Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, eu tenho 2 fontes de 200w (edit: 200w reais cada fonte) e estou utilizando elas no meu pc, e tenho uma placa de vídeo Nvidia Gefore Gtx 550 TI aqui também, mas ela pede um cabo de 6 pinos direto da fonte de alimentação, e nenhuma das fontes tem esse cabo, cada uma delas têm um cabo de 4 pinos, que é ATX (ou seja, é do tipo de conectar na placa mãe, e não na placa de vídeo, correto?).

Teria problema eu utilizar os 2 cabos ATX de 4 pinos em um conector de 6 pinos da placa de vídeo (é claro que 2 pinos ficariam para fora)?

Postado

As fonte são classificadas de acordo com a sua potência, ou seja, podem ser de 300w, 430w, 500w e até acima de 1000w. Mas infelizmente a maioria delas não estão de acordo com a potencia de W informada na etiqueta as fontes de potência REAL tem um diferencial no preço e qualidade, no quesito preço são 2 ou 3 vezes mais o valor de uma fonte genérica.

Postado

@adonnai5 Poxa, a questão nem é se a minha fonte fornece watts suficiente para a placa de vídeo, porque o vendedor da placa já me confirmou de que ela fornece sim. O problema é se os cabos ATX de 4 pinos funcionam na placa de vídeo, eu tenho medo de encaixar e dar algum tipo de "curto-circuito".

Postado

Danilo concordo com sua indagação mas o vendedor deveria ter passado pra você uma fonte de no mínimo 500W com potência real, pois essas placas de vídeo são projetadas para um alto consumo quando se quer desempenho total. Se eu fosse você não arriscaria pelo o simples fato da conexão não fornecer a quantidade exata de energia para a placa.

Postado

Essa experiência é o sonho de consumo de qualquer Professor Pardal, mas a maioria deles ainda não teve coragem de fazê-la.

Se voce tiver, pelo menos filme em full hd o tamanho do "pipoco".

Na hora que for ligar a energia, mantenha-se-se a uma certa distância, porque periga "sartá" fogo.

P.S.: uma boa fonte de 430W custa R$ 200,00. Quanto custa a sua VGA?

• Curtir 1
Postado

Potência real? E as outras são falsas? 90% das fontes encontradas nas lojas não entregam o que prometem. 100% das fontes abaixo de R$200 são bombas. É muito raro uma fonte sem 80 Plus e sem PFC Ativo entregarem o que rotulam, e quando conseguem, a eficiência é baixa. Fontes sem  PFC Ativo deixam o PC vulnerável, ele pode dar pau a qualquer momento por causa de uma energia ruim, nem é pela potência, e sim a qualidade da energia que não é filtrada pelo PFC.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Potência real? E as outras são falsas? 90% das fontes encontradas nas lojas não entregam o que prometem. 100% das fonte abaixo de R$200 são bombas. É muito raro uma fonte sem 80 Plus e sem PFC Ativo entregarem o que rotulam, e quando conseguem, a eficiência é baixa. Fontes sem  PFC Ativo deixam o PC vulnerável, ele pode dar pau a qualquer momento por causa de uma energia ruim, nem é pela potência, e sim a qualidade da energia que não é filtrada pelo PFC.

Exatamente isso! mas com cuidado e atenção dá pra encontrar uma boa fonte ATX de potência real, o único detalhe é o valor. E como o Wal SJC mencionou sobre o uso de duas fontes é visto comumente nos servidores DELL, HP que vem configurado para ser utilizadas com redundância cíclica (isso quer dizer que quando uma fonte parar a outra entra em ação)

Postado
8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Potência real? E as outras são falsas? 90% das fontes encontradas nas lojas não entregam o que prometem. 100% das fontes abaixo de R$200 são bombas. É muito raro uma fonte sem 80 Plus e sem PFC Ativo entregarem o que rotulam, e quando conseguem, a eficiência é baixa. Fontes sem  PFC Ativo deixam o PC vulnerável, ele pode dar pau a qualquer momento por causa de uma energia ruim, nem é pela potência, e sim a qualidade da energia que não é filtrada pelo PFC.

Apenas uma correção: PFC e filtro são coisas distintas.

O objetivo do PFC não é "filtrar a energia" e sim corrigir o Fator de Potência, ou seja, colocar tensão e corrente em fase, para minimizar desperdício de energia.

PFC = Power Fator Correction.

Quando o fator de potência é muito abaixo de 1,0 existe muito desperdício de energia, sob a forma de calor.

Ou seja, parte da energia utilizada resulta apenas em calor e não em potência real.

A eficiência de uma fonte é o resultado da divisão da potência que ela fornece ao PC, pela potência que ela "puxa" da rede elétrica.

Por exemplo: se a fonte "puxa" 500W da rede e fornece 400W ao computador, sua eficiência é 400/500 = 0,8 (80%). Significa que 100W estão sendo desperdiçados.

O PFC é para minimizar isso, economizando energia e reduzindo o aquecimento.

Postado

Bom, se ele corrige a tensão da energia, ele também filtra, foi o que eu quis dizer. Se a fonte não tem PFC Ativo, não vai haver correção na tensão, e seus componentes vão receber uma energia "suja".

• Membro VIP
Postado
20 horas atrás, Danilo José Lima disse:

Seguinte, eu tenho 2 fontes de 200w (edit: 200w reais cada fonte) e estou utilizando elas no meu pc, e tenho uma placa de vídeo Nvidia Gefore Gtx 550 TI aqui também, mas ela pede um cabo de 6 pinos direto da fonte de alimentação, e nenhuma das fontes tem esse cabo, cada uma delas têm um cabo de 4 pinos, que é ATX (ou seja, é do tipo de conectar na placa mãe, e não na placa de vídeo, correto?).

Teria problema eu utilizar os 2 cabos ATX de 4 pinos em um conector de 6 pinos da placa de vídeo (é claro que 2 pinos ficariam para fora)?

Não faça isso, vai "dar ruim".

Compre essa fonte.

Fonte Evga 430w Reais 80 Plus White Oferta Em Loi Brasil - R$ 229,99 no MercadoLivre

Ou essa.

KaBuM! - Fonte PCYes ATX 430W Reais Electro Séries 80 Plus Bronze 21972

Postado

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, se ele corrige a tensão da energia, ele também filtra, foi o que eu quis dizer. Se a fonte não tem PFC Ativo, não vai haver correção na tensão, e seus componentes vão receber uma energia "suja".

@GuilhermeGB o PFC não "corrige a tensão da energia" e nem "filtra".

PFC é um dispositivo elétrico destinado a aumentar a razão entre energia ativa e a energia reativa.

A energia ativa é a energia utilizada para produzir trabalho, a energia reativa apenas aumenta o consumo e produz calor.

Nestes tempos de energia cara e escassa, o PFC é um dispositivo que ajuda a reduzir os impactos ambientais da produção de energia, ou seja, gastar apenas a energia necessária para aquilo que se quer fazer e não desperdiçar energia gerando calor inutilmente.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

OK, mas você acha que uma energia de 90v (por exemplo) e o PFC Ativo não fazer nada, né?

PFC = "Power Fator Correction" = "Fator de Correção de Energia".

Procure se informar melhor, PFC em português significa "Correção de Fator de Potência".

Isso não é utilizado somente em fontes, mas em muitos dispositivos elétricos.

E medição de consumo de energia elétrica não se faz em V (volts) e sim em Kwh (quilowatt hora).

Assista isto para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=fmtLW-H5HRQ

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...