Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx9590 congelando tela do PC


Posts recomendados

Boa Tarde galera , resolvi montar uma maquina e estou tendo problemas de congelamento de tela, fiz troca de quase tudo e só faltou trocar Fonte e Processador , só que esses dias estava jogando e a fonte queimou e é tudo novo agora estou no aguardo da troca da fonte , mas vi que muito pessoal tem o mesmo problema com o fx9590 e já atualizei bios , gostaria de saber o que mais posso fazer , ( ou será que era a fonte que nao suporta toda maquina?)

o Pc é:

memória 16gb 2x8 corsair 2400mhz

placa mãe formula Z

processador Fx9590

placa de vídeo Radeon 6850

Hd SSd 120gb kingston + 500gb Externo por USB 3.0

cooler do processador é o V8 da cooler master

(a fonte era) EVGA bronze 750w

gabinet level 10 GT

e tem mais 4 cooler na maquina 3 de 220mm e 1 de 140mm (eu acho)

(eu li sobre consumo de W da fonte sobre portas UBS então eu uso tambem um Hub da tplink de 7 portas 3.0 + 3 controles Xbox )

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so congela a tela e a maioria das vezes em jogo , raramente em sistema aberto (e aleatoriamente pode congelar em 10mim ate pode congelar em 3 horas ) em bios e formatar e etc nao acontece nada , testei na maquina do meu amigo fico 1 dia todo usando na casa dele e nao acorreu nada

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei com duvida da fonte nao estar aguentando porque depois testei com uma de 450W so de aparecer o windows já desligava o PC , depois testei com uma 550W dava pra mexer um pokinho so e já congelava e a que usava era nova fico 1 mes e queimou , (por isso acho que 750w nao suporta a maquina e esta fazendo congelar )

Ainda não ! esta pra troca foi usada 1 mes apenas e queimou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza  amigo obrigado , então realmente pode ser que a fonte tenha vindo com problema desde o inicio então , ou pela questao de ser 750w nao esta suportando o pc e dava o congelamento , e de acontecer frequentemente ela queimou, e sera q vou ter que comprar uma fonte mais forte tipo 1000W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mayke canhas

 

Tem certeza que não é temperatura?

 

A CPU é a parte que mais deve consumir aí.. Digamos, uns 150 Watts, em estresse.. Mais uns 120 Watts da placa de vídeo, em estresse.. Mais uns 120 Watts de todo o resto do PC, e tem uns 300 Watts de folga, isso no pior cenário possível.. Pra uma fonte de 750 Watts..

 

Já li alguns reviews sobre essa CPU.. Em todos, há algo em comum: você precisa de um sistema de refrigeração de primeira.. Water Cooler, de preferência.. O 9590 tem TDP o bastante, pra fazer até Water Coolers mais básicos, abrirem o bico..

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim fiz varios testes de temperatura , antes de colokar o V8 ele nem iniciava o pc , na bios ja ficava 60graus , era ligar sistema ele desligava , depois q coloquei o V8 ele ficava no max em 55 em jogos , e foi o que citei da fonte , depois que queimo a de 750w

testei com uma de 400 e ele desligou ao entrar no windows , depois testei com uma de 550 so de iniciar e mexer no iniciar congelava , e com a de 750w conseguia mexer normalmente e ocasionalmente em jogos do nada congelava (variando de 10 minutos ate as vezes em 3-4horas em jogos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o @RS Faria .

 

O  9590 esquenta um absurdo , não creio que um V8 seria suficiente para segura-lo . Aconselho um

Water Cooler Corsair H100i Gtx Hydro Series pra evitar problema e prolongar a vida do seu processador. Tenho

experiência com AMD e sei que realmente esquentam muito . Além do mais todos os sintomas citados por você se encaixam com superaquecimento .  

 

Obs : Não acho 55º uma temperatura boa, aceitável mais não boa. considere que existem placas com ações para segurança em 50º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas na bios da formula Z ela esta configurada em 90Graus limite

e em normal estado o processador fica em 25 a 35 graus

e porque uma fonte com menos W iria fazer desligar o Pc (450w)e outra um pouco maior congelaria ja so de mexer um pouco(550w) sabendo que com a de 750w ela congelava raramente (mas queimou)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, mayke canhas disse:

mas na bios da formula Z ela esta configurada em 90Graus limite

e em normal estado o processador fica em 25 a 35 graus

e porque uma fonte com menos W iria fazer desligar o Pc (450w)e outra um pouco maior congelaria ja so de mexer um pouco(550w) sabendo que com a de 750w ela congelava raramente (mas queimou)

Se queimou e não foi por nenhum fator externo, bem possível ela já ter algum problema. Chegando a nova poderemos tirar a dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza e obrigado gente , chegando a fonte nova vou fazer os testes , li uns foruns com o mesmo problema e o pessoal desativou na bios , 3 opções vou tentar fazer isso tambem

eles fizeram isso aqui

"BOM eu tonho o FX9590 com o mesmo problema. o problema esta nas configuraçoes da BIOS, deve ir no TURBO CORE e mudar da config AUTO para DESABLE. ai ele para de travar... bom, eu fiz isso e agora funciona corretamente.

 

Li em alguns outros forums que desabilitar as opções "C1E Support" e "Core C6 State" é a solução, parece que o Core C6 State regula energia pro processador, assim ele não consegue trabalhar direito, fiz qui até agora não travou mais, tentem aí galera, abraço."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 minutos atrás, mayke canhas disse:

beleza e obrigado gente , chegando a fonte nova vou fazer os testes , li uns foruns com o mesmo problema e o pessoal desativou na bios , 3 opções vou tentar fazer isso tambem

eles fizeram isso aqui

"BOM eu tonho o FX9590 com o mesmo problema. o problema esta nas configuraçoes da BIOS, deve ir no TURBO CORE e mudar da config AUTO para DESABLE. ai ele para de travar... bom, eu fiz isso e agora funciona corretamente.

 

Li em alguns outros forums que desabilitar as opções "C1E Support" e "Core C6 State" é a solução, parece que o Core C6 State regula energia pro processador, assim ele não consegue trabalhar direito, fiz qui até agora não travou mais, tentem aí galera, abraço."

Faça todos esses testes e depois nos diga se resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui acessar o Fórum, após meu último post aqui...

 

@mayke canhas


Pegar uma CPU dessas, pra usar 30% da capacidade (será??) dela é o fim, hein??

 

Enfim, sobre a temperatura, o que queria alertar é o fato das medições com AMD serem bastante problemáticas.. É algo citados em reviews, inclusive.. Deixo esse link abaixo, pra sua leitura:

 

AMD FX-9590 Review; Piledriver at 5GHz - Page 17

 

Veja a parte de testes de temperatura.. E compare os coolers usados ali, com o seu.. Ainda penso (e posso estar errado), que esses desligamentos podem ter origem térmica e não falta de potência..

 

Ao usar 2 núcleos apenas, cai muito o consumo e o TDP da CPU.. Pergunta: o que estava desligando seu PC: temperatura ou potência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas então o pc não desligava ele congelava , estou usando provisoriamente 2 núcleos ate chegar a fonte de 750w

mas a questão de remover 6 núcleos não reduz a quantidade de W da fonte para gerar energia a ele ?

estou com o hwifo ligado nos jogos fica mesma coisa que com 8 núcleos a temperatura (45 ~ 50 ~ 55 ~

meu amigo tem um phenon x6 fica a 65graus nos jogos e ainda assim não da problemas no pc dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mayke canhas

 

Desligar, congelar, dá na mesma: o PC parou de operar normalmente...

 

Desligar núcleos, reduz o consumo da CPU.. Sobre a temperatura, coloquei um link aí, mas você não deve ter lido.. A questão é se o cooler consegue dissipar o calor gerado pela CPU e se essa medição é confiável.. No teste do link, a medição NÃO foi.. O dissipador do seu cooler fica como: morno, quente?? 

 

Phenom e FX são CPUs diferentes.. O que vale pra um, não necessariamente, vale para o outro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, mayke canhas disse:

bom Dia amigos , então fiz mais um teste para eliminar mais 1 coisa, peguei o watercooler do meu amigo h120 reduziu uns 10graus

porém mesma coisa com a fonte de 450w se deixar os 8 núcleos congela o pc

Teste o PC quando estiver com a fonte 750W de volta. Qual o modelo dessa 450W?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!