Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe de Mello

Placa-mãe ? será o defeito ?

Recommended Posts

Olá pessoal do fórum, vou contar a vocês o meu grande problema que venho tendo desde Janeiro deste ano e espero que vocês possam me ajudar.

Windows 10

Na primeira semana de Janeiro, logo depois do ano novo, voltei para casa e fui ligar meu computador quando me deparo que ele não estava ligando.

Já fiquei assustado, mas o engraçado é que os leds da placa-mãe do cabo de rede, ficavam piscando e o led do leitor SD também estava acesso. Sem ter acesso em ligar a máquina decidi levar a um técnico, meus pais levaram para mim a máquina pois eu tinha de trabalhar, quando de repente ligam no meu trabalho perguntando qual era o problema e eu disse que "A Máquina não ligava", e a atendente do local ligou a máquina na hora pra testar e que no caso ela só tinha trocado o cabo de alimentação e a máquina ligou normalmente. Aliviado, comprei outro cabo de alimentação e a máquina ligou, mas após algumas horas de uso ele mostrou a tela cinza do W10 com a frase "Encerrando", e desligou a máquina, e antes de eu conseguir ligar a máquina novamente, ela mesmo se ligou, deu o bip da memória e mostrou a tela da placa-mãe, e antes de mostrar o windows iniciando ela se desligou novamente. E isso persistiu por praticamente 2 semanas, ela iniciava em alguns momentos e se encerrava após algum tempo de uso. Cansado disso decidi formatar a máquina e voltei para o Windows 7.

Windows 7

Após formatar a máquina ligou normalmente sem problema algum, instalei os drives todos certinhos e depois de algumas horas apareceu a tela do Windows 7 mostrando os programas que estavam sendo executados e que seriam encerrados para desligar a máquina, se eu fosse rápido o suficiente eu conseguia clicar no botão cancelar e ele parava de tentar desligar, mas isso acontecia frequentemente e se eu ficasse forçando o cancelamento o desktop se desligava sozinho, e sempre após alguns minutos desligado ele tentava se ligar novamente. Já levei em 4 assistências, 3 disseram que a máquina após 2 a 3 dias de testes a máquina não desligou (Os cara até ficaram jogando Witcher 3 e GTA V na máquina para forçar).

E 1 disse que o problema possivelmente era a MOBO, mas eles não testaram o processador pois não tinham peças para testar. Me cobraram R$580 por uma H81m-a/BR e caso eles comprassem e testassem a máquina e continuasse o problema, eles iriam comprar o processador pra testar.

Neste caso eu deixei de lado e peguei a máquina de volta. 

Decidi então tentar resolver por mim mesmo.

TESTES

•Já retirei a Placa de vídeo para ver se era o problema e continuava a desligar.

•Coloquei outra memoria e também continua a desligar.

•Peguei uma fonte com um colega e também continuou a desligar.

•Já tentei deixar ligado apenas a Mobo e o HD pra ver e o problema persistiu.

•Coloquei minha VGA, Fonte e Memória no computador de um colega e o mesmo ficou usando por 2 dias, sem desligar.

•Fiz o procedimento no windows para ele parar de encerrar sozinho por segurança da máquina, após fazer isso a máquina ficava mais tempo ligada, mas se apagava depois de um tempo. (Problema continuou).

•Baixei o programa da intel para testar o Processador e tudo acusou estar tudo bem, passou em todos os testes.

•Testei a memória no "Memtest" e tambem estava tudo certo.

•Baixei programas para monitorar a temperatura do Processador, Mobo e VGA e todos estão sempre normal.

• Troquei a pasta térmica do processador, continuou a desligar.

• Limpei toda a máquina, e a minha VGA, a temperatura caiu bastante, mas continua a desligar.

SITUAÇÃO HOJE

Hoje eu deixo a máquina o dia todo desligada, e sem estar ligado na tomada. Chego a noite por volta das 21h ligo na tomada uso a máquina até umas 01h ou 02h da manhã, ela não desliga, mas se eu tentar forçar um pouco mais ela se desliga.

E estou deste jeito vai fazer 1 mês, revoltado decidi comprar uma MOBO nova para testar e ver se o problema passa, se não vou comprando outras peças até parar, mas antes de tudo isso decidi contatar vocês.

SETUP

MOBO: Z97m-Plus LGA 1150

Memória: Corsair Vengeance 8GB 1600MHz DDR3 CL10 Black

Placa de Vídeo: Nvida GTX 760 4GB Clocked

HD: Seagate SATA 3,5´ Desktop HDD 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s

Fonte: Fonte Zalman 600W Dual Forward Power Supply ZM600-GLX

Processador: Intel® Core™ i7-4770 Processor (8M Cache, up to 3.90 GHz)

Drive:  LG Gravador DVD-RW 24X SATA Preto GH24NSC0

Já tentei deixar a máquina ligada em 110v e 220v. Continua desligando.

Temperaturas Médias:

Processador: 35º a 70º

Placa de vídeo: 36º a 70º

Mobo: 40º a 70º

Estava pensando em comprar uma H81m-a/BR apenas para testar se resolver o problema, achei uma por 270R$, e caso não seja eu consigo vender rápido. o que me dizem?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe de Mello Algo tem que ser feito para resolver o problema, aparentemente o único

componente que você não teve como testar foi a placa-mãe, sua ideia de comprar outra por

R$270,00 para testar com os outros componentes me parece sensata e econômica, pois se

levar a um técnico, ele, provavelmente vai te dar uma garfada bem maior do que isso.

Boa sorte,

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

@Felipe de Mello

Pelo que eu vi os únicos componentes que faltou testar são o HD e a placa-mãe, além do Processador. Acho válido pegar um HD emprestado do seu amigo e testar também

Outra coisa que acho válido é remover o processador e verificar se nenhum pino do socket está torto ou danificado.

Se mesmo assim continuar, o mais provável é que seja a bendita da placa-mãe, como o @adcarvalho citou muito bem.

Agora o técnico te cobrar 580 dilmas por uma H81m-a/BR é um verdadeiro assalto, quase que a mão armada ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Duas coisas que eu tentaria fazer.

Uma seria reduzir um pouco o clock do processador e do barramento pra ver se resolve.

Outra seria tentar o curto de hardman por três dias.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Felipe de Mello Uma boa sugestão do nosso colega@Henrique - RJ é o curto

de hardman, pois das duas uma, ou a placa volta a funcionar normalmente ou

está realmente com problemas, um conserto não vale a pena, se você tem outra

por R$270,00. Mas antes faça o que ele disse e de uma baixada nos clocks do

processador e do barramento para ver se funciona.

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

@adcarvalho @Henrique - RJ

Já tentei abaixar o clock do processador e já deixei ele normal sem o "PowerStep", acho q era esse o nome, e não adiantou.

Comprei a placa-mãe e vai estar chegando essa sexta ou sábado, vou testar e aviso vocês o resultado !

Compartilhar este post

Link para o post

@adcarvalho @Henrique - RJ @Narak13 @Felipe de MelloMello

Bem pessoal comprei a placa e a substitui pela H81m e o problema persistiu !

Comprei um voltímetro para testar a tensão da vonte seguindo vídeo:

E a fonte passou em todos os testes vou deixar meu HD com um amigo por uma semana e ver se acontece o problema com ele.

Caso nao aconteca nada, simplesmente vou comprar outro processador.

Poisja nao sei mais o que fazer

Compartilhar este post

Link para o post

@kmbrkmb Também suspestei disso, mas tem momentos que eu tento ligar e ela simplesmente da os LEDs da máquina sobe o Bip da memória e desliga de novo, ou as vezes ela desliga antes de fazer o bip.

@Henrique - RJ tambem pensei sobre apossibilidade disso mas mesmo com l windows recem formatado, apenas com os drivers instalados acontece o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa dica @kmbr . Desconecte os cabos de reset e de liga/desliga. Teste com a placa-mãe fora do gabinete sobre uma superfície isolante. Veja se não tem algum pino de conector com solda fria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais