Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telas azuis após update da bios


matlemes95

Posts recomendados

Olá caros usuários do fórum,

 

Pois bem, hoje fiz a atualização da bios da minha placa mãe, uma ASUS B85M-E/BR da versão 2107 para a versão 2108. Feita a atualização o sistema começou a apresentar travamentos, crashes e eventuais telas azuis com diversos erros (Memory management foi o único que consegui salvar e ler). Fiz roll back para a versão 2107, porém mesmo assim estou com os mesmos crashes e telas azuis.

 

Configuração:

ASUS B85M-E/BR

Intel Core i5 4690

8GB DDR3 1333MHz (2x4GB kingston, verdinhas)

500GB HDD

PSU PCyes 430W

 

Pois bem, o que devo fazer para resolver essa situação? Que eu me lembre as configurações estavam em automático na maioria das opções da BIOS, não entendo o que pode dar errado. Preciso muito de ajuda

 

Grato pela atenção e pela ajuda desde já!

 

Obs.: A atualização da BIOS foi feita pelo sistema ASUS EZ Flash 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá matlemes95.

 

Tem como passar o código de erro que aparece na tela azul? Tenho visto vários casos de tela azul que tem relação com as memórias, dê uma olhada se não há alguma incompatibilidade em relação as memórias, também teste suas memórias, use uma de cada vez para ver se ainda apresenta tela azul.

 

No aguardo.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 já fiz a troca dos slots e obtive o mesmo erro, neste momento estou fazendo o teste com apenas uma das duas memórias para ver o resultado.

 

Edit. Estou fazendo Stress Test do AIDA64, mas tanto em situação de stress quanto em idle, chega uma hora em que ocorrem travamentos e a eventual tela azul com o erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente matlemes95.

 

Seria possível passar o código do erro algo tipo (0xc000021a), com isso seria mais fácil pesquisar uma solução.

Acredito que exista a possibilidade de conflito de software entre a configuração da BIOS e as memórias.

 

Depos posta aí os resultados dos testes que você está fazendo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos corridos de teste, até agora não deu erro nenhum e nenhuma situação anormal do computador.

Pois bem, o erro que aparecia era exatamente este  0x0000001A porém até agora não apareceu novamente, ainda estou rodando o stress test do aida e já bateu 18 minutos sem erros, sem travamentos e sem telas azuis

 

Foto: a BSOD que aparece é exatamente igual à da foto apresentada neste anexo

E9wrwv2.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: 30 minutos de stress test e não apresentou erros, vou parar, trocar de memória e fazer o teste

Edit: Troca de memória, usando agora o segundo pente, iniciando teste do aida64, aparentemente sem erros e sem nenhum problema

Se ocorrer tudo bem no teste, como prosseguir para sanar este conflito do software com as minhas memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Danyell Souza.

 

Realmente interessante esse caso, veja se trocando as memórias de slots não resolve o problema, andei pesquisando esse erro e encontrei esses dois procedimentos:

 

- Executar teste de Diagnóstico de Memória para verificar se há problemas de memória.

 

O que já foi feito.

 

 - Atualizar os drivers do chipset, placa de vídeo e de adaptador de rede para o mais recente. 

 

Isso pode eliminar qualquer possível conflito de software. 

 

Espero que dê certo.

 

Depois posta o resultado.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem @LuftVanship_WD, instalei os últimos drivers disponíveis no site oficial da ASUS, disponíveis em https://www.asus.com/br/Motherboards/B85MEBR/ 

Agora vou recolocar a segunda memória e fazer os testes, colocarei o resultado aqui novamente.

 

Edit: Dentre os drivers instalados estavam:

Chipset

Audio

LAN

SATA

 

Edit2: minha placa de vídeo já possui o driver mais recente da Nvidia, vou reinstalar ele para garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos no aida64 sem nenhum problema, como não estarei perto do computador durante o feriado, peço gentilmente à moderação que não feche o tópico pois voltarei em um ou dois dias com as atualizações dos testes.  Desejo à todos um feliz natal e um próspero ano novo!!! 

Obs: deixarei o stress test rodando enquanto estiver fora

14509595096672112902510.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: após a atualização dos drivers, as telas azuis sumiram e os travamentos acabaram. Agora, por questão de conhecimento, levando em conta que o problema foi resolvido: posso considerar que o problema então foi algum tipo de incompatibilidade de software com a BIOS instalada? O que poderia ter causado o problema levando à todas essas circunstâncias?

 

Grato à todos pela ajuda!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá  matlemes95.

 

Primeiramente fico feliz em saber que o problema foi resolvido.

 

Quanto a incompatibilidade, posívelmente o update de BIOS que você fez provavelmente não suporta mais os drivers antigos de memória de seu PC, de forma que você precisava atualizar seus driver para mantê-los compativeis.

 

Qualquer coisa em que possa ajudar, estamos aí. E se as postagens ajudaram, seria legal se você puder curti-los. 

 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!