Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que meu Nobreak está mal dimensionado?


Posts recomendados

Olá onde moro em certos horários ocorrem quedas de energia quando empresas ligam máquinas, as vezes ocorrem quedas se ser devido as empresas (ou seja um problema crônico), e não raramente ocorre falta de energia (não devido as empresas, acredito eu), comprei um nobreak, para não perder trabalhos com as tais faltas de energia, e também devido já ter perdido algumas placas mãe e uma de vídeo, eis ai o problema explicando sobre nobreaks a uma colega , notei que o meu do modelo abaixo (sms 1200va(600w))
https://www.atera.com.br/produto/STII-1200BI/Nobreak+SMS+Station+II,+1200VA+%28600W%29,+bivolt+115V


através do que pesquisei não supre a capacidade de minha fonte C3Tech 650w ???, http://www.kabum.com.br/produto/13231/fonte-c3-tech-atx-650w-dsa-650be-204p-sata?origem=3&gclid=CPueztS2lcoCFUgIkQodQnEBGw , Reais (ela consome então 650/0,85= 765w ???)


ainda estou sem placa de video, e pretendo comprar uma gtx 970  (consumo 145W, requisito mínimo de alimentação 500W)

, http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-970-br.html#pdpContent=2 ,

 

bem, mas supondo que minha fonte não está requisitando toda potência, e visto que uma de 500 aguentaria como diz o fabricante, será que o nobreak pode ficar? e pode ficar também quando por a placa de video gtx 970???
meu pc: i5 4440, 3 HDs sata 7200rpm, 4 pentes de memória 4gb ddr3, e 1 gravador de DVD

Mais o monitor led 22" 45 W ( http://www.kabum.com.br/produto/23368/monitor-tv-samsung-led-22-polegadas-t22a550 )

 

no site eXtreme Power Supply Calculator, a valor requisitado da fonte deu 450w ligado 16 horas por dia, isso já com a placa de video gtx 970 inclusa.
Posso Continuar usando esse nobreak junto com o Monitor???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Alisson PS disse:

Olá onde moro em certos horários ocorrem quedas de energia quando empresas ligam máquinas, as vezes ocorrem quedas se ser devido as empresas (ou seja um problema crônico), e não raramente ocorre falta de energia (não devido as empresas, acredito eu), comprei um nobreak, para não perder trabalhos com as tais faltas de energia, e também devido já ter perdido algumas placas mãe e uma de vídeo, eis ai o problema explicando sobre nobreaks a uma colega , notei que o meu do modelo abaixo (sms 1200va(600w))
https://www.atera.com.br/produto/STII-1200BI/Nobreak+SMS+Station+II,+1200VA+%28600W%29,+bivolt+115V


através do que pesquisei não supre a capacidade de minha fonte C3Tech 650w ???, http://www.kabum.com.br/produto/13231/fonte-c3-tech-atx-650w-dsa-650be-204p-sata?origem=3&gclid=CPueztS2lcoCFUgIkQodQnEBGw , Reais (ela consome então 650/0,85= 765w ???)


ainda estou sem placa de video, e pretendo comprar uma gtx 970  (consumo 145W, requisito mínimo de alimentação 500W)

, http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-970-br.html#pdpContent=2 ,

 

bem, mas supondo que minha fonte não está requisitando toda potência, e visto que uma de 500 aguentaria como diz o fabricante, será que o nobreak pode ficar? e pode ficar também quando por a placa de video gtx 970???
meu pc: i5 4440, 3 HDs sata 7200rpm, 4 pentes de memória 4gb ddr3, e 1 gravador de DVD

Mais o monitor led 22" 45 W ( http://www.kabum.com.br/produto/23368/monitor-tv-samsung-led-22-polegadas-t22a550 )

 

no site eXtreme Power Supply Calculator, a valor requisitado da fonte deu 450w ligado 16 horas por dia, isso já com a placa de video gtx 970 inclusa.
Posso Continuar usando esse nobreak junto com o Monitor???

Colega @Alisson PS , desculpe a sinceridade, mas sua situação ta complicada... Ta tudo errado...

 

Primeiro que esse nobreak é péssimo. É um shorbreak, na verdade. Interativo, com estabilizador interno. Em resumo, horrível. Sem falar que ele não traz nenhuma proteção para seu equipamento, ok? Segundo que se a fonte é de 650w e o nobreak é de 600w, claro, da pra saber de cara que está subdimensionado. Isso sem contar os demais itens que você deve ligar nele (como monitor, , modem, etc). E terceiro, não recomendo você ligar uma GTX 970 numa fonte dessa... Eu nunca confiaria um equipamento desses numa fonte de C3Tech. Sua configuração merece uma fonte de qualidade e confiável.

 

Recomendo que troque por uma Corsair CX500 Bronze ou EVGA 500 Bronze. E se quer proteger seu equipamento o certo é utilizar um protetor contra surtos, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

Eu começaria vendendo (ou devolvendo, se for possível) o nobreak e reinvestiria o dinheiro numa proteção de verdade.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você, ao colocar esse no-break dai, praticou um down-grade em sua config.. 

Adote, se necessário for, um no-break com capacidade para entregar 850 a 900 Watts, com geração senoidal pura e ainda, de preferência, de dupla conversão..

 

Ou então somente proteja seus equipamentos com um bom filtro de linha, de preferência aqueles da Clamper..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É estava prevendo essa resposta com tudo que já pesquisei, tava em dúvida se o nobreak poderia continuar ligado enquanto não tivesse tanta demanda no pc, pois estou usando-o há quase 7 meses só nele + o monitor, e vi os senhores Braconius e o famoso Faller :P , falarem em outros tópicos hoje (6/1/16), só é difícil aceitar o dinheiro perdido no nobreak...kkkkkk...vou comprar filtro de linha assim que possível, quanto a GTX 970 to até agora esperando o preço dela melhorar um pouco mais, ou pelo menos juntar o dinheiro pra comprar a vista e não gastar ainda mais, fora que já perdi dinheiro com um par de memória de 8gb cada da Kingston que não funcionavam juntas, quanto a fonte vocês acham realmente necessário trocar? to sem dinheiro pra fazer isso... já to tentando juntar pra placa...kkkkkkkk

 

Aproveitando que estou aqui...esses problemas que estão ocorrendo na rede, também podem danificar uma geladeira por exemplo, pois a nossa o compressor não funcionou mais, e o preço de um novo foi melhor comprar uma geladeira nova, esse mesmo filtro de linha/protetor contra surtos pode ser usado, ou dificilmente o compressor parou devido a rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando que estou aqui...esses problemas que estão ocorrendo na rede, também podem danificar uma geladeira por exemplo, pois a nossa o compressor não funcionou mais, e o preço de um novo foi melhor comprar uma geladeira nova, esse mesmo filtro de linha/protetor contra surtos pode ser usado, ou dificilmente o compressor parou devido a rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov A companhia de energia já veio aqui e inspecionou e falou que estava tudo certo com as tensões corretas, mas sempre ocorrem quedas de energia no inicio da manhã e no fim da tarde, e quando vizinhos ligam máquinas pesadas para trabalho, mais algumas vezes a noite, quedas de piscar a luz, e portanto não estou sabendo como proceder, vou comprar o filtro de linha para o PC, só não vou poder trocar a fonte, já que acabei de pegar uma geladeira nova, será que esse mesmo filtro já protegeria  a geladeira, ou teria que usar outro dispositivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson PS isso é conversa fiada da distribuidora, dizer que está tudo bem é fácil,  ela teria que instalar registradores na rede para provar que não ocorrem essas quedas bruscas de tensão. Você pode filmar essas luzes piscando para ter mais argumentos.

Tem um procedimento para pedir o ressarcimento, veja no site da distribuidora e se não for atendido reclame na Aneel como já orientei.

A geladeira tem um motor, então não deve ser  ligada no mesmo filtro do computador nem na mesma tomada. A Clamper tem uns modelos mais simples, dá um olhada na loja virtual deles.

Infelizmente filtro comum barato não resolve nada, veja avaliação de filtros de linha nos tópicos em destaque desta seção.

@Alisson PS , claro, supondo que a rede elétrica da sua casa não esteja com algum problema como mau-contato em emendas ou parafusos frouxos  ou com sobrecarga.

A distribuidora só verifica até o medidor ("relógio"), dali pra frente é responsabilidade do consumidor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Refrigeradores, condicionadores de ar são tementes a baixas tensões, principalmente por causa da partida de seus compressores. A inércia que eles apresentam é grande e "pedem" muito nessa hora de partir o mesmo. Os motores tem, para ajudar, um enrolamento especial, de maior potência, justo para vencer essa inércia. Esse enrolamento especial de partida é tirado fora do circuito por um relé, chamado relé de partida, responsável por aquele "tlec" audível justo quando a tensão está muito baixa e o compressor não consegue partir...

A solução nessa hora depende muito mais de ações como melhorar a entrada de energia (colocando fio mais grosso, minorando a queda de tensão nessa fiação), de gestão junto a distribuidora de energia pleiteando reforço de rede ou troca de transformador na rua, lá no poste do que a colocação de um filtro de linha ou, na pior das hipóteses, em último caso, pela colocação de um estabilizador forte e especial para esses casos como por exemplo esse dai: http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=9&idsublinha=344&codigo=

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Alisson PS disse:

@faller A tensão aqui não permanece muito tempo baixa não, são mais quedas de piscar em certos horários e mais alguns outros, ainda sim só um filtro de linha não resolve??? Muito obrigado pela atenção a todos vocês!!!

Um filtro de linha absolutamente nada tem a fazer no momento de um "vale" de tensão, ou afundamento de tensão, como retratas ai.. A ligação de uma máquina de alta demanda, ai pela vizinhança, é provavelmente o maior responsável por esses vales de tensão.. Um transformador mais potente, no poste, um reforço de rede, na rua, são as soluções mais indicadas..

 

Esses "vales" de tensão, ou SAG's como são conhecidos em inglês podem ser minorados com a aplicação de chaveamento especial para partida, chaves triângulo/estrela ou com o uso de inversores mas sempre junto a esses elementos de alta demanda...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Alisson PS disse:

@braconius Tem um mais baratinho que faça o mesmo não....rsrs...dinheiro está curto...

O protetor contra surtos mais barato que recomendo é este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/iclamper-energia-5-branco-dps.html

 

O problema é que, se você usa internet ADSL cabeada ou via TV à cabo (coaxial), você não estará protegido 100%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...