Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Pessoal estou com uma dúvida que para vocês que entendem bem de eletrônica/elétrica deve ser boba mas estou fundindo a minha cabeça faz tempo. 

Fiz um circuito para acender e apagar a lâmpada de casa pelo celular, o circuito utiliza uma fonte para alimentação com entrada: neutro + fase (normal), conforme esquema 1 da imagem em anexo, e saída para o retorno da lâmpada, está funcionando perfeitamente.

Mas eu vi um cara que fez um circuito para mesma finalidade que o meu porém ele não utiliza o neutro, apenas fase e retorno da lampada, conforme esquema 2 da imagem em anexo. Os próprios fios do interruptor.

Aí eu pergunto como isso é possível? :huh:

Quero fazer esse circuito sem o neutro igual o do cara porque no caso dele ele não precisa puxar um fio neutro para o interruptor, ele utiliza os fios já existentes para o interruptor normal, no meu caso eu tenho que utilizar os dois fios do interruptor normal (neutro + retorno lâmpada) e ainda puxar mais um fio neutro da rede. Quero colocar em toda a casa sem alterar a rede ac existente.

Desde já agradeço a ajuda! Obrigado!

duvida_alimentacao.jpg

Postado

Há um erro nos dois esquemas:

A lâmpada deve estar ligada diretamente ao neutro, o fase é que é interrompido no interruptor.

Com relação ao esquema que você viu, de não usar o neutro, é simples: se usar uma lâmpada incandescente, o neutro virá através dela, pois o circuito deve consumir muito menos que a própria lâmpada.

Porém no momento em que um relé atraca, permitindo a passagem direta do neutro para a lâmpada, acabou a energia para o eletrônico.

O mesmo vale se colocar uma lâmpada LED, a energia para o circuito será mínima, provavelmente nem irá funcionar.

Postado

Ricardo tem razão, eu fiz apenas o desenho errado já subi a correção da imagem e exclui a errada.

Em relação ao circuito o que comentei entendi o que você disse sim porém o circuito em questão não tem esse problema de desligar o circuito, ele está sempre ligado, pois recebe comandos para ligar ou desligar a lâmpada. E também não utilizar relé e sim moc + triac.

Sabe me dizer que mágica é essa? rsrsrs

Obrigado!

Postado

A não ser que ele utilize um aterramento (de repente a própria eatrutura da caixa metálica 4x2) no papel de neutro.

Isso é um tremendo chute, pois não vejo outra alternativa.

PS. Se na residência houver um dispositivo DR, nessa situação é capaz dele desarmar.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@barriosraphael tenho sim amigo. Veja este ci que bacana...

444287917_917.jpg

Mesmo quando o triac fecha, deixa uma tensãozinha suficiente pra alimentar o circuito por isso não precisa da outra fase

Este ci é bem bacana pois além do sensor, incorpora um timer e um sensor de luminosidade pra não acender a lâmpada de dia e o + legal, custa menos de 1 real  (na cotação de hoje) . Claro, melhor usar lâmpadas led

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei se entendi direito, não te bastou o esquema? você quer o projeto completo, com lista, layout pcb, preços, fornecedores e etc. Quer um cafezinho também? fala sério...  :o)

Se o esquema acima não bastar, dê uma olhadela no datasheet do bixo. É o máximo que posso fazer por você

• Amei 1
Postado

Isadora obrigado pela resposta de novo. Isadora eu não manjo muito de eletrônica e não sei se cheguei a comentar isso. Realmente ficaria sim mais fácil pra mim (que não sei quase nada de eletrônica) se por uma acaso você tivesse um link de algum projeto que já tenha visto, tendo em vista que mencionou o CI, poupa tempo e dinheiro ver algo funcionando antes de comprar e colocar no protoboard. Longe de mim pedir para você fazer algo especificamente para mim, aliás já acho que respondendo as perguntas vocês fazem muito mesmo. 

Sinto muito se minha perguntou causou a impressão errada de que eu não quero ou tenho pouco vontade de fazer isso funcionar ou ainda que quero tudo na mão beijada, te garanto que é exatamente o contrário, estou nesse projeto faz tempo e vou terminá-lo e sei que iniciantes como eu (não como você) costumam trocar exemplos para um melhor entendimento.

Caso eu possa te ajudar com algo relativo a programação (asp.net, vb.net, c#, asp, c, android, banco de dados sql, lógica de programação, etc) ou até mesmo impressões em 3D, protótipos, etc, estamos aí, pode contar comigo.

Obrigado novamente, vou procurar mais sobre o CI sim. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perdão amigo mas troquei meus tradicionais kk por :o) e por isso a confusão. Foi só pra relaxar e de forma alguma ofender-te!

Bom, eu considero os links que postei como o projeto propriamente dito. Por gentileza se achar que deve, defina melhor então o que você considera como 'projeto' (por isso que fiz aquela brincadeira 100 graça kk). Também fale + sobre seus planos: é pra seu uso? vai vender? hobby?  tcc?

Dúvidas? Não hesite e reperguntar.

No entanto, a dica forte que te dou é... não perca muito tempo. Compre um e "se inspire" nele. Vulgo chupar mesmo. Ou nem isso. Olha só... comprei alguns destes da china e chegou direitinho. Comprei 2x até. É deles que tirei a dica do ci

Também pode contar comigo.... 1....2...3..... aff ficou sem graça já kk

Ah e agradeço sua predisposição! Em breve pretendo mesmo me aventurar no android! Sem tempo, penso em até mesmo terceirizar...Vou por você na minha lista!

abç

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

@if. Amigo, poderia me mandar a referência do CI? A imagem não carrega mais. Assim, não consigo saber qual é o CI. 

Em 03/03/2016 às 17:13, if. disse:

@barriosraphael tenho sim amigo. Veja este ci que bacana...

Mesmo quando o triac fecha, deixa uma tensãozinha suficiente pra alimentar o circuito por isso não precisa da outra fase

Este ci é bem bacana pois além do sensor, incorpora um timer e um sensor de luminosidade pra não acender a lâmpada de dia e o + legal, custa menos de 1 real  (na cotação de hoje) . Claro, melhor usar lâmpadas led

Postado

https://www.google.com/search?q=interruptor+wifi+s%2F+neutro&rlz=1C1GGRV_enBR751BR751&o que=interruptor+wifi+s%2F+neutro&aqs=chrome..69i57.6948j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Existe opções prontas caso você não queira pensar ou quero algo c/ acabamento pronto
Me lembro de ler em algum lugar que o pessoal tinha que colocar capacitores na ponta da lâmpada se usar lâmpadas de led junto com eles.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!