Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Variavel LM317


Matthwus

Posts recomendados

Gente hoje bobinei um transformador para fazer uma fonte variável de 0 a 30 volts, o transformador funcionou beleza, porém a tensão ficou um pouco a cima do esperado, ( hoje estava vindo 130 volts na tomada) a tensão final do transformador ficou em 27,5 volts a 28 volts, quando retificado ele pode atingir 39,6 vdc, posso mandar essa tensão para o regulador LM317 ? ou é muito ? o transformador aguenta fornecer 1,5A.

 

 

Se alguém se interessar eu tenho os arquivos que utilizei para calcular o transformador, achei na internet mas funciona.

 

Calculo De Trafo 1.0.xls

 

CALCULO DE TRAFO TOROIDAL 1.02.xls

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o CI LM317, o valor máximo da diferença entre a entrada e a saída é igual a 40V. Se no pior caso a tensão de entrada fosse 39,6V e a de saída fosse 0V, então, em quaisquer condições, não haveria problemas específicos de tensão pelo fato de (39,6V - 0V) ≤ 40V no pior caso possível.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, rjjj disse:

Para o CI LM317, o valor máximo da diferença entre a entrada e a saída é igual a 40V. Se no pior caso a tensão de entrada fosse 39,6V e a de saída fosse 0V, então, em quaisquer condições, não haveria problemas específicos de tensão pelo fato de (39,6V - 0V) ≤ 40V no pior caso possível.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Então mesmo que a rede subir para 130v igual costuma acontecer fácil aqui não vou ter problemas de torrar o regulador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

 

Como eu disse, não haveria problemas específicos de tensão. Ao ter cargas drenando correntes dentro dos limites do circuito de alimentação (regulador, condutores etc), seguramente também não haveria problemas específicos de corrente F5Rua4D.gif.

 

 

 

Entretanto, tudo isso ainda não seria suficiente para eliminar os problemas de potência. Você teria que anexar um dissipador térmico adequado ao encapsulamento do CI LM317 para garantir que ele não falharia por alta dissipação de calor.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, rjjj disse:

@Matthwus

 

 

Como eu disse, não haveria problemas específicos de tensão. Ao ter cargas drenando correntes dentro dos limites do circuito de alimentação (regulador, condutores etc), seguramente também não haveria problemas específicos de corrente F5Rua4D.gif.

 

 

 

Entretanto, tudo isso ainda não seria suficiente para eliminar os problemas de potência. Você teria que anexar um dissipador térmico adequado ao encapsulamento do CI LM317 para garantir que ele não falharia por alta dissipação de calor.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Sim ja tenho tudo pronto só queria saber mesmo antes de ligar e sair fumaça para todo lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

 

A fim de tranquilizar um pouco você, saiba que o CI LM317 possui circuitos de proteção internos que bloqueiam o funcionamento do regulador em situações de risco. Isso é feito, por exemplo, aumentando a impedância de saída do dispositivo quando a corrente a ser drenada pela carga é muito alta.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!