Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na Fonte (?)


Posts recomendados

Então galera, meu PC anda reiniciando sozinho, porém ele só reinicia em duas cirscunstancias especificas (até o momento). Ou quando eu estou assistindo alguma stream na Twitch.tv ou quando eu estou usando o emulador para android Bluestacks. Até agora eu não o vi reiniciar em nenhum outro momento, mas  quando eu estou fazendo qualquer uma dessas duas coisas ele reinicia direto. Eu não sei se isso é uma coincidência, mas se for  é uma coincidência bastante peculiar.

 

Meu set é o seguinte: 

 

• placa-mãe: Gigabyte GA-H61M-S2PH

• Processador: QuadCore Intel Core i5-3470, 3400 MHz (34 x 100)

• Fonte: Corsair CX430 (Meu pc anda reiniciando sozinho e acredito que o problema seja ela, então aceito sugestões de uma nova fonte)

• Memória: 2 x HyperX 4GB

 

Minha placa-mãe tem menos de dois meses (troquei justamente porque era antiga e achava que era o problema), as memórias são  bem novas, o processador tá em perfeito estado e a fonte também, porém a ultima tem pouco mais de um ano de  uso.

 

Eu não uso nenhum estabilizador conectado diretamente ao computador, tem um estabilizador conectado no mesmo adaptador junto com o cabo da cpu e o cabo do monitor, mas ele serve apenas como extensão para o cabo da impressora que não chega até a tomada

 

O que vocês acham que pode ser o problema? Agradeço muito a ajuda, estou criando esse tópico pois preciso comprar uma placa de vídeo mas quero saber se devo comprar uma fonte nova junto.

 

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas

pode sim ser a fonte

faca o teste usando outra fonte no pc caso o problema persista

faça o teste no hd e memoria para verificar se não a possíveis erros

verifique a temperatura programas como bluestacks puxam bastante do processamento e isso acarreta em aumento de temperatura se a temperatura chega ao limite por segurança o pc desliga

faça os teste e poste o resultado depois

abraxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Thomas Heitz , como vai?

 

Desligamento súbitos nem sem são causados por problemas na fonte. Algum curto, algum componente mal encaixado, temperatura alta, etc. Problemas assim também causam desligamentos no PC. Já checkou tudo isso?

 

Ademais, você não usa placa de vídeo na máquina? Dúvido muito que o seu problema seja fonte, mas siga os conselhos do colega @Puregawalth e faça uma bateria de testes.

 

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Puregawalth Boa tarde amigo, rodei os testes no HD e na RAM e está tudo OK, No momento não tenho outra fonte e ninguém que possa me emprestar uma outra fonte pra eu testar no PC. Quanto a temperatura, eu sei que o bluestacks puxa bastante, porém usava ele ha um tempo atras sem problema nenhum, já a twitch.tv eu não acho que puxe tanta assim. Como proceder a partir de agora?

 

@braconius Eu já testei reencaixar todos os meus hardwares e o mesmo problema persiste. Não, eu não to usando menhuma placa de vídeo. To querendo comprar a GTX 950, mas to inseguro caso o problema seja a fonte, e ao mesmo tempo to inseguro caso o problema não seja ela e eu não consiga descobrir qual seja.

 

@brunocparra Já fiz isso, e o twitch.tv é um site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Thomas Heitz disse:

@Puregawalth Boa tarde amigo, rodei os testes no HD e na RAM e está tudo OK, No momento não tenho outra fonte e ninguém que possa me emprestar uma outra fonte pra eu testar no PC. Quanto a temperatura, eu sei que o bluestacks puxa bastante, porém usava ele ha um tempo atras sem problema nenhum, já a twitch.tv eu não acho que puxe tanta assim. Como proceder a partir de agora?

 

@braconius Eu já testei reencaixar todos os meus hardwares e o mesmo problema persiste. Não, eu não to usando menhuma placa de vídeo. To querendo comprar a GTX 950, mas to inseguro caso o problema seja a fonte, e ao mesmo tempo to inseguro caso o problema não seja ela e eu não consiga descobrir qual seja.

 

@brunocparra Já fiz isso, e o twitch.tv é um site.

@Thomas Heitz , entendi. Como eu disse, é improvável que seja problema na fonte, mas, claro, também pode ser problema com ela. E isso você ou um técnico de confiança precisa avaliar e confirmar.

 

O que te garanto é que ela, a Corsair CX430 Bronze, atende sua configuração com bastante folga, mesmo que você adicione à ela a GTX 950.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
31 minutos atrás, Thomas Heitz disse:

@braconius A questão é que a fonte já vai fazer uns 3 anos, enquanto os outros componentes como placa-mãe, memória e processador (que eu acho improvável esse ultimo ser o problema) são um pouco mais recentes.

Não existe nenhum problema nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ,amigo, mexo com computador a 10 anos meu lema é cuidado nunca é demais.

Computador é um equipamento muito delicado. Portanto temos que fornecer capacidade para que ele funcione corretamente. Bem com energia adequada, periferico bem conectados e limpos, ventilação adequada e necessaria, em dia chuvosos temos que redobrar o cuidado, pois as descargas eletricas á mais danifica os componentes,e cada vez mais ficarao com dificuldades em prestar um bom funcionamento. Quanto mais você exigir do seu pc,mais capacidade você tera que dar á ele.Resumindo...

Conecte seu pc em estabilizador separado e não sobrecarregue este estabilizador. E se necessario,

Compre uma fonte real. Boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dyjuzé Todestilo disse:

Olha ,amigo, mexo com computador a 10 anos meu lema é cuidado nunca é demais.

 

 

Computador é um equipamento muito delicado. Portanto temos que fornecer capacidade para que ele funcione corretamente. Bem com energia adequada, periférico bem conectados e limpos, ventilação adequada e necessária, em dia chuvosos temos que redobrar o cuidado, pois as descargas elétricas á mais danifica os componentes,e cada vez mais ficarão com dificuldades em prestar um bom funcionamento. Quanto mais você exigir do seu PC,mais capacidade você terá que dar á ele.resumindo...

 

 

Conecte seu PC em estabilizador separado e não sobrecarregue este estabilizador. E se necessário,

 

 

Compre uma fonte real. Boa sorte

 

 

Estabilizador? Fala sério... Estabilizador não tem utilidade já faz uns 20 anos. Hoje em dia são extremamente prejudiciais aos equipamentos e não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.

 

 

 

 

Bem vindo ao século 21!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Oi cara eu já tive esse problema com (Fonte: Corsair CX430 ) esse tipo de fonte (não ) pode ligar em estabilizador por  ela ser com PFC-ativo , causa queima da fonte em menos de um ano.  Sou eletricista e sei o que acontece, comsertei colocando uma fonte EVGA-500W e no caso ela  Fonte: Corsair CX430  desligava em vários momentos aleatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, galera eu  usei a  ferramente Sensor do Aida64 e  Obtive os seguintes resultador

 

56a172717005d_ComBluestacks.thumb.png.c8

Com Bluestacks e Twitch.tv abertos

 

56a172ac1afb6_SemNada.thumb.png.92a0e42f

Sem o bluestacks e sem o twitch

 

 

Como vocês podem ver com  os dois programas citados abertos a temperatudo do processador sobre, porém, pelo que eu pesquisei aqui, apesar de relativamente alta a temperatura de 61º está em um estado bem aceitável já que o máximo é de 72º segundo a intel. (Levando também em conta que  a região que eu moro é  MUITO quente). Sendo assim o que vocês acham? Eu comprei uma fonte nova (A mesma CX430) que  chega em  4 dias. Joguei dinheiro fora ou o problema pode ser a fonte atual mesmo?

 

@braconius O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo esse seu problema ai ta me parecendo mais aquecimento do que fonte.

 

71 graus no processador to achando meio quente. Pode esta causando esses problema ai. Mas agora que voce ja pediu a fonte espere para colocar a nova e testar.

 

Mas creio eu que continuara dando problema. Como você vê no programa com o uso dos programas as tensão da fonte continuam em um limite aceitável.

 

Se continuar dando problema tente colocar um ventilador de casa com seu CPU aberto para ver se com temperatura mais baixa ele vai reiniciar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei la amigo eu acho que seu PC já ta quente sem utilizar processador.

 

Meu i3 sem ser usado fica em torno de 45 48 graus. E quando utilizava ele jogando btf 4 ele não chegava a 62 63.

Agora o seu além de já esta meio quente ainda sobe quase 12 13 graus quando você usa os programas.

 

A INTEL coloca temperatura máxima de 72 graus. o seu ali tava com um núcleo em 71. Se aumentar mais dois graus já passa essa temperatura estipulada. Faça o teste do ventilador amigo. não custa nada e não tem risco nenhum. se parar o problema aumente a refrigeração do seu computador add mais coolers e compre um cooler melhor para seu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunocparra Concordo contigo. Ainda que não esteja no  limite ela está acima de média sim. Mas se o ventilador não funcionar como eu faço  pra aumentar a  refrigeração dele? A adição de coolers depende de que? Do meu Gabinete?

 

Dessa parte de temperatura eu n ão manjo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo pra melhorar a temperatura. Você terá de verificar se seu cooler do processador esta girando normalmente sem nenhum travamento ou sujeira no dissipador. Verificar se esta bem encaixado e com pasta térmica boa.

 

SE estiver então adicione 1 ou 2 coolers em seu gabinete. Geralmente todos gabinetes tem furação na parte lateral, na traseira e na frente. Tente colocar ao menos 1 na lateral de preferência em cima do chipset da placa-mãe ou do processador e 1 na parte traseira jogando o ar quente para fora.

 

Verifique também se os cabos da fonte e de conexão não estão passando por cima da placa-mãe e atrapalhando a ventilação. Organize bem o cabeamento ok.

 

De começo para diminuir a temperatura essas são as primeiras alternativas. Se de tudo a temperatura do processador não baixar troque o cooler por um melhor ok.

 

(Eu falei para colocar o ventilador que e só um meio mais fácil e rápido para você testar se e mesmo a temperatura que esta causando o problema ok. Basta retirar a tampa lateral do computador e colocar o ventilador do lado se a temperatura diminuir e o PC para de reiniciar então problema e temperatura mesmo.)

 

Quanto a fonte não se preocupe eu tenho um i3 aqui com dois HDs. E meu PC tem 5 coolers adicionais que eu ligo quando vou jogar e minha Corsair cx430m aguenta de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!