Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que há de errado com meu circuito?


Posts recomendados

Olá! Sou iniciante com a ferramenta Isis do Proteus e estou tendo problemas ao realizar a simulação.

 

Meu circuito é o seguinte (imagem 1): aciono dois motores 24V, cada um tem sua Ponte H, que são acionadas pelo optoacoplador 4N25, que são acionados por chaves ((liga/desliga), apesar de estar com as chaves agora, depois que funcionar direitinho, vou acionar os quatro 4N25 com PWM), ou seja, chave (liga/desliga) ->  optoacoplador -> Ponte H -> Motor 24V. Obs.: é um projeto para uma cadeira de rodas.

 

Meu problema é o seguinte (imagem 2): quando tento fazer o teste com o simulador, me aparece esses erros e imediatamente interrompe simulação.

 

Será que alguém tem alguma solução? O que será que causa esse problema?

 

Muito obrigado!!! Abraços!

 

IMAGEM 1

CircuitoPonteH.png

 

IMAGEM 2

CircuitoPonteH_Erro.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sabe o que está faltando? Palavras mágicas. Te perdoo e acrescento + uns comentários...

-na prática nem deve funcionar mesmo. O mosfet precisa de tensão + alta no gate com relação ao source pra fechar. Existe até ci driver pra isso

-vejo outra anomalia: 5 e 24V no mesmo ponto vcc. Experimente aplicar um sinal dc 24V nos drenos e 30V nos C dos optos pra ver se o motor roda. Na prática não faça isso

-não vejo muito sentido em simular este circuito mas enfim cada mania com seu lôco

-use 2 relés reversíveis. Motor nos comuns dos relés NC´s no gnd, NF´s no 24. E um mosfet pra controlar a velocidade por pwm.

 

de nada...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O mosfet precisa de tensão + alta no gate com relação ao source pra fechar. Existe até ci driver pra isso