Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

A pergunta é: Pode ter-se ido o magnetron? É possível fazer algum teste para evitar que, ao recolocar o fusível, detone-se mais outros componentes?

Tenho de descarregar o capacitor antes?

• Membro VIP
Postado

Consegui algumas coisas

http://www.infoescola.com/eletronica/magnetron/

Só falta agora descobrir como descarregar

@Dilson Bezerra  pergunto-lhe, alguns videos falam em descarregar o capacitor com curto entre os terminais e a carcaça, outros falam entre os terminais, outros ainda entre os terminais E a carcaça

Este microondas tem um terminal de um lado, que vai pro trafo, e em outro extremo 3 terminais. Neste lado um terminal vai pra uma peça ligada à carcaça, acho que é o resistor de descarga, ACHO. Outros 2 vão para o trafo....

Seria suficiente o curto entre um dos terminais e a carcaça?

1457271420525.jpg

1457271450743.jpg

Postado

Esse capacitor tem um resistor de descarga interno, a não ser que, por muito má sorte esse resistor interno tenha rompido, o capacitor deve estar descarregado...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Buenas, o magnetron não revelou continuidade entre polo/carcaça. 

só nao sei porque desarmou o fusível.... a temperatura altera o magnetron?

termostato está ok.

Que tipo de fusível pedir? disparo rápido? ele possui um de 8A/250V

• Coordenador
Postado

Geralmente eles usam um fusível de louça (Com retardo)

9f5dbdb24e6d9a43b2f7cdfe9ace2636.jpg

Se o magnetron tivesse esquentado muito, o termostato sobre ele abriria...

Para continuar os testes ai, primeiro remova os fios do magnetron, e os fios que vão para o conjunto capacitor/diodo...

Certifique-se que somente os fios do primário do trafo esteja ligado...

Acione o aparelho, se o fusível queimar, é sinal que o trafo esta ruim, se não queimar, o capacitor/diodo estão ruins, troque o conjunto...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Bcpetronzio  ontem troquei o fusível. Só não tinha testado o capacitor, e o capacitor está com continuidade.

Hoje vou trocar ele e testar

o magnetron não dá continuidade, nem o termostato. Se não for o capacitor, nem vou me "debruçar muito", e vou comprar outro....

O trafo não exala cheiro de verniz, então acho pouco provavel que ele tenha aberto... por isso que vou investir, ainda, no capacitor. Se não, vou sacar fora o trafo, tentar passar nos trocos, a placa, e usar o ventilador no pc... kkkkkkkkkkkkk

• Membro VIP
Postado

@ilkyest

-capacitor não pode dar continuidade. A não ser que ele esteja em paralelo com alguma coisa tipo o trafo. Desconecte, descarregue, reteste

-magnetron.. não sei. Se for igual a uma válvula, você deve conseguir medir só o filamento (to nem aí se falei besteira kk)

-termostato.. frio? dá continuidade

-capacitor pode ser tão caro quanto o m.o.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz  o capacitor não fica carregado. Eu não precisei descarregar ele em nenhum momento, visto que já estava.

Eu testei em continuidade e em X20R no minipa 2042D, e ambos os casos deu continuidade (0ohms) então vou tentar o capacitor mesmo.

Magnetron não é.. os testes "do tio youtube" nada revelaram. Não dá continuidade entre polos, nem polo/carcaça. Assim, elimino o cap... se não for ele, daí fora com o microondas, porque não vale a pena um magnetron novo.

e o trafo, eu to precisando de um peso de porta, ou ainda vender no ML

• Membro VIP
Postado

peso de porta é um bom uso até o dedão do seu pé achar ele. Ái... só de imaginar kk

Eu até tinha um m.o. com defeito no teclado. Foi pra reciclagem. Acho que até tenho +1. Poderia até dar-te as peças mas preguiça de desmontar, levar no correio e tal... esquece

Ah sim, um capacitor de valor alto, ao medir com multimetro, ele deve dar 0.00 por poucos momentos. Encoste, aguarde subir e abrir. Inverta, aguarde de novo

• Coordenador
Postado

@ilkyest No teste que você fez no capacitor, você desconectou os fios do trafo para ele?

Se sim, é certeza que ele ou o diodo estão em curto, compre o conjunto, você encontrará isso facilmente em oficinas do ramo ou até em ferro velho!....

Esse conjunto nada mais é que um retificador em meia onda, (de alta tensão), para alimentar o anodo do magnetron...

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

"Totalmente em OFF!!!"  Então fechou! O problema é nesse conjunto..... Hehehe!!!!... Eu já não tive muita sorte! O meu foi o Magnetron que entrou em curto! Ai, explica pra patroa que você vai procurar um magnetron que sirva no seu aparelho!!! (lógico uma semana no mínimo!)... :chicote: (COMPRA UM NOVO!) resposta! Sim bem!... :(....

PS: Essa mensagem se auto destruirá em poucos dias!... Não a citem!!!.. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Bcpetronzio

Sim, eu tirei ele fora, completamente

@Isadora Ferraz  calma lá né.... humilha mas não avacalha... é óbvio que testar continuidade sem desconectar uma das patinhas seria ignorar os bicos de eletronica que fiz. Na verdade as duas únicas coisas, tá... 3, que não testei ponto a ponto num primeiro momento, visto que esse micro já desligou num outro momento, foi o trafo, o cap....e o fan, que liguei direto em 220... e já me "brilhou os zóinho" pra usar ele.

daí troquei o fusível, e tchau fusível, daí isolei o trafo... não ouvi qualquer estalido ao descarregar o cap, nem fraco que fosse o que mais me levava a crer em curto do cap. e depois saquei fora e voilá, continuidade

hoje contudo, um drama... o cap original e podem ver na figura, tem 3 conectores. Um ao trafo, outro a outra parte, e o terceiro ao diodo.... e o que comprei, de 0,90micro/2100 (0,85 no original) tem duas patas por borne, vou ter de gambiarriar para o diodo

afora isso... quinta feira volto à sala de cirurgia, amanhã tenho aula

• Coordenador
Postado

@ilkyest Esses Capacitores só tem dois polos! Para facilitar a montagem, alguns vem com dois contatos em um dos polos, ou nos dois..., não importa... Ligue da forma que você achar mais fácil, o diodo já vem sempre polarizado de forma a ser, um lado parafusado na carcaça  e o outro lado vai para o capacitor. 

Para usar os mesmos soquetes, você pode cortar o terminal do diodo que liga ao capacitor, e soldar o outro no local! Como todos os fios próximos são isolados, uma soldinha no terminal dele, não fará diferença....

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

não sei se entendi direito mas.. você mediu a continuidade daqueles 3 terminais juntos e achou que estava em curto? Posso rir?

Claro que não né (as duas respostas) Ou...? (kk)

Bom com esta capacitância, se usar multimetro analógico num escala de resistencia alta, o ponteiro vai e volta = capacitor pode estar ok. Num digital numa escala 20M vai aparecer alguns números e voltar a infinito.

DESCARREGUE ANTES!!!! (puts alertei depois!)

Quanto aos valores diferentes, penso não fazer diferença: +3% do menor com -3% do maior os valores meio que se cruzam

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

Citação

não sei se entendi direito mas.. você mediu a continuidade daqueles 3 terminais juntos e achou que estava em curto? Posso rir?

Claro que não né (as duas respostas) Ou...? (kk)

Bom com esta capacitância, se usar multimetro analógico num escala de resistencia alta, o ponteiro vai e volta = capacitor pode estar ok. Num digital numa escala 20M vai aparecer alguns números e voltar a infinito.

DESCARREGUE ANTES!!!! (puts alertei depois!)

Quanto aos valores diferentes, penso não fazer diferença: +3% do menor com -3% do maior os valores meio que se cruzam

1) não... os 3 terminais são um só... A continuidade foi medida entre as duas patinhas..... direita/esquerda.

2) não "vai e volta" fica em 0.00. No minipa fica em 0.0... e medindo continuidade, o minipa fica apitando... então por isso que troquei o capacitor

3) pois é... também pensei nisso, mas imaginei um horizonte de 3% a menor e ficaria maior que a capacitância do original, qual seja perguntar não ofende, indo naquela placa de transito:

placa-na-duvida-nao-ultrapasse.jpg

• Membro VIP
Postado

@ilkyest patinhas kk mas tá valendo irmão! É sério! Aqui no nosso mundo chamamos de terminais ou pinos mesmo. No caso, terminal faston macho. ok não agregou nada mas quis registrar.

Sobre tolerâncias parte I... antigamente - muito mesmo... Bruno ou outro ancião deve lembrar.- capacitores e resistores tinham-na de 20% e tudo (que não era microondas) funcionava a contento. De fato desconheço o motivo de o m.o. exigir + precisão. Se Bruno ou você caro leitor achar que deve (e souber), seria curioso saber o porquê. Mas consigo viver sem esta informação.. é sério.

Sobre perguntar não ofende, um upgrade: quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não, pra sempre.

Sobre tolerâncias parte II.. é isso.. TOLEREM-ME kk

1 ou + abraços!

Outro nome fofo para as suas 'patinhas' kk  ... conectei coincidência cronológica casual

• Membro VIP
Postado

Bom. Amanhã, ou talvez hoje ainda,  a deusa gambiarra vai pegar, e vou tentar arrumar esse microondas... m.o..

Soldador alicates e deusa em ação.

Qual a função do diodo no microondas? Eu não consegui chegar à conclusão do uso dele.

Postado

O magnetron é uma válvula, como já deves saber. Para seu funcionamento, deve ser aplicada uma tensão positiva na placa da válvula.

Então o diodo tanto serve para retificar a tensão alternada vinda do trafo, como dobrar esta tensão junto com o capacitorfig_1_microondasMW1400.jpg.641df7086c844

Veja o esquema acima para melhor entendimento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pelo esquema me apareceu isso abaixo...

suspeitei desde o princípio que era válvula. Sobre estas... de um lado - catodo - um filamento incandescente avermelhado até deixando eletrons em ponto de bala pra sair dali. Do outro, sua motivação: Um lugar onde faltam eletrons pois há uma tensão positiva altíssima. Se não tiver nada entre eles aí o trem fica bão. Então tá, retiro o ar e... lá vão eles. Só vão e não voltam.. eis o diodo valvulado.

Este do magnetron parece igual mas parece diferente. Parece aquecer o "anodo" e aplicar tensão negativa pra expulsar os excitados eletrons pro "catodo". Só não sei como ela oscila a GHz pra chacoalhar as moléculas e fazer aquecer por atrito. Mas acho que posso viver sem esta informação... O que também não deve ajudar o amigo @ilkyest nesta emreitada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...