o de 35 passos. Conhece algum utilitário que recupera dados de forma eficaz para que eu possa testar após a finalização da limpeza do Ccleaner?

Tem diversos gratuitos, os mais usados são o Recuva e o Mini Tool Power Data Recovery.

Mas nem perca seu tempo, os locais onde voce sobrescrever 7 vezes com certeza nenhum software de recuperação comum (pago ou gratuito), conseguirá recuperar.

Para tentar recuperar algo, por mínimo que seja, seriam necessários recursos avançados de hardware e programas específicos, dificilmente acessíveis às pessoas "comuns".

Já em relação à arquivos ocultos do Windows, é um pouco diferente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!