Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em FX 9590


Posts recomendados

Desculpe, sou novo aqui, tentei achar um tópico que minha duvida se encaixa se, mais não encontrei nenhum, então resolvi abrir um, se já existir um que minha duvida se encaixe ,

por favor redirecionar para o tópico certo, desde já agradeço.

Boa noite galera!
Estou precisando de uma ajuda, desde já agradeço quem puder ajudar.
Então vamos lá, recentemente montei a seguinte configuração:
Placa mãe sabertooth 990fx r2.0
Processador FX 9590
Water cooler H100i
Modulo de memoria Kingston 8gb ddr3 hyper fury
Fonte Seasonic X Series - 850W (FULL MODULAR) SS-850KM3
Placa de Vídeo VGA Gigabyte GeForce GT740 2GB DDR5 128 Bit PCI-Express 3.0 GV-N740D5OC-2GI
Hd ssd Kingston 240gb hyper x, roda o s.o livre W7 ultimate 64bits original.
Hd 1tb samsung
Hd 2tb wester digital
Hd 500gb seagate
Gravadora blu ray Samsung
Gravadora cd/dvd Samsung
4 coolers de 120mm, mais os dois que estão no radiador do h100i.
Basicamente isso.
O que acontece e o seguinte ,o outro fx9590, ele em stock só estabilizava em 4,6ghz, entrei em contato com o revendedor, o mesmo trocou por outro novo.
Esse novo em stock desabilitando o turbo core, esta super estável em 4,7ghz,prime95 testado 24h sem nenhum erro, temperaturas todas aceitáveis, a única que chamou atenção foi do vcore chegando a incríveis 82 graus, processador em si não passou de 75 graus, variando entre 65 e 75 graus, 12h de teste no aida64 também não deu nenhum erro, levando em conta que aqui em Cuiabá  e bem quente, acreditem muito mesmo, as temperaturas estão ótimas, em funcionamento normal não passa de 50 graus com alguns picos de 65 graus em dias bem quentes.
A minha duvida e o seguinte, vi na rede, que muitos estabilizaram esse processador a 5.0ghz e alguns ate mesmo a 5,3ghz, tentei por qse 2 semanas 5,0ghz, porém qualquer valor acima de 4,7ghz, ele ate liga o pc, mais trava assim que rodo o programa de testes, temperatura não e, porque quando trava, marca 65 graus no radar térmico, já usei ns valores pras tensões do vcore, habilitei e desabilitei funções na placa mãe e nada, alguém já conseguiu estabilizar ele acima dos 4,7ghz? Essa frequência e muito boa, e depois de meses passando dor de cabeça com essa configuração, ele fico muito bom, antes dessa placa mãe já foram uma gigabyte que não suporto o fx 9590, crosshair v formula-z , que também por azar deu pau, tem ate um tópico que comento sobre o assunto. Mais gostaria de por pra rodar a 5,0ghz, levando em conta q muitos conseguiram. Se alguém tiver uma ideia, desde já agradeço.

ATT: Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... vou ser sincero, esse fx so ganha bem em testes 4k, pois em 4k ele ganhou ate do i7 4670k, mas em full hd ele levou uma surra do i5, como pegou uma vga fraca acredito que nao queira rodar em 4k, ou então pretende comprar uma vga boa futuramente que rode em 4k, caso nao pretende pegar em 4k poderia ter pego um i5 e uma placa-mãe barata, que ia ser bem mais barato, alem de nao precisar de water cooler e fonte estão potente, e pegando i5 e mobo barata podia pega uma gtx 970 ou 960, que é bem melhor que uma gt740, deveria ter consultado o forum antes de comprar... mas no assunto overclock do fx, é nem recomendo que faca, ele ja é bem potente e aumentar mais sera desnecessário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não entendi essa configuração extremamente desequilibrada...enfim, overclock depende muito da placa-mãe, principalmente com um processador desses de 220W, vai meter um overclock aí, dependendo do tanto, daqui a pouco vai estar perto dos 300W. Para fazer overclock aí, vai precisar de uma placa-mãe monstra, mesmo assim não vai nem chegar perto de um i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O limite de TDP da placa-mãe já está no talo, ou seja a placa-mãe fornece os 220W e o FX 9590 usa os 220W de TDP, ou seja meter um overclock aí além de desnecessário na minha opinião, é muito difícil e arriscado, como o @GuilhermeGB disse, dependendo do over vai estar beirando os 300W de TDP, comprometendo o sistema, sem contar que a tensão do processador em stock é altíssima (1,464v), como disseram, seria mais vantajoso pegar um i5 + B85.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia responder ontem, mas com o bug do Fórum.....

 

 

@Adriano Oliveira Gomes

 

Eu já vi vários testes de sites especializados, com essa CPU.. OC nela é muito complicado.. Veja

 

AMD FX9590 (5ghz) Review (w/ Gigabyte 990FXA-UD5) | KitGuru - Part 6
 

ASRock 990FX Extreme9 In The Box, Overclocking - AMD’s 5 GHz Turbo CPU in Retail: The FX-9590 and ASRock 990FX Extreme9 Review

 

AMD FX-9590 Review; Piledriver at 5GHz - Page 18

 

AMD FX-9590 and FX-9370 Review: Socket AM3+ Platform's Swan-song. Page 8 - X-bit labs
 
AMD FX-9590 & FX-9370 Review » Page 3 - AMD FX-9590 & FX-9370 Testing: Setup & Overclocking - Overclockers Club
 
AMD 2014 FX Refresh- FX-9590, FX-8370, and FX-8370e Review | Power and Overclocking

 

A maioria bateu aonde você chegou.. Mais clock, resultava na CPU ativando a proteção térmica devido a temperatura (75ºC é bem alto) ou atingindo o limite de fornecimento de energia que a MOBO oferece (a CPU consome horrores)..

 

Dá uma olhada no hardware de quem bateu essas marcas e na refrigeração.. Deve ser coisa especial..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, desculpa a demora pra responder, eu trabalho de noite, e só tenho tempo mais e domingo que estou de folga, mais vamos lá.

Desculpe como tó meio sem tempo, vou responder todos na sequencia sem marcar ninguém, tipo em relação a resolução 4k futuramente pretendo sim fazer uso, essa configuração me saiu por 7600 reais, assim que terminar de pagar, irei trocar a placa de vídeo, vou customizar o watercooler h100i, colocarei uma gabinete melhor, e por isso gostaria de por ele no mínimo a 5,0ghz estáveis.

Não entendi quando o amigo diz configuração desiquilibrada? Na verdade essa foi a única configuração que estabilizou o fx9590 a 4,7ghz e o modulo 8gb ddr3 latência 9-10-9 30 1,5v 1866mhz, fiz todos os testes possíveis, e não travou nada. Minha primeira placa mãe gigabyte 990fxa-ud5, foi um desastre, ela com a bios de fabrica setava  o processador a 4,0ghz, e depois descobri que tinha que atualizar a bios pra mais recente, porém uma bios beta que gerava uma grande instabilidade, travando nos primeiros 5 minutos de teste no prime95 ou aida64, depois devolvi pro revendedor e comprei a croshair v formula z, não sei se ela já veio com defeito ou também não aguentou a potencia do processador, simplesmente ao usar a configuração de auto overclock, a placa carregava um perfil pre estabelecido de fabrica a 5,0ghz, a placa começou apresentar grande instabilidade e travamento so ao iniciar, mesmo retornando aos padrões normais não resolvia, então depois do próprio suporte da asus admitir de se tratar de um defeito, peguei essa saberthoo, que ate o momento ta sendo a melhor plataforma para esse bomba que e o fx 9590, sem dizer que também mandei o outro fx 9590 pra assistência e me mandaram um novo, já que o outro só estabilizava em 4,6ghz, menos que a base stock dele. Em relação aos 220w de potencia, me corrijam se eu tiver falando besteira, mais nos testes que fiz rodando o prime95 juntamente do aida64, monitorei a potencia dissipada, e não passou dos 165w, acredito que 220w seja um calculo base para a dissipação de potencia do processador, desculpem se tiver falando alguma   besteira, entendo ate bem de informática, mais a gente nunca sabe tudo né ^^''.

Em relação a dissipação, em 5,0ghz consigo usar o pc, so não e um over estável, mais ate onde pode avaliar, nessa frequência a dissipação chega ao 200w antes de travar, acredito que realmente possa ser isso, e a tensão no vcore, ele chega ao 5,0ghz com os mesmos 1,485 que esta em 4,7ghz, inclusive coloquei 1,5v ele liga normalmente, estava pensando em desabilitar o sistema de proteção da placa mãe, pra ver se estabilizo a 5,0ghz, se o pessoal conseguiu deve ter uma maneira, essa placa mãe usa especificações bem superdimensionada, achei muito boa, nos eua ela tem garantia de 5 anos. eu não achei a asrok extreme 9, a que segundo a própria asrok, foi uma plataforma feita para esse processador, e a maioria que estabilizou ele a 5,0ghz e 5,3ghz foi nela, mais e uma placa muito difícil de se achar.  

E respondendo ao nosso ultimo amigo ai, irei ver todos os links no domingo que estarei de folga. Em relação a temperatura, pode ser o vcore que não suporte os 5,0ghz, estava reparando nos testes, que a 4,7ghz o vcore chega a incríveis 82 graus, porém ao testar estabilidade a 5,0ghz, ele trava mostrando o processador a 62 graus e vcore a 75 graus, eu acredito que a 5,0ghz o processador atinja os 220w reais, porque a 4,7ghz ele fica bem longe disso, tenho que ler mais, os gringos estão estabilizando fácil esse processador, vi em vários fóruns deles, e tempo pra traduzir, já que não sei inglês.

Desde de já agradeço a todos que se propuseram a ajudar, e tenho que confessar esse fórum e o mais top na área de informática, foi aqui que busquei a maioria das informações para  comprar os componentes, inclusive minha fonte seasonic, que vi nos testes feito aqui q ela fornece ate 1000w com eficiência de 72%, e só não foram mais além, porque o equipamento de testes só chegava ao 1000w, este fórum esta de parabéns.

Vou pro trabalho, mais comentários responderei assim que possível, ou no domingo que estarei de folga.

ATT: Adriano  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou entendendo direito o que você quer fazer, mas overclock não vai te ajudar a rodar games em 4K, resolução não faz diferença no desempenho da CPU, o que você precisa é de uma placa de vídeo extremamente potente (GTX 980 Ti, por exemplo). Não adianta investir horrores num processador desses sendo que não vai te trazer benefício quase nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero mesmo que os processadores Zen venham botando pra quebrar, assim fazendo pressão na Intel e fazendo com que desenvolva processadores ainda mais potentes. Atualmente não existe concorrência, por isso as mudanças entre uma geração e outra são mínimas. Mas podemos ver que houve uma melhoria considerável na 6ª geração, talvez a Intel esteja começando a reagir, vamos ver o que vem na 7ª geração, talvez um i7 Hexa-Core ou Octa-Core?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

Apesar de todas as dores de cabeças que esse processador me trouxe, na verdade muitos dias de raiva mesmo,to gostando do desempenho dele a 4,7ghz, espremi a latência da minha memoria que e 1866mhz e vem por padrão 11-11-11-30 para 9-10-9-30 o pc como um todo ta com um desempenho muito bom, não trava, não esta mais dando nenhuma mensagem de erro, ja tem mais de uma semana ligado, 2 dias rodando o prime95 e o aida64 e não deu nenhum erro,posso dizer que a configuração esta estável,e ate certo ponto valeu a pena, mais só queria saber como os gringos estão estabilizando esse processador a 5,0 ghz e 5,3ghz, por mais que digam que o ganho de desempenho não e significativo ou que perca pra processadores intel, cai entre nos ter um processador funcionando estável a 5,0 ghz ou mais obtido pelo nosso proprio esforço e muito bom, na verdade pro que eu rodo e jogo, esse desempenho atual é muito mais que necessito, porém queria ver esse processador a 5,0ghz, ou pelo menos descobrir o porque que uns conseguem e outros não. Acho o q esta me limitando e a proteção da placa mãe,mais desabilitei tudo ontem e mesmo assim ele trava nos primeiros 5 minutos de teste, o limite q posso injetar de tensão no vcore e 1,574v, acima disso o pc nem liga, ja testei ns valores de tensão porém o resultado e o mesmo, desabilitei os modos de economia, ate achei o valor x pra cada valor de tensão que aumento em ghz partindo da estabilidade de 4,7 ghz com 1,485v de tensão, mais não vai, não sei explicar o motivo que ele só alcança estabilidade nos 4,7ghz. a unica coisa que posso supor e que a 5,0 ghz o processador passe dos 220w e a placa mãe não consiga alimentar o processador, porém vi que muitos com a mesma placa que a minha conseguiram chegar, observei que a a 5,0ghz a dissipação chega próxima dos 220w e talvez  ao iniciar os testes ele passe. Mais se com a mesma placa mãe conseguiram chegar, então não deve ser isso, domingo estou de folga vou dar mais uma lidas em fóruns gringos, e nos links que o mano ai em cima mandou, por causa do trampo não me sobra muito tempo pra ler.

Agradeço a atenção e aos conselhos de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Adriano Oliveira Gomes disse:

Boa noite amigo!

Acho que você não leu o que eu disse, vi em foruns americanos, que com a mesma placa mãe sabertooth 990fx R2.0, vários caras conseguiram estabilizar a 5,0ghz, então não acredito que seja questão de placa mãe.

 

Entretanto CPUs de mesmo modelo tem suas peculiaridades, ou seja eles conseguiram estabilizar, mas não há garantias de que terá a mesma sorte, e vi que você já tentou de tudo, então estamos ficando sem opções para te ajudar no over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo!

Essa e a intenção ^^

Pra você ter ideia ele, ele chega a 5,0 ghz em modo turbo core, porém se eu ativar essa função ele deixa de ser estável, como já e um processador novo, tipo a garantia acabou de trocar, fica meio embaçado, eu alegar defeito de novo, estou fazendo testes, se caso não conseguir estabilizar a 5,0ghz, vou deixar a 4,7 ghz mesmo, afinal não deixa de ser uma frequência alta e melhor de tudo, tá muito estável, depois que terminar de pagar essa configuração, pretendo comprar um processador da serie fx 8000, pelo que andei lendo chega aos mesmos 5,0ghz, de maneira mais fácil e menos dor de cabeça, mais ate lá, vou fazendo o máximo de testes nesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como alegar defeito onde não tem defeito. Hardwares não são iguais, enquanto eu só consigo fazer um OC de 15% na minha placa de vídeo, tem gente por aí fazendo até de 30%.

 

Enquanto mais você investir nessa plataforma é pior pra você, espere pelo menos os AMD AM4, ou migre para Intel. O socket AM3 já está ultrapassada, inclusive esses processadores FX também são de 2012, a tecnologia já era fraca para época, para hoje em dia está ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe amigo, mais discordo de você, eu que não qro mexer com isso, e ficar mais um tempo sem PC, mais o fx 9590 e vendido como um processador 4.7 GHz em stock e modo turbo core 5.0 GHz, o outro meu funcionava normal, só q só era estável a 4.6 GHz, e quando entrei em contato com o suporte amd, o mesmo me disse se o processador não funcionar de maneira estável os 4.7 GHz em stock e 5.0 GHz em modo turbo core tratasse de um defeito no processador, e se eu bater o pé, certeza q eles trocam pra mim, mais tbem tenho a conciencia como você disse q nem um hardware e igual ao outro, e arriscar pegar um pior que nem estabiliza a 4.7ghz seria pior.

Mais obrigado pela dica, acha que a amd vai lançar um soquete am4?

Desculpas os erros ortográficos, estou respondendo do smartphone.

Desculpe amigo, mais discordo de você, eu que não qro mexer com isso, e ficar mais um tempo sem PC, mais o fx 9590 e vendido como um processador 4.7 GHz em stock e modo turbo core 5.0 GHz, o outro meu funcionava normal, só q só era estável a 4.6 GHz, e quando entrei em contato com o suporte amd, o mesmo me disse se o processador não funcionar de maneira estável os 4.7 GHz em stock e 5.0 GHz em modo turbo core tratasse de um defeito no processador, e se eu bater o pé, certeza q eles trocam pra mim, mais tbem tenho a conciencia como você disse q nem um hardware e igual ao outro, e arriscar pegar um pior que nem estabiliza a 4.7ghz seria pior.

Mais obrigado pela dica, acha que a amd vai lançar um soquete am4?

Desculpas os erros ortográficos, estou respondendo do smartphone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Adriano Oliveira Gomes disse:

Desculpe amigo, mais discordo de você, eu que não qro mexer com isso, e ficar mais um tempo sem PC, mais o fx 9590 e vendido como um processador 4.7 GHz em stock e modo turbo core 5.0 GHz, o outro meu funcionava normal, só q só era estável a 4.6 GHz, e quando entrei em contato com o suporte amd, o mesmo me disse se o processador não funcionar de maneira estável os 4.7 GHz em stock e 5.0 GHz em modo turbo core tratasse de um defeito no processador, e se eu bater o pé, certeza q eles trocam pra mim, mais tbem tenho a conciencia como você disse q nem um hardware e igual ao outro, e arriscar pegar um pior que nem estabiliza a 4.7ghz seria pior.

Mais obrigado pela dica, acha que a amd vai lançar um soquete am4?

Desculpas os erros ortográficos, estou respondendo do smartphone.

Desculpe amigo, mais discordo de você, eu que não qro mexer com isso, e ficar mais um tempo sem PC, mais o fx 9590 e vendido como um processador 4.7 GHz em stock e modo turbo core 5.0 GHz, o outro meu funcionava normal, só q só era estável a 4.6 GHz, e quando entrei em contato com o suporte amd, o mesmo me disse se o processador não funcionar de maneira estável os 4.7 GHz em stock e 5.0 GHz em modo turbo core tratasse de um defeito no processador, e se eu bater o pé, certeza q eles trocam pra mim, mais tbem tenho a conciencia como você disse q nem um hardware e igual ao outro, e arriscar pegar um pior que nem estabiliza a 4.7ghz seria pior.

Mais obrigado pela dica, acha que a amd vai lançar um soquete am4?

Desculpas os erros ortográficos, estou respondendo do smartphone.

 

 

Desculpa mas tenho que botar a minha opinião também amigo.

 

Tenho contato com os distribuidores, e lhes digo..

AMD está voltada a APU + GPU.

 

Processadores de alto desempenho, ela já decidiu desde ano passado que não será o foco dela.. "o que parece ser um acordo escondido com intel"

 

Em 2016 irá chegar a Zen, sobre a nova arquitetura dos processadores está prometido muita coisa, mas como sempre a AMD tem decepcionado consideravelmente, desde a gambiarra dos Phenom, chamada de Bulldozer e posteriormente de Vishera, tive um Fx-6300 e passei vergonha quando aprofundei e vi que era mais sobre o mesmo mas ja tinha comprado, acabei "diga se de passagem doando" o processador por não ter coragem de vender um kit que eu não acreditava, infelizmente a realidade nua e crua é que se pretende ter esse Kit por muito tempo, não terá o desempenho tão aguardado, mesmo com o DX 12 do Windows 10 x64, sem opção de overclock, sugiro que mantenha um bom resfriamento e uma boa fonte, pois seu processador consome horrores, ainda mais nesses tempos de crise energética eu prefiro gastar mais em um kit intel com menos consumo de que ir no AMD 220w, (OPINIÃO MINHA)..

Pra mim a AMD tem seu mérito SIM nas VGAS, que querendo ou não consomem, mas entregam alguma coisa, e memórias HBM com a nova chegada das HBM 2 em 2016 vai ficar complicado pra Nvidia, mas fora isso na questão processamento está lamentável, e a unica parte que perde é nós, usuários..

 

No meu escritório de Engenharia, mudei todos os PCS  para intel + Nvidia , trabalho com renderização e quem tá com a mão na massa sabe como é complicado.

Em jogos em geral, não tenho como opinar muito pois não é meu foco, mas nos que tive contato, senti melhoras.

 

Então esta é minha opinião baseada em experiência própria.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!