Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, possuo um computador com as seguintes especificações:

AMD FX 8320 3,5GHZ

MSI 970A-G46 (MS-7693)

12GB de Memória

Fonte OCZ 750w Modular

Nvidia Asus 660ti top 

Water cooler H55 Coirsair

O processador fica com a temperatura em 27° e a placa-mãe em 36°, porém o processador nao passa de 1,33GHZ mesmo em estresse. Nao adianta reiniciar, formatar nem resete de BIOS.

Ja fiz reconhecimento dos núcleos no windows, instalei todos os Drivers, coloquei economia de energia em desempenho e nada...

Conto com a colaboração para pelo menos diagnosticar o porque.

Colocarei as imagens das configurações e das temperaturas, tiradas pelo Programa AIDA 64.

2.jpg

1.jpg

Postado

Como foi pedido, desabilitei o TurboCore, porém nao adiantou. Segue em anexo print da tela sistemas e aproveitando colocarei print do gerenciador de tarefas aba desempenho.

4.jpg

3.jpg

Postado

@Elvis Maach colega, não há nada de errado ai. 

Em uso da CPU está 1.33. Pois é só do que o sistema está necessitando de cada core. 

Mais no total , no segundo print, está 3.50, o correto do total, do processador.

Você estressou o CPU com qual programa?

Postado
5 minutos atrás, alissomrex disse:

@Elvis Maach colega, não há nada de errado ai. 

Em uso da CPU está 1.33. Pois é só do que o sistema está necessitando de cada core. 

Mais no total , no segundo print, está 3.50, o correto do total, do processador.

Você estressou o CPU com qual programa?

Mesmo em jogos pesados como BF4 ou BO3 a velocidade não sai de 1,33GHZ, antes do problema o FPS dos jogos chegavam a 150FPS (CSGO por exemplo chegava a 300FPS) agora não passa de 50FPS.

• Curtir 1
Postado
agora, alissomrex disse:

@Elvis Maach seu monitor é de quantos HZ? 60hz.

BENQ XL2430 de 144hz. De adianto, sincronização vertical esta desligada. Em geral o PC esta lento até para abrir os programas, é fácil perceber pelo uso cotidiano que ele está lento para abrir qualquer coisa, até para atualizar área de trabalho.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, alissomrex disse:

@Elvis Maach está usando Windows 10. 

Foi instalado do zero, ou atualizado de outro Windows? 

Faz manutenção no sistema operacional, como limpar cache, cokies, outros etc...?

Não, formatei ele 2 vezes já do zero. Em todas as situações ele continuou batendo apenas 1,33GHZ. 

Postado
1 hora atrás, Elvis Maach disse:

Alguém ainda pra me ajudar?

E aí, tranquilo?

Primeiramente uma pergunta que não vi resposta acima: a versão da sua BIOS é a 7693v22? Se não der pra ter certeza vamos voltar a esse ponto. Mesmo que você verifique que a versão da BIOS não é essa, ainda nela, na parte de "OC" desative os itens "Cool'n'Quiet" e "C1E" que são funções de economia de energia. Veja a imagem:

97Ent20.png?1.jpg

Pela imagem acima não da pra ter certeza, mas se você vir a opção "C6" também desative-a. Reinicie e veja o que acontece. Não mexa na parte das voltagens, a imagem acima é só para ilustrar os itens de que já citei e que você deve desativar para testes.

Voltando à BIOS: No site da MSI já temos até versão 2.8 da BIOS, entretanto, na parte de compatibilidade (https://br.msi.com/product/motherboard/support/970A-G46.html#support_support) diz que a versão da BIOS compatível é a v22. Você pode tentar instalar essa versão da BIOS, confiando claro que não vai haver nenhum problema. Se não der certo pode tentar a  versão da BIOS mais recente que saiu agora em janeiro de 2016. Lembrando que atualização de BIOS não é tão seguro. Recomendo que mexa nisso apenas em última instância.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, RS Faria disse:

@Elvis Maach

Sua placa-mãe não e compatível com CPU de 8 núcleos... Confirmado por essa tabela e pela própria MSI...

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a8k1fAzGnSNQGsMJi4Rl22RRdG_4ni98heLTM_SxNGQ/pub?gid=4#

Realmente tem muita gente reclamando dessa combinação. Estranho é na página da placa não colocarem essa informação, muita sacanagem.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, P. Sousa disse:

E aí, tranquilo?

Primeiramente uma pergunta que não vi resposta acima: a versão da sua BIOS é a 7693v22? Se não der pra ter certeza vamos voltar a esse ponto. Mesmo que você verifique que a versão da BIOS não é essa, ainda nela, na parte de "OC" desative os itens "Cool'n'Quiet" e "C1E" que são funções de economia de energia. Veja a imagem:

97Ent20.png?1.jpg

Pela imagem acima não da pra ter certeza, mas se você vir a opção "C6" também desative-a. Reinicie e veja o que acontece. Não mexa na parte das voltagens, a imagem acima é só para ilustrar os itens de que já citei e que você deve desativar para testes.

Voltando à BIOS: No site da MSI já temos até versão 2.8 da BIOS, entretanto, na parte de compatibilidade (https://br.msi.com/product/motherboard/support/970A-G46.html#support_support) diz que a versão da BIOS compatível é a v22. Você pode tentar instalar essa versão da BIOS, confiando claro que não vai haver nenhum problema. Se não der certo pode tentar a  versão da BIOS mais recente que saiu agora em janeiro de 2016. Lembrando que atualização de BIOS não é tão seguro. Recomendo que mexa nisso apenas em última instância.

Vou efetuar as alterações agora... Porém em questão a versão da BIOS, tanto na mais nova, quanto nas mais antigas, diz que é aconselhável Windows 8, eu utilizo windows 10, tem algum problema?

Atenciosamente.

Postado
1 minuto atrás, Elvis Maach disse:

Vou efetuar as alterações agora... Porém em questão a versão da BIOS, tanto na mais nova, quanto nas mais antigas, diz que é aconselhável Windows 8, eu utilizo windows 10, tem algum problema?

Eu acredito que não, mas se você tiver condições de testar isso seria interessante como alternativa caso mais nada resolva.

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, RS Faria disse:

@Elvis Maach

Sua placa-mãe não e compatível com CPU de 8 núcleos... Confirmado por essa tabela e pela própria MSI...

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a8k1fAzGnSNQGsMJi4Rl22RRdG_4ni98heLTM_SxNGQ/pub?gid=4#

Mas ele funcionava normalmente. Pode-se dizer que ela foi danificada pelo uso de um processador de 8 núcleos, ou a placa pode danificar o processador?

Atenciosamente.

Postado
agora, Elvis Maach disse:

Mas ele funcionava normalmente. Pode-se dizer que ela foi danificada pelo uso de um processador de 8 núcleos, ou a placa pode danificar o processador?

Atenciosamente.

Acho que o que @RS Faria  quis dizer é que esses dois componente seriam incompatíveis, não quer dizer, necessariamente, que um danificou o outro.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, P. Sousa disse:

Acho que o que @RS Faria  quis dizer é que esses dois componente seriam incompatíveis, não quer dizer, necessariamente, que um danificou o outro.

Huuum entendi. vou efetuar agora os procedimentos.

Bem @P. Sousa , acabei de desabilitar as opções e subiu de 1,33 para 1,37GHZ porém ele continua travando, nao sai desse clock. Agora irei atualizar a BIOS para a versão 22.

Atenciosamente.

Postado

Bem @P. Sousa , mesmo com a atualização da BIOS o clock não sobe. Desabilitei as configurações pedidas, atualizei a BIOS e o problema persiste... Só não entendo como antes funcionava normalmente e agora fico sabendo que a placa não suporta 8 núcleos.

Fico no aguardo de mais alguma instrução. 

Atenciosamente.

Postado

Você alterou algo recentemente no seu computador?

Esses erros geralmente ocorre por causa de alimentação, falta de suporte da MB ou o TurboCore.

Tente ver se o vCORE está muito abaixo @P. Sousavocê que usa um kit semelhante a ele, indique uma tensão "padrão" quem sabe por algum motivo isso foi alterado, eu que não uso AMD não saberia informar.

@RS Faria Segundo está lista o processador é compatível sim.

Postado

Olá @rickreapernada foi alterado isso aconteceu da noite pro dia, só estou achando estranho o fato de um site estar dizendo que a placa não é compatível com 8 núcleos e o outro dizer que sim e não for tem a possibilidade da placa ter danificado o processador ? em questão da tensão eu mandei uns prints com todas as informações e disseram que não tem nada de errado mas não custa tentar, porém não sei muito como mexer nessa área.   

Postado
1 hora atrás, rickreaper disse:

você que usa um kit semelhante a ele, indique uma tensão "padrão" quem sabe por algum motivo isso foi alterado, eu que não uso AMD não saberia informar.

Gostaria, mas infelizmente meu PC da assinatura está parado :/ Já tive problemas semelhante ao dele (na verdade meu problema era de stutter) e era a parte de POWER MANAGEMENT da BIOS que estava "limitando" o processador. Extamente essas orientações que fiz aqui deram certo mas no caso dele não tá dando. Veja se as configurações de sua placa estão EXTAMENTE ASSIM:

http://postimg.org/image/9w0for6rv/

1 hora atrás, Elvis Maach disse:

só estou achando estranho o fato de um site estar dizendo que a placa não é compatível com 8 núcleos e o outro dizer que sim

Isso entristesse mesmo. Veja por exemplo esse cidadão com configuração igual a sua e fazendo overclock feliz da vida: http://www.overclock.net/t/1432497/overclocking-fx-8320-on-970a-g46-motherboard 

Eu no seu caso ainda tentaria utilizar o UnPark (https://virtualstaff.wordpress.com/2015/05/29/unpark-libere-todos-os-núcleos-da-cpu) e ainda faria um leve "over" alterando o multiplicador do clock na BIOS (sem mexer nas voltagens) para ver se "destrava" esse clock.

Em tempo, achei esse post: http://www.tomshardware.com/forum/330572-30-970a-warning

O processador em questão no tópico acima é o 8350 e a MSI respondeu ao usuário explicando que no caso desse processador o TDP pode chegar a 140W apesar de a AMD informar que é 125W e recomendou que ele utilizasse o chipset 990FX. Esse seria o motivo da placa "capar" o processador, para evitar danos aos componentes. Pode ser que esteja acontecendo isso com o 8320 também. Se nada der certo comece a pensar em trocar a MOBO. Antes disse testando seu processador em outro PC, claro.

Um usuário com problema semelhante disse que resolveu esse problema assim:

just solved problem as long as I keep active phase switching on auto it wont overheat (https://forum-en.msi.com/index.php?topic=173162.0) Seria algo como "setar" a mudança de fase da placa-mãe para "auto" na BIOS. Procure algo parecido por lá. Você pode tentar.

EDIT: me ocorreu ainda que sua fonte pode não estar entregando o necessário (hipótese menos provável) mas se tiver condições teste o conjunto com outra fonte. 

• Curtir 3
Postado
11 minutos atrás, Elvis Maach disse:

Ok@P. Sousa vou providenciar isso, mas antes tirei umas prints da BIOS de repente vocês vejam algo que eu não vi.

msBS0004.jpg

msBS0001.jpg

msBS0002.jpg

Em "CPU PHASE CONTROL" mude para ENABLE. Também estou achando essa tensão (CPU CORE VOLTAGE) menor que 1.0 muito baixa... deveria ser pelo menos 1.4 (http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-FX-Series%20FX-8320.html) Não manjo de voltagens mas vou dar uma pesquisada nisso quando tiver um tempinho. Vamos ver se antes disso alguém aparece com uma luz.

EDIT: Olha só o que achei:

Low power features PowerNow!
Low power P states [2] #1: 2900 MHz, 1.3V
#2: 2300 MHz, 1.1875V
#3: 1700 MHz, 1.0625V
#4: 1400 MHz, 0.95V

Parece que matamos a charada, como está chegando essa tensão de 0,96 no seu processador a frequência não vai passar de 1400Mhz. Provavelmente é configuração na BIOS. Se tivéssemos como manusear a BIOS ficaria mais fácil. Sua BIOS possibilita acesso através do Windows? Através do TeamView poderíamos manusea-la e tentar fixar uma tensão em pelo menos 1.35V. Antes disso acho que vale pesquisarmos um pouco mais.

Antes de qualquer coisa muda esse CPU PHASE CONTROL aí e vamos ver no que vai dar.

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!