Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Quero desmontar um monitor philips crt há um ano ou mais sem uso ou energizado na tomada.

Gostaria de saber se ainda posso levar choques? Não vou consertar nem nada, vou pegar a carcaça apenas e descartar no eco-ponto o resto do monitor.

Obrigado

• 4 semanas depois...
Postado

Obrigado.

O monitor funcionava, mas embaçado.

Irei aproveitar a carçada para fazer uma cama de gato. as peças internas irei descartar numa loja que faz a destinação correta das peças.

• Curtir 1
Postado
Em 01/01/2016 às 18:14, Dormarth disse:

Boa tarde.

Quero desmontar um monitor philips crt há um ano ou mais sem uso ou energizado na tomada.

Gostaria de saber se ainda posso levar choques? Não vou consertar nem nada, vou pegar a carcaça apenas e descartar no eco-ponto o resto do monitor.

Obrigado

Pelas regras da eletricidade, para levar um choque é necessário fechar o circuito com parte ou o corpo todo, com o monitor ligado pode levar o choque devido o aterramento feito pelo seu corpo se estiver descalço pois o sistema de distribuição é aterrado também, se estiver desligado da tomada, voce só levará choque se tocar com partes do corpo como os dedos da mão por exemplo, mas poderá levar um choque fatal se tocar com uma mão e a energia sair pela outra porque irá circular pelo coração.

Mas como disse o Bcpetronzio, um ano parado já descarregou toda a tensão acumulada.

Obs: A título de curiosidade, já que não mexo com isso, mas antigamente as tvs vinham com esquema e uma haste ligada a uma cordoalha a estrutura metálica, para descarregar o tubo de imagem, isso ainda vem nos tvs crt?

Postado

Então @misterjohn

Eu suspeitava que já tinha descarregado,mas é melhor ser prudente do que defunto!

Qto a sua pergunta, não faço a mínima ideia!

Postado

As tvs analógica antigas, vinha preso na malha de aterramento da tv uma haste, ai era só descaixar ela e fazer isso que o cara faz no vídeo, no caso do exemplo, a haste não veio então ele ligou um cabo aparentemente de multímetro na malha e descarregou o tubo tocando no terminal em baixo da chupeta do tubo, é assim que descarrega.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...