Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dx12 o futuro parece ser animador para os processadores fx


Narak13

Posts recomendados

O site de reviews alemão Computer Base realizou um teste com várias placas de vídeo e dois processadores no novo jogo da série Hitman tanto em DX11 quanto em DX12.

 

O site destaca o quanto as placas de vídeo da AMD ficaram a frente das da Nvidia (como uma "simples R9 390X" ganhou da 980TI), o que é compreensível, graças a gigante dificuldade que a Nvidia tem tido em lançar drivers decentes.

 

Mas a parte do teste que realmente me surpreendeu foi essa:

 

8umB6rk.png

 

Notem como, com a 980TI no DX11 o FX 8370 chegava a ser 43% pior que o i7 6700k, mas em DX 12 a perca foi apenas de 5%.

 

Com a Fury X no DX 11 a perca foi de 50% enquanto no DX 12 foi de apenas de 17%.

 

Nada mal considerando a gigante diferença de preço, um FX 8370 custa R$ 1.100 enquanto o i7 6700K custa R$ 2.089

 

Gostaria de ver esse teste mais difundindo com versões do Core i3 e Core i5, mas o futuro parece ser animador pros processadores com vários núcleos.

 

Sei que ainda é cedo e é apenas um dos primeiros jogos em DX12 mas achei legal compartilhar por aqui, o que acharam?

 

Fonte: http://www.computerbase.de/2016-03/hitman-benchmarks-directx-12/2/#abschnitt_grafikkartenbenchmarks_von_full_hd_bis_ultra_hd

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Ficou meio escondido...a palavra "teste" na primeira linha é um link.

 

Edit: Ajeitei pra ficar melhor de visualizar. Eu também acho que a Nvidia não habilitou o DX12 ainda nos drivers por isso estou meio que desconsiderando o teste das placas de vídeo, o que achei interessante mesmo foi o teste do processador :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim.. Notei agora..

 

Realmente, 50% de ganho nessa altura do campeonato é algo astronômico.. Claro que é só um jogo apenas.. Tinha um vídeo que postei em outro tópico, aonde um cara meio que simulou um gargalo de CPU, rodando Rise of TB, em DX11 e DX12 em HD.. Dava uma diferença boa até..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim eu vi esse video também. Eu achei legal com o Hitman pois ja esperava ser um jogo meio que CPU Bound, jogo de Open World tem essa tendencia a puxar muito processador, ainda mais esse que tem milhares de npc dentro de uma salinha minuscula(achei bem WTF essa parte do jogo). Mas se continuar nessa tendencia, pode ser que o FX 6300 volte a ser o estão sonhado custo x beneficio que no DX 11 vinha perdendo pro i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noticia muito boa !, teve gente que pagou 300 Dilmas no Fx-6300 no passado , e parece que nos proximos jogos Dx12 ele vai voltar a ganhar do i3, e os Fx 8xxx alcancem o Core i5 .

Ér se o Zen vier do jeito que esta sendo prometido combinado com o Dx12 Tem tudo pra voltar a concorrência Intel vs Amd, e o Consumidor só se beneficiando .

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UM FX 8370 quando é usado todos os núcleos fica semelhante a um i7 3770k, algo que só era possível antes em renderização, edição de imagem e vídeo e programas que usavam todos os 8 núcleos do FX.

 

Agora no DX 12 que é otimizado para processadores de vários núcleos está aí o resultado.

 

E para quem quiser ainda levar um FX octa-core pesquisem por aí se tem um FX 8320E 3.2 ghz por um bom preço e façam overclock, ele sobe bem em O.C tem tdp apenas de 95 watts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, the Hacker disse:

@Dharos e porque o dx12 vai beneficiar o fx8350 e ele vai ganhar do i5 4440

 

Mano, vou falar uma coisa que já falaram pra você: Para de sofrer por antecedência.

 

Isso é um teste de um jogo de algo que pode ou não acontecer, não é nada confirmado.

 

Estamos numa época de transição (DX11 - DX12, DDR3 - DDR4, FX - ZEN), vai aparecer milhares de testes de jogos novos por aí, se você for ficar trocando de processador em todos eles não vai comprar nenhum e não vai aproveitar jogo nenhum.

 

E além do mais, 99,5% dos jogos que você quer jogar são em DX11 então esse teste nem serve pra você, compre seu i5 e seja feliz (não sei porque não comprou ainda).

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só compensaria trocar de processador só para quem já tem um kit AMD e conseguisse algum processador melhor por um preço em conta, mas por enquanto nos jogos DX 11 o IPC aliado ao clock é o que manda e a tendência é realmente promissora em games DX 12 e Vulkan para processadores de mais núcleos, seja AMD ou INTEL, quad-core, hexa-core, octa-core, deca-core(futuro Intel top de linha) sendo melhor utilizados de maneira que a carga entre eles fica melhor distribuída, reduzindo o gargalo entre CPU e GPU. 

 

Na teoria esta otimização no DX 12 é bastante promissora, mas vai depender do esforço dos programadores da engine, afins e é na prática que realmente vale.

 

Mas por enquanto é manter o que já roda bem em DX 11 sem pressa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!