Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mas com soprador térmico vou ter que proteger com fita refletora os demais componentes ao redor desses mosfets certo ?

Teve um cara em um vídeo que conseguiu remover um mosfet com soprador térmico a 250ºC.

Postado

Caramba, e o que pretende fazer com ela?

Então pelo que eu entendi, a solda antiga enferrujou e se juntou em um conectar, causando o curto, e você quer separá-los. É interessante você saber que soldas antigas e enferrujadas são mais resistentes a calor

Postado

Boas

Utilizo um ferro de 30w para soldar e dessoldar tudo, em certos locais não se pode aplicar muita temperatura.

Por isso a técnica é a nossa maior aliada.

Sempre que me deparo com uma situação dessas, ou seja num locar onde existem mais componentes e muitas vexes até micro componentes e não posso utilizar a estação de ar quente mesmo com a saída mais fina, aplico a técnica de " estanhar " ou seja pegue num pouco de solda e solde em cima do ponto que quer dessoldar, depois é só dessoldar normalmente. 

Postado
10 horas atrás, PPK2 disse:

Boas

Utilizo um ferro de 30w para soldar e dessoldar tudo, em certos locais não se pode aplicar muita temperatura.

Por isso a técnica é a nossa maior aliada.

Sempre que me deparo com uma situação dessas, ou seja num locar onde existem mais componentes e muitas vexes até micro componentes e não posso utilizar a estação de ar quente mesmo com a saída mais fina, aplico a técnica de " estanhar " ou seja pegue num pouco de solda e solde em cima do ponto que quer dessoldar, depois é só dessoldar normalmente. 

Mas como eu vou aplicar solda ou estanhar a solda que fica por baixo do mosfet ?

Postado

@Henrique - RJ Se possível coloque aqui umas fotos do mosfet.

Por norma os mosfets tem um terminal em cada lateral, esses terminais encontra-se quase há face, se utilizar solda de baixa fusão ou então com um pouco de "Flux" ao estanhar o metal derretido fará contato com o já existente, ora na seguinte etapa que será dessoldar o aquecimento e a fusão será aplicada em todo o conjunto, facilitando deste modo a remoção.

Deixo aqui um link para verificar na 1º página os watts recomendados nos ferros, atenção que o processo não se aplica há sua questão:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-dessoldar-componentes/1054

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, PPK2 disse:

@Henrique - RJ Se possível coloque aqui umas fotos do mosfet.

Por norma os mosfets tem um terminal em cada lateral, esses terminais encontra-se quase há face, se utilizar solda de baixa fusão ou então com um pouco de "Flux" ao estanhar o metal derretido fará contato com o já existente, ora na seguinte etapa que será dessoldar o aquecimento e a fusão será aplicada em todo o conjunto, facilitando deste modo a remoção.

Deixo aqui um link para verificar na 1º página os watts recomendados nos ferros, atenção que o processo não se aplica há sua questão:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-dessoldar-componentes/1054

Você já removeu mosfet de placa-mãe ?

Postado

Sim amigo, umas centenas deles.

Agora a técnica é a nossa maior aliada.

Se conseguir adquirir uma placa velha, vá praticado.

Já agora outra situação? Qual o motivo da remoção do mosfet? Se está avariado poderá remove-lo com um alicate de pontas e depois dessoldar os terminais.

Postado

Mas afinal, o mosfet é soldado apenas em suas duas perninhas ou por baixo do corpo dele também ?

Eu acredito que o mosfet esteja em curto pois duas perninhas dele têm resistência zero quando testadas com multímetro e a placa-mãe não liga esquentando um dos fios do conector ATX.

Postado

Não precisa estanhar por baixo, ao estanhar nas laterais ou nas pernas do mosfet a temperatura da fusão irá fazer com que toda a solda liquidifique. 

Terá de fazer em 2 ou 3 pontos, a chave está na rapidez, se demora muito a solda deixa de estar no ponto de fusão.

Tente arranjar uma placa velha para treinar. 

Postado

Sim amigo, todo o componente tem um limite máximo de suporte de temperatura, além disso não vai conseguir dessoldar o componente, e mais pode danificar a placa.

Já tentou da forma como está apresentada no video?

@Henrique - RJ Veja mais este caso, verifique que se encontra num local complicado, mesmo assim foi retirado com facilidade, a técnica está no estanhar. 

• Curtir 2
Postado

Boas

Na dessolda o " Flux " só vai facilitar um pouco, irá condensar a solda no momento da fusão, já na solda vai fazer com que a mesma solidifique uniforme-mente afim de não deixar espaços, bolhas, rachas, entre o conteúdo.

Atenção que se adquirir "Flux" adquira o " No Clean" este por si não precisa de limpeza no final do trabalho.

Pessoalmente não utilizo na dessolda, só nas soldas de áreas consideravelmente grandes.

• Curtir 1
Postado

Te agradeço @PPK2

Vou tentar por aqui usar essa técnica.

Talvez consiga reutilizar a placa.

------------------------------------------------------------

EDIT.

Desisti de remover os dois mosfets. Fui testar eles com mais cuidado testando e retestando o próprio multímetro e percebi que a resistência que antes era zero agora apresenta algum valor.

Postado

Fiz mais testes e percebi que quando o processador está instalado a resistência de dois mosfet entre duas perninhas vai a zero.

Então retirei esse dois transistores usando essa técnica de estanhar bem tudo antes e ao testar eles novamente ficaram abertos ou com resistência infinita. Não sei se foi o ferro de solda de 60W que os danificou ou se já estavam ruins.

Vi o datashet desse mosfet que a temperatura máxima de soldagem é de 250ºC. Não sei a que temperatura possa ter chegado o ferro de soldar de 60W pois estava em brasa.

Postado

Olá

Então amigo já está mestre na arte de estanhar desoldar?

Se puder utilize solda de baixa fusão, entra em fusão a mais ou menos 140ºC, assim poderá utilizar um ferro de 30W na boa.

Se o ferro de 60W ficou em brasa é natural que tenha queimado os componentes.

Não sei os preços do material ai, mas se forem pelos preços de cá é uma pechincha, vale a pena pois vai aprendendo mais por pouco valor.

Abraço 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!