Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite 

Estou recorrendo a este fórum pois não sei mais o que fazer, meu computador que já é velho (8 anos, porém bem cuidado) começou á simplesmente desligar sozinho do nada, fiz tudo que podia para resolver o problema (listarei abaixo) porém ele continua.. aparentemente ele acontece quanto tento rodar alguns jogos (TF2 por exemplo.) mas não todos (Portal 2), porém ele tb começou ocorrer enquanto navego normalmente (Uso Chrome). alguém poderia dar um Help??

Aqui estão as configurações da máquina:

Processador: Intel Core 2 Duo E4500 marcado às 2.20 GHz
Memória:     2 GB (2 pentes de 1) DDR2 
placa-mãe:   Foxconn 45GM/45CM/45CM-S
VGA:         NVIDIA GeForce 9500 GT 1GB
Fonte:       Fonte ATX 3R System Iceage IA500HP80 500W - Bivolt    

Aqui estão Informações que com certeza irão perguntar, então tentarei adiantar:

- Uso estabilizador

- Não uso Nobreak (falta de espaço)

- Minha região sofre quedas esporádicas de energia (mas frequente em tempo de chuva)

- Temperatura da CPU fica entre:  28~45°  

- Temperatura da VGA em idle:  45~57º

- Fonte aguenta os componentes (500w)

Aqui está o que já tentei fazer:

- Limpeza completa do gabinete + Componentes

- Troca da pasta térmica da CPU e VGA

- Limpeza das memórias (com borracha e alcool isopropílico)

- Rodei o MemTest: OK

- Rodei o CHKDSK: OK

- Formatação da máquina (para ter certeza de que não eram problemas de software):

Sei que muitos vão falar que já ta na hora de comprar um novo, e eu quero, mas infelizmente no momento eu não posso =P.. então gostaria de manter esse aqui por mais alguns meses até eu poder comprar outro, então agradeço desde já há quem ajudar, valeu =D

Postado

Olá, tenta limpar os pentes de memória com alcool isopropílico ou limpa contatos, (são ótimos para remoção de sujeiras e mal contatos).

Já tentou trocar a fonte?

Postado
2 minutos atrás, Aquís disse:

Olá, tenta limpar os pentes de memória com alcool isopropílico ou limpa contatos, (são ótimos para remoção de sujeiras e mal contatos).

Já tentou trocar a fonte?

Olá, tentei sim esqueci de colocar ali, foi minha última medida, quanto a fonte, eu infelizmente não tenho outra pra testar =( 

Postado

Faz um teste na sua fonte com multímetro, vê se ela está passando a tensão correta: 3,3v; 5v; 12v e -12v.

Na dúvida, dê uma olhada nesse vídeo para esclarecer: 

Postado
23 minutos atrás, Aquís disse:

Faz um teste na sua fonte com multímetro, vê se ela está passando a tensão correta: 3,3v; 5v; 12v e -12v.

Na dúvida, dê uma olhada nesse vídeo para esclarecer: 

Não tenho um Multímetro (Foi mal =P ), porém o programa que monitora a placa-mãe felizmente tem essas informações.. espero que seja de alguma ajuda.

nzQDJ1g.png

Postado

Essas medidas não adiantam... A fonte é muito ruim e deve estar no final da vida útil, com componentes desgastados pelo uso do estabilizador e tal. Se trocar por uma fonte moderna (Corsair CX430, EVGA, PCYES) pode se livrar do estabilizador porque ela funcionará com qualquer tensão entre 90 e 264 V.

Postado
46 minutos atrás, Ricardov disse:

Essas medidas não adiantam... A fonte é muito ruim e deve estar no final da vida útil, com componentes desgastados pelo uso do estabilizador e tal. Se trocar por uma fonte moderna (Corsair CX430, EVGA, PCYES) pode se livrar do estabilizador porque ela funcionará com qualquer tensão entre 90 e 264 V.

A fonte tem apenas 3 anos de uso (troquei a original por esta), pode estar sendo atrapalhada pelo estabilizador... mas acho improvável que esteja no fim da vida útil (aceito que eu possa estar errado.. afinal essa máquina é de uso diário e pode ter desgastado mais rápido por causa disso.. quem sabe..) uso ela em 115/110.. penso se devo mudar a tensão para 220v diretamente na tomada sem o estabilizador, será que pode queimar algo?

Postado

Pode ligar em 220V e ver como se comporta. As fontes com projeto mais moderno não tem mais essa chavinha 110/220.

Infelizmente essa fonte é ruim e pode causar problemas. Veja também se não tem capacitores estufados na placa-mãe.

Postado
2 minutos atrás, Ricardov disse:

Pode ligar em 220V e ver como se comporta. As fontes com projeto mais moderno não tem mais essa chavinha 110/220.

Infelizmente essa fonte é ruim e pode causar problemas. Veja também se não tem capacitores estufados na placa-mãe.

Ok, vou testar, infelizmente terá de ser amanhã, mas volto com os resultados assim que possível..=D porém me surpreende um pouco você me dizer que ela é ruim, eu me lembro de ter lido várias análises sobre ela antes de comprar e a maioria dizia q era boa =P inclusive uma uma daqui do CDH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-3r-system-iceage-ia500hp80-500-w/1911/10 enfim... isso já não faz muita diferença, sei que poderia trocar por uma das q você recomendou.. mas como disse esse pc é velho e já não vale muito a pena gastar com ele.. só quero q ele sobreviva até eu comprar um novo XD.

Postado

De fato, ela chegou a ser recomendada , mas o CdH retirou posteriormente a recomendação devido a reclamações de defeitos, como pode ser lido na matéria citada. A fonte nova poderia ser usada no futuro PC novo.

Só estou apontando possíveis causas do problema para o qual pediu ajuda.

Postado
36 minutos atrás, Ricardov disse:

De fato, ela chegou a ser recomendada , mas o CdH retirou posteriormente a recomendação devido a reclamações de defeitos, como pode ser lido na matéria citada. A fonte nova poderia ser usada no futuro PC novo.

Só estou apontando possíveis causas do problema para o qual pediu ajuda.

Não se preocupe cara sem problemas =),  so fiquei meio surpreso em saber disso, realmente achei q tinha feito uma boa compra xD. 

Meu plano é de comprar um pc já montado, por isso não considerei comprar uma fonte nova pra esse aqui, vou seguir a sua dica e testar com a tensão 220v direto na tomada pra ver no qq dá.

Postado
12 minutos atrás, sejievan disse:

Não se preocupe cara sem problemas =),  so fiquei meio surpreso em saber disso, realmente achei q tinha feito uma boa compra xD. 

Meu plano é de comprar um pc já montado, por isso não considerei comprar uma fonte nova pra esse aqui, vou seguir a sua dica e testar com a tensão 220v direto na tomada pra ver no qq dá.

Veja um teste da sua fonte 

Postado
21 minutos atrás, DiegoSouzaBR disse:

Veja um teste da sua fonte:

Não me leva a mal mas, você tem certeza?, porque essa aí não se parece com a minha, a minha é a  Iceage IA500HP80 500W =P.

Postado
Em 23/03/2016 às 20:50, Ricardov disse:

Desculpe a demora, Então tentei em 220v porém o problema ainda persiste, n sei + o que fazer =(

• 2 semanas depois...
Postado

Olá @sejievan você pediu para fechar o tópico pois solucionou o problema, só não mencionou como.

Pediria que o fizeste pois ajuda outros colegas com mesmo problema.

Abraço.

Perdão tinha esquecido.. retirei minha vga e parou de desligar.. então o problema é com ela ou com minha fonte que não a aguenta mais por algum motivo. =P

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!