Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, é o seguinte.

Eu recentemente formatei o Computador porque comprei um SSD. Antes de formatar ele estava com os Drivers de Video Crimson "Driver Packaging Version
15.30.1025.1001-151204a-298676C
"

Bom, depois de formatar eu Baixei o Catalyst 15.15, por um simples erro. Porém, quando fui jogar, percebi uma melhora monstruosa nos jogos. GTA antes fica em 40fps. Agora estava 80 - 90.

Bem, um dia o Drive atualizou sozinho, e foi para a versão Cimson Driver Packaging Version
15.30.1025.1001-151204a-298676C.

E desde então, os jogos voltaram a ter um desempenho inferior, e as vezes a tela ficar preta e aparecer "Os driver de vídeo Parou, mas já se recuperou".

Gostaria de saber se alguém esta ou teve problemas com o Crimson , e se eu voltar pro Catalyst, perderei alguma coisa.

Obrigado.

Segue a config:

Placa-mãe MSI Gaming 970
Processador : FX8350 - 4Ghz
8Gb de RAM HyperX 1866Mhz
2HD's WD de 500GB

VGA : MSI Gaming R9 380 4GB
Fonte EVGA 600B Bronze (600w)
3 Fans Adicional

Postado

Olha, eu usei o Catalyst, até esses tempos atrás, e não tive nenhum problema (joguei vários jogos). Atualizei para o Crimson justamente porque tive um problema para jogar The Witcher 3, e com o Crimson ele resolveu o problema que estava ocorrendo. Joguei os jogos anteriores que joguei com o Catalyst, e está tudo ok também. Eu sinto que este Crimson ainda não é 100% confiável. Isso é uma impressão minha, ok!

Aguarde mais comentários sobre.

Boa sorte [ ] ' s

edit: ah, eu nao uso a R9 380, uso a R9 280x, apenas mencionei por questão do driver.

Postado

@Gabriel Gaava Parte da resposta pode estar nesse tópico: http://www.tecmundo.com.br/amd/91038-cuidado-driver-crimson-amd-queimar-gpu-saiba-resolver.htm

Citação

Ainda de acordo com os relatos, parece que o problema parece acometer apenas algumas séries das GPUs da AMD. Isso inclui as placas que foram lançadas entre a série HD 7000 e as mais recentes da série 3XX. Até que a atualização que corrija esse problema seja disponibilizada, é muito bom verificar se o último driver da placa de vídeo instalado em sua máquina não vai resultar em um problema como esse.

Ainda segundo a mesma matéria o problema já foi resolvido em uma atualização. Verifque se no site AMD há uma versão mais recente pois a queda do FPS pode estar relacionada a temperatura. Jogue com o HWmonitor aberto para monitorar a temperatura da GPU e poste o resultado aqui. 

Acho que esse teste também vale a pena: você pode ainda voltar para o driver que vinha funcionando perfeitamente e desabilitar a atualização automática.

Postado

@Gabriel Gaava Cara, tenho exatamente a mesma placa que você. Tive um problema com a anterior e efetuei a troca. Depois disso estou jogando normalmente, qualquer game que tenho, inclusive GTA que consigo +- 60~80fps com tudo no high.

Tente desinstalar o driver de video com o DDU e depois disso instala somente o Crimson e vê se resolve.

Postado

@P. Sousa Enquanto jogo GTA, a temperatura fica na média de 61 Graus. NO MAXIMO 65 - 68

2 minutos atrás, n0ldz disse:

@Gabriel Gaava Cara, tenho exatamente a mesma placa que você. Tive um problema com a anterior e efetuei a troca. Depois disso estou jogando normalmente, qualquer game que tenho, inclusive GTA que consigo +- 60~80fps com tudo no high.

Tente desinstalar o driver de video com o DDU e depois disso instala somente o Crimson e vê se resolve.

Sua placa estava com queda de FPS ou a tela ficava preta ?

Postado
1 minuto atrás, Gabriel Gaava disse:

@P. Sousa Enquanto jogo GTA, a temperatura fica na média de 61 Graus. NO MAXIMO 65 - 68

Então não é temperatura mesmo. Segue as indicações do @n0ldz. Aqui esta o DDU:

http://www.guru3d.com/files-get/display-driver-uninstaller-download,20.html

Se não der certo, aqui está o CATALYST 15.15:

http://www2.ati.com/drivers/amd-catalyst-15.15.1004-software-suite-win8.1-win7-64bit-june20.exe

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Gaava Driver de vídeo parava de responder em qualquer jogo...no dia que ocorreu esse problema, acabei saindo pra jantar e quando voltei o monitor não dava vídeo. Fiz um monte de teste com a placa e meu pc e no final das contas, a vga tinha queimado com menos de 1 mês de uso. Consegui a troca por um nova e até hoje não deu problema algum...

Outra coisa, teu driver 15.30 ta com o problema ainda, tem o fix 16.1 la no site da amd.

Radeon Software 315 MB Crimson Edition 16.1.1 Hotfix 04/02/2016
  • Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, P. Sousa disse:

Então não é temperatura mesmo. Segue as indicações do @n0ldz. Aqui esta o DDU:

http://www.guru3d.com/files-get/display-driver-uninstaller-download,20.html

Se não der certo, aqui está o CATALYST 15.15:

http://www2.ati.com/drivers/amd-catalyst-15.15.1004-software-suite-win8.1-win7-64bit-june20.exe

Irei tentar. Mais tarde volta para dar os resultados.

1 minuto atrás, n0ldz disse:

Outra coisa, teu driver 15.30 ta com o problema ainda, tem o fix 16.1 la no site da amd.

Radeon Software 315 MB Crimson Edition 16.1.1 Hotfix 04/02/2016

Passa o Link para mim por favor.

Postado

@Gabriel Gaava tenta instalar a versão 16.1. Pode resolver o problema aí. Outra dica é, utilize o msi afterburner, pois a vga em idle desliga os fans. Tente manter ela em 25%~30% de rotação do fan assim que ligar o pc e ajuste para as temperaturas maiores.

obs.: Desinstala com o DDU e instalar a versão 16.1

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Gabriel Gaava disse:

Galera, tava fazendo uns testes ... e percebi que tem uma coisa errada.

O uso da GPU fica variando muito. Isso é normal ? Alguém que tenha essa placa, poderia mostrar os gráficos do MSI Afterburn durante o jogo ?

@n0ldz @P. Sousa

WP_20160223_15_10_25_Pro_LI.jpg

Você monitorou seu processador pra ver como ele está se comportando? Seu problema se parece com o relatado nesse tópico? O modelo da sua placa-mãe seria o 970A-G46?

Poste umas imagens do AIDA64 pra gente dar uma olhada nas voltagens e temperaturas, ok?!

Postado
14 minutos atrás, P. Sousa disse:

Você monitorou seu processador pra ver como ele está se comportando? Seu problema se parece com o relatado nesse tópico? O modelo da sua placa-mãe seria o 970A-G46?

Poste umas imagens do AIDA64 pra gente dar uma olhada nas voltagens e temperaturas, ok?!

Não a Minha placa-mãe é a MSI 970 Gaming. As temperaturas, e uso do processador parecem estar normal durante o jogo

placa-mãe: 

http://www.terabyteshop.com.br/am2+-am3-am3+-amd/placa-mãe-msi-970-gaming-am3.ptml

1.png

2.png

Postado
4 minutos atrás, Gabriel Gaava disse:

Me parece tudo OK com sua CPU. Eu tive um problema parecido. Mas no meu caso não havia mensagem de parada de driver.. Já voltou o driver para o 15.15? Se interessar saber resolvi meu problema desativando as funções cool'n'quiet, c1e e c6 na BIOS. Entretanto no seu caso você relatou que com o 15.15 não houve problemas com sua placa, não é isso?! Se for isso mesmo voltando pra o driver citado e desabilitando a atualização automática deve resolver. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...