Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo travando, driver corrompendo


FaeLKuN

Posts recomendados

Olá galera.

 

De uns tempos pra cá andei tendo alguns problemas com meu PC. Aleatoriamente a imagem apagava, às vezes voltava e às vezes não, e eu precisava desligar o PC. Quando voltava, aparecia uma mensagem de que o driver de vídeo foi corrompido, mas foi recuperado com êxito. Esse problema começou a surgir de uns 2 meses pra cá, mas só agora ficou preocupante. Só hoje esse problema já me ocorreu 5 vezes, e em 3 delas a imagem não voltou, e inclusive na última a imagem não funcionava desde o boot. O travamento também foi bem estranho, ao invés de apagar totalmente o PC ficou com a imagem toda travada, mouse travando e tudo mais. Tive que deixar o PC desligado por uns 30 minutos para que voltasse a funcionar normalmente. O travamento começou a não se limitar apenas durante a execução de jogos, mas também em tarefas banais, apenas com o navegador aberto, por exemplo. Tenho praticamente certeza de que é um problema com a Placa de Vídeo, mas não sei definir o quê exatamente. Mantenho os drivers sempre atualizados, sempre pontualmente, já tentei reinstalar algumas vezes; imagino, também, que não seja problema de aquecimento, nunca senti cheiro de queimado e o gabinete sempre fica em temperatura normal, nunca senti aquecimento ao colocar a mão, ainda mais pelo fato de ter ar-condicionado no quarto. Não sei se é algum tipo de malware, sei lá, ou problema físico mesmo. Alguém poderia me ajudar?

Configurações do PC:
EVGA GeForce GTX 670 FTW 2GB GDDR5
Intel Core i5 3570 3.4GHz
Corsair Vengeance 8GB (2x4GB) 1600MHz

Gigabyte GA-B75M-D3H

Seagate Barracuda 1TB

SSD Kingston SSD Now V300 120GB, Sata III - SV300S37A

Thermaltake TR2 700w

Thermaltake Commander MS-I

Agradeço desde já pela atenção. Abraços (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de quase uma hora usando o PC normalmente sem problemas, fui testar algum jogo. Desempenho horrível desde o menu principal, abaixo dos 20 FPS onde deveria estar rodando a 60 FPS normalmente. Me preocupei, fechei o jogo e reiniciei o PC. Ele reiniciou meio que travando, e depois que reiniciou a imagem não apareceu desde o boot, como antes. Desliguei, inclusive a fonte, esperei 5 minutos, liguei de novo, e aqui estou. O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a situação: o próprio Gerenciador de Dispositivos já não reconhecia a placa, exibia somente um dispositivo chamado Display. Bootei o Windows pelo Modo de Segurança e usei uma ferramenta do Guru3D pra remover totalmente os drivers da Nvidia do PC sem deixar resquícios, e então fiz uma instalação limpa, manualmente. A placa voltou a ser exibida normalmente no Gerenciador de Dispositivos, e o desempenho voltou ao normal no menu do jogo que testei, aparentemente. Mas foi só começar a jogar, de fato, que em alguns segundos o problema voltou. Já não sei mais o que fazer, será que minha Placa de Vídeo está realmente morrendo? :/print-erro-nvidia.thumb.png.cd6907e931b3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi antes. Pouco tempo depois a imagem apagou de novo e voltou, e dái o Display tinha sumido e voltou a aparecer GeForce GTX 670 dentro de Adaptadores de Vídeo. Parece que de tantas vezes que deu o problema o driver chegou a corromper definitivamente. Removi totalmente com a ferramenta pelo Modo de Segurança, e então fiz uma instalação limpa com o setup manual. O dispositivo, agora, está exibindo normalmente no Gerenciador de Dispositivos, mas não resolveu o problema. Ele sempre ocorre quando vou jogar alguma coisa :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FaeLKuN ta ai um problema que implica dúvidas. 

A maioria das VGA com problemas aqui tem relação com o Windows 10. 

Até mesmo a GTX 980 TI, teve problemas de gráfico distocido com o Windows 10. 

Recomendo que instale o 8.1, ou 7, e veja se este erro de driver prossegue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FaeLKuN o Windows 10 realiza muitas atualizações automáticas, que não podem ser 

desabilitadas.

Esta é a grande diferença entre os outros Windows.

Certas atualizações do 10 bugam muitas coisas. E a mais básicas que são mais reclamadas, 

mouse e teclados USB. É só procurar no fórum que vais encontrar vários tópicos sobre. 

Vale tentar. Recomendo fortemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FaeLKuN há ambas possibilidade. Mais nem por isso descartamos um hardware de vez. 

Passamos os testes necessários  a serem feitos. E muitas vezes 

toda complicação não passa de uma coisa simples, como uma BIOS que precisava de atualização por estar corrompida, ou incompatível com alguma VGA. 

Quando achamos a solução, ou o problema sem jeito, o tópico prossegue 

até o membro retornar com a resposta positiva de que foi resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex Entendo. Sobre o Windows 10 até faz mais sentido, por que as atualizações chegam sem o consentimento do usuário. Mas e sobre a BIOS? Sempre funcionou bem, não faz sentido dar conflito agora.

Sobre testar em outro PC: não tenho disponível aqui comigo algum outro PC com componentes muito fortes. O gargalo da CPU e dos outros componentes na minha placa não me impede de testar totalmente o funcionamento dela em outra máquina?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FaeLKuN quando citei sobre BIOS. Foi só um exemplo do que já aconteceu aqui. 

Não foi relacionado a teu caso. 

Testar em outro PC, mesmo que seja um I3 da segunda geração, e pouca RAM, 

já é mais que o suficiente, para saber se o problema é realmente a VGA. 

E não posso esquecer que a fonte tem de ser boa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estamos só para aqui a dar palpites e teremos que passar há ação.

@FaeLKuN

Se não tem possibilidades de testar essa gráfica noutra máquina, tente o seguinte: Ou desmonta essa gráfica e trabalha com a Onboard, ou trabalhe com a máquina em modo de segurança com rede. Nestes modos verificará se esse problema se mantém.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PPK2 @alissomrex Consegui resolver o problema. Era de fato um problema do Windows 10. Na verdade, uma atualização corrompida. Entrei no Windows Update e verifiquei que tinha uma atualização pendente acusando erro. Forcei a atualização e, depois de aplicada, o problema sumiu. Não sei como essa atualização foi se corromper, ou instalada pela metade por algum motivo, realmente não sei, mas o importante é que o problema foi resolvido.

 

Agradeço aos dois, muito obrigado mesmo. Estavam certos sobre o problema, espero que este tópico ajude a outras pessoas passando pela mesma situação. (:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!