Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Travando (Possível Gargalo)


Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

   Seguinte galera, é claro que é um tópico mais que "repetido", porém, acredito que pra cada computador com especificações diferentes, a resposta também será diferente, por isso, gostaria do auxílio de vocês quanto ao problema que estou enfrentando.

 

   Quando estou jogando jogos como Maplestory, Diablo III, LoL, Path of Exile, Skyrim ou GTA V por exemplo (ou seja, independe da necessidade gráfica pois alguns jogos não exigem tanto), meu PC aleatoriamente "trava", trava no sentido de em meio ao jogo, independente de estar com muito detalhe gráfico ou não, a imagem dar um leve freeze e voltar junto de muito lag... Dito isto, será que é um gargalo? Defeito em alguma peça?

 

   Configuração do PC:

   MoBo: GA990 FXA-UD3

   CPU:   AMD Phenom2 x6 T1100 BE 3.3GHz

   GPU:   R9 390 GAMING 8G

   HD:     Sata 500GB 7200RPM

   Fonte: Corsair CX750M

   Ram:   Kingston 4GB 1333MHz (Eu tinha 2x4GB, porém depois de outros problemas recorrentes testei e constatei que um dos pentes tinha problema e tive de tirá-lo)

   

 

   SE o problema for um gargalo, qual a peça devo trocar? Preciso de custo/benefício mesmo que para longo prazo, porque no momento a minha situação financeira não é viável mas não adianta comprar algo e já ter de trocar em seguida...

 

   Desde já agradeço a colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente ''teste'' seu gargalo com o msi afterburner e veja o que esta te limitando ( poste a print com uso de cpu , memoria e GPU aqui ).

4gb  de memoria pra rodar gta v é insuficiente .

não conheço muito bem esses Phenom e não sei se ele é capaz de levar essa VGA , (provavelmente ele é o gargalo do sistema )

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testarei Franklin, obrigado.

 

Até sobre minha configuração, sei que é estranha, mas é a forma que eu consigo de lidar com meu dinheiro e minha avareza... Parece que nunca é o suficiente "um pouco" daí eu pego algo caríssimo e deixo o resto perecer fraco de tanto tempo que fico sem dinheiro kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Clinton Roudsward @Leandronik

 

   Pessoal, após testes, essas foram as informações que o MSI Afterburner me passou, vou disponibilizar pra vocês porque acredito que vocês conseguem fazer uma leitura melhor que a minha...

 

   No momento em que fiz este teste eu estava utilizando: Windows Media Player, Google Chrome e Diablo III, atesto que no momento não tive tantos travamento, até porque fiz o teste em um período curto apenas para disponibilizar as informações mais rapidamente para vocês.

 

   Se precisarem que eu faça outros testes, que eu faça um teste mais longo por favor me auxiliem, como eu disse antes, não sou um conhecedor pleno de soft e hardwares, apenas gosto de jogar...

 

 

Spoiler

56931a5664b04_MSIAfterburner1.thumb.png.

 

 

Spoiler

56931a591a1e6_MSIAfterburner2.thumb.png.

 

Agradeço a colaboração.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Clinton Roudsward @Leandronik

 

Seguindo a dica de vocês pessoal, aqui está o teste. Tirei várias SS's no sentido de dar mais oportunidades de ver algum problema... SE esqueci de marcar alguma opção, por favor me avisem que eu faço o teste novamente, faço cem vezes se necessário.
 

Spoiler


Screenshot010.thumb.jpg.fa7b0ca4d9e87d45Screenshot011.thumb.jpg.0544f84119662334Screenshot012.thumb.jpg.be82ea7d2a01c2d7Screenshot013.thumb.jpg.9178c77eb442026eScreenshot014.thumb.jpg.1a4c784945542d5e

 

 

Agradeço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Kremer sua GPU está em 100% no Diablo 3 em algumas ocasiões e seu CPU em 50%, você tem uma GPU muito forte pra um CPU não tão forte, achei estranho a GPU subir tanto com tão pouco CPU usado. E achei estranho também a GPU está em 0% em algumas ocasiões. 

 

Bom, o que que eu posso te adiantar é que, Temperatura não é mesmo. Seu processador está parecendo uma geladeira kkkk.

e sua GPU não passa de 65, valor bem abaixo do máximo de referencia da placa.

 

Tente ver se tem relação do travamento com essas quedas da GPU para 0%. e tente fazer esse teste em algum jogo mais pesado.

 

outra dica, é dá uma mexida na config do jogo. procura no YOUTUBE sempre tem alguem q conseguiu uma config otimizada pro jogo que você está jogando. 

 

e urgentemente se possível compre mais 4gb de memória rs. você está no limite dos 4gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandronik Pois é Leandro, mas será que o problema não seria unicamente a memória Ram? Porque no caso (como eu disse anteriormente não entendo de hardware e software por isso só trabalho com suposições...), talvez a GPU chegou a 0% quando o FPS baixou de 30, mas o que tava operando na carga máxima era somente a memória ram, será que isso não tem algo a ver? Porque pelo que entendo, independente de tudo, elas precisam trabalhar em conjunto... Não seria assim?

 

@Franklin Clinton Roudsward, chegou a alguma conclusão também?

 

Grato pela colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Kremer com certeza +4gb iria dar uma boa melhorada no sistema visto que a mesma esta no seu limite. 

há momentos que o uso de gpu esta em 47%  com um Fps ''baixo'' eu poderia dizer que é gargalo por parte do processador mais o mesmo esta operando em apenas 40% de sua capacidade,  Teste em algum game mais pesado , como Skyrim ou GTA V (Gta v em 4gb de ram a tendência é travar até o talo )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Clinton Roudsward Sabe que eu tentei testar no Skyrim? Mas me veio o seguinte problema: Ao apertar no Printscreen, a imagem salva era unicamente a do jogo, não tirava a SS com a informação do MSI Afterburner... Tentarei ver o que é e testarei o Skyrim, o GTA V como você disse que vai travar absurdamente nem tentarei...

 

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o @Franklin Clinton Roudsward  comentou, realmente para ser gargalo no processador ele estaria em 100% com a placa abaixo disso. mas acontece ao contrário, mas pelo padrão do process era pra ele estar pelo menos em 90%.

 

 

Por exemplo, meu CPU chega com frequencia a 90%+ com minha GPU em 100%, claro isso em games q usam muito CPU como GTA V e The Witcher 3.

e minha GPU é bem inferior a sua e meu CPU um pouco superior.

 

 

De toda maneira você precisa de pelo menos mais 4gb de memória, para saber se é ela o problema ou não, pegue 4gb, teste ela sozinha e veja se trava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Clinton Roudsward @Leandronik Sinto muito pessoal mas não consegui tirar SS no Skyrim, desculpa a ignorância, mas enfim, prevejo uma compra de memória ram, mesmo que não agora pois estou sem dinheiro, vou ter que ficar sem jogar por hora. Agradeço muito a ajuda de vocês, desculpem o transtorno.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Estou tendo esse problema de travar. Estou com Windows 10. Meu PC é um i5 - 8Gb de memória.

Do nada, quando clico na tecla PrtSc (PrintScreen) o desktop trava, congela de modo a não aceitar nenhum comando, mesmo Ctrl+Alt+Del.

Achei que poderia ser teclado. Mas usei dois programas que fazem captura de tela, sem usar o teclado, e ele continua travando. Já passei 2 antivirus, Já atualizei o Win10, já fiz de tudo e não sei mais o que fazer. Podem me ajudar?

grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu caso parece ser HD, tem que particionar e colocar a memória virtual em outra unidade que não seja o C:\

Faça o CheckDisk também, botão direito do mouse sobre a unidade do HD, propriedades, ferramentas, verificar Agora, depois da verificação desfragmentar em ferramentas, desfragmentar agora.

 

Coloque a memória virtual do C:\ windows pagefiles.sys no mínimo que é de 256MB até 512MB que ele deve parar de travar. E outro maior em outra partição ou HD.

 

Na maioria dos gargalos é HD ou canal de Disco travado pelo CD/DVD-ROM(desligar enquanto não o usa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!