Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá Colega @Elisiano! , Só para esclarecer melhor, essa bomba funciona em tensão alternada (direto da tomada) em 127V ac né?

É uma bomba d'água que funciona submersa ao poço? ....

E a última dúvida que auxiliará todos membros te dar respostas certeiras!

Você pretende ligar ela a uma bateria de carro (12Vcc)?  Ou a uma fonte 12V ac?

Postado

amigos pretendo ligar a uma bateria de carro12v tenho uma placa solar no sitio de 100w pra carregar a bateria, mais as bombas apropriadas sao muito caras .gostaria com ajuda dos amigos refazer motor dela para 12v

• Membro VIP
Postado

permita-me...

-refazer o motor talvez não seja possível com facilidade.

-Bomba 12V não deve ser tão cara assim.

-inversor nobreak pode ser uma alternativa mas pode ser + caro que uma bomba 12v. Se sua bomba for motor dc, tudo bem. Se for daquela bomba submersa (não é motor rotativo, conheço por bomba sapo), talvez ela precise de inversor senoidal. Só testando mesmo

Postado

Amigo, mantenha o motor como está. Não faça modificações.

De nada vão adiantar modificações para 12V, pois o motor ainda vai precisar de 12V em corrente alternada. 

Use um inversor senoidal:

Veja um projeto que eu fiz: 

Postado

amigos existe bomba sapo que funciona com 12v mais e 1200reais  sera q modificando so as bobinas de uma de 127 v  ac nao funcionanaria em 12v dc os  inversores que tocam motor sao muitos caros tambem e consomen  a energia da bateria

Postado
1 hora atrás, Elisiano disse:

amigos existe bomba sapo que funciona com 12v mais e 1200reais  sera q modificando so as bobinas de uma de 127 v  ac nao funcionanaria em 12v dc os  inversores que tocam motor sao muitos caros tambem e consomen  a energia da bateria

É que esta aí que funciona em 12V e custa R$1200,00 tem um inversor embutido dentro dela. 

Não seria possível fazer bomba de 127Vac funcionar em 12V DC sem inversor. 

Você até pode reduzir a tensão a bomba para 12V, mas ainda teria que construir um circuitinho inversor para alternar os 12V da bateria em 60Hz.

https://www.youtube.com/watch?v=EMmDKWbL81M

• Membro VIP
Postado

É isso aí albert. Inversor de 12 pra 127 não necessariamente. Deve ter no máximo um oscilador de alguns herts, alguns mosfets e tal. Lembrando que bomba sapo (que conheço) não é motor. É só um vibrador e deve usar os 12Vdc mesmo. Uma alternativa pra você aproveitar seus 12V solares é um nobreak simples - Custa menos de 200,00 no m.l. - e aplicar a célula na bateria. 1 controlador de carga cai bem. Eu (eu) daria meus pulinhos até sem ele. Onda não sendo senoidal num vibrador penso não causar muitos danos além de aquecer 1 pouco +. Dentro dágua, penso que resfria 1 pouco. Além do+ não deve ficar ligada 24H por dia

Postado
42 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

É isso aí albert. Inversor de 12 pra 127 não necessariamente. Deve ter no máximo um oscilador de alguns herts, alguns mosfets e tal. Lembrando que bomba sapo (que conheço) não é motor. É só um vibrador e deve usar os 12Vdc mesmo. Uma alternativa pra você aproveitar seus 12V solares é um nobreak simples - Custa menos de 200,00 no m.l. - e aplicar a célula na bateria. 1 controlador de carga cai bem. Eu (eu) daria meus pulinhos até sem ele. Onda não sendo senoidal num vibrador penso não causar muitos danos além de aquecer 1 pouco +. Dentro dágua, penso que resfria 1 pouco. Além do+ não deve ficar ligada 24H por dia

Postado
42 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Postado
2 horas atrás, Elisiano disse:

amigo como reduzir a  tensão dela para 12 v voce teria este esquema do inversor para alternar  os 12v da bateria em 60hz

Aí é que está. Não sei como fazer esta redução para 12V.

Também ainda precisaria do inversor, mesmo depois ter ter feito a redução da tensão para 12Vac. 

Por isso achei mais simples usar um inversor de 12V para 127Vac.

Assim não precisa mexer em nada. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...