Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uma dúvida:

Configuração atual

Monitor AOC 23' LED FHD

Gabinete: Corsair Spec 01

Cooler: 3 Cooler Master Sickle Flow X Blue 120 - 1 Corsair Red Original do Gabinete - 1 Cooler Master Vagabundo

Processador: FX 8120 3.4 (Falta Over para 4.2)

placa-mãe: Asus M5A97 EVO

Placa de Vídeo: R7 360 Power Color 2GB (Funcionando com 5GB) DDR5

HD: Seagate Barracuda Sata III 1TB 5200 RPM

Memória: Kingston HyperX Black 2x 4GB 1866 mhz (Dual) - 1 Corsair Vengeance XMC 1x 8GB 1600 mhz (Falta Over/Instalar)

Fonte: EVGA 600B 80 Plus Bronze

Inicialmente as 5 fans funcionavam da mesma forma: 2 frontais pra dentro, 2 superiores e 1 traseira pra fora. Em funcionamento normal o processador batia 50/55 graus médio. Exigido ia pra 80/85 graus fácil... Sem contar no barulho absurdo que esta porcaria de cooler box faz.

Resolvi mudar e coloquei o cooler traseiro pra cima do processador, ou seja, jogando ar pra dentro e não alterou nada.

Fiz outra mudança, retirei um cooler da frente, que não fica em cima do HD e joguei pra lateral jogando em cima do processador e peguei um superior que fica no canto e joguei também pra cima do processador, ficando apnas com um superior mais pro lado da frente jogando ar pra fora... E continua a mesma temperatura.

Lembrando que a pasta térmica do processador é nova, coloquei faz 15 dias.

Postado

Você poderia ter gastado a grana desses 3 Sickleflow e do outro Cooler Master e comprado um cooler aftermarket decente. Você nunca mais teria tido problemas de temperatura. Fans de gabinete são - na maior parte das vezes - um luxo que você pode ter "depois" de comprar um CPU cooler.

Como você quer fazer over, é melhor partir logo para um cooler decente.

Se tiver uma graninha, compre um Raijintek Evo (150$). Aqui você pode ver as impressões de um usuário que comprou para fazer over: 

Depois, se quiser, compre um cooler extra e faça o push pull, mas mesmo com um fan você consegue fazer um over tranquilo de 4.2Ghz. Não compre o TX3 de jeito nenhum. Ele está muito caro (o mesmo preço do Raijintek) e é muito fraco.

Se a grana estiver realmente curta, compre o T2 Blizzard. Acho que daria para chegar a 4.2Ghz, talvez escalonando. Os FX não esquentam tanto em over, mas o Bulldozer é menos eficiente.

Tem que ver se o Raijintek vai bater nas memórias ou se ele só instala verticalmente no soquete AMD, mas eu acho que não.

EDIT: sobre a ordem dos seus coolers, coloque os da frente jogando ar para dentro, os de cima jogando ar para dentro e os da lateral e de trás jogando ar para fora. Assim você alimenta o CPU cooler de ar fresco e joga o ar quente da VGA para fora. Vai melhorar um pouco, mas você só sentirá realmente uma diferença significativa depois de colocar um CPU cooler aftermarket.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Não me atentei nisso... Fiz um upgrade recente e peguei todas as dicas daqui do fórum... Achei que essas fans Sick resolveriam o problema.

Este cooler box é bom mesmo? Tem melhores do que ele?

Ele é barulhento igual esta ***** da AMD que tem aqui?

Postado
20 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Este cooler box é bom mesmo? Tem melhores do que ele?

Ele é barulhento igual esta ***** da AMD que tem aqui?

Hahahaha! Barulhento igual não será, pode ter certeza. Esses coolers aftermarket são silenciosos. 

Se tem melhor, aí depende da grana que você pode gastar. Mas eu diria que melhor do que ele você já entra na faixa dos coolers mais caros, 300-500 reais. Ele também não é enorme, o que é uma coisa boa.

Compre o fan extra e faça o push pull nele. Vai ficar bem legal nos 4.2Ghz.

CPU cooler: http://www.kabum.com.br/produto/64543/raijintek-cooler-air-themis-evo-para-cpu-amd-intel-120mm-op105245

Fan extra para o push pull: http://www.kabum.com.br/produto/64550/cooler-fan-raijintek-boreas-b-rw-120mm-or400007

Acho que teria que comprar um splitter para instalar os dois fans no CPU-fan.

EDIT: eu não estou conseguindo confirmar se no soquete AMD ele precisa ser instalado verticalmente. 

• Curtir 1
Postado

Acho que não vai caber... Minha placa como pôde perceber é uma Asus M5A97 EVO. Ele é muito grande!

Esta fan extra que indicou é inferior as 3 fans que tenho aqui da Cooler Master... Sickle Flow X 120

Que Pooooorra é essa de Splitter?

Postado

@Contiusa Acontece que minha lateral é de vidro... Acho que você não conhece o Spec...

Eu coloquei um fan na lateral mas ele não puxa ar de fora... Apenas faz vento pra dentro...

Preciso arrumar um jeito de refrescar mais o gabinete... Até eu comprar esta budega que você indicou...rs

Postado

Como você colocou então um fan na lateral se você está dizendo que a lateral é de vidro? :P Explica aí melhor. Eu achei que tinha variante com grelha lateral, porque todos os gabinetes da Corsair costumam ter versões de porta lateral com vidro, com grelha, etc.

Mas coloque os de cima puxando ar para dentro e o de trás jogando o ar para fora. Melhor do que isso não dá.

• Curtir 1
Postado

Melhor tirar, cara. Você pode estar bagunçando o fluxo de ar ao invés de ajudar. Ele deve estar pegando o ar quente que a VGA joga para os lados e empurrando direto no CPU cooler.

Coloque os dois de cima jogando ar para dentro e o de trás jogando ar para fora. O que sobrar coloque na frente puxando para dentro.

Coloque o fan mais forte atrás.

Melhor do que isso não fica. Depois você compra um CPU cooler decente que acabam-se os porblemas de temperatura.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Eu tinha uma HD 6670 2GB DDR3 que pegava 5GB, acredito por causa do meu chipset ser também AMD. Troquei por uma R7 360 OC da Power Color... E não vejo diferença nenhuma. Já joguei alguns jogos e ela parece ser uma HD 6670, pois os mesmos jogos que eu jogava na HD eu jogo na R7 com as mesmas configs dos jogos...

Postado

Cara, as placas mais de entrada é difícil encontrar avaliações, mas pelo passmark a R7 360 é bem mais forte. 

Também não entendi quando você fala que ela tem 2GB mas você está usando 5GB?

O que deve estar acontecendo é que o seu FX abaixa o clock por causa das temperaturas e você tem desempenho fraco nos jogos mais pesados. Mas isso é tudo suposição. Só fazendo uma análise mais detalhada do sistema, temperaturas, TMPINs, voltagens, etc, etc.

• Curtir 1
Postado

Então, algumas coisas básicas para checar (textão)

Primeiro de tudo:

Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Em geral deixe na opção "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas.

Segundo:

Dê uma conferida nas condições básicas do seu sistema, que são as voltagens nos três rails da sua fonte, a tensão stock e a temperatura do processador no BIOS.

Dê o boot, quando aparecer a tela da placa-mãe aperte "delete" que vai entrar no BIOS. No BIOS procure pela seção "PC Health Status" ou algo do gênero. Dentro da seção você terá:

Vcore do processador
(anote o valor completo)

Como curiosidade, o ideal é que o valor seja a tensão stock do seu processador (pesquise no Google para saber)

As voltagens da fonte:
+3.3v - (anote o valor completo)
+5v - (anote o valor completo)
+12v - (anote o valor completo)

Como curiosidade, o ideal é que o valor não tenha uma diferença maior do que 3% do rail. Ou seja, rail +12v tem que estar 12v alguma coisa. Por exemplo, o meu +12v está a 12.168v no HWmonitor.

Temperatura da CPU
(anote a temperatura).

Como curiosidade, no BIOS o processador roda no clock máximo do turbo. Um i5 com turbo de 3.7Ghz vai rodar a 3.7Ghz no BIOS. Só quando você entra no Windows que os aplicativos de gerenciamento de clock entram em ação (porque são aplicativos, não firmware) e a CPU vai ficar em 1.6Ghz em repouso e subir o clock de acordo com o uso. Eu expliquei isso porque no BIOS a temperatura costuma ser maior, já que o gerenciamento de clock não ativa.

Se os valores do vcore e clock estiverem estranhos, pode carregar o "load optimized defaults" para restaurar os padrões de fábrica do BIOS para clock de processador, etc.

Outra coisa, nem o BIOS nem os aplicativos de análise (AIDA64 / HWmonitor) faz uma leitura precisa da tensão da fonte. Seria preciso um voltímetro. Mas já dá para ter uma ideia, e pelo BIOS costuma ser melhor do que pelos aplicativos do Windows.

Enfim, depois disso você já sabe se a fonte está entregando uma tensão legal, se a CPU está com o clock / tensão correta e se a temperatura está aceitável.

Saia do BIOS e entre no Windows.

Terceiro:

Instale alguns softewares de análise, como AIDA64 / HWmonitor e HWiNFO64.

Nesses aplicativos, procure pela temperatura dos TMPINS, dos núcleos do processador, da VGA, e a rotação dos fans do sistema, tanto do CPU cooler como dos fans de gabinete e da VGA.

TMPINs são sensores colocados na sua placa-mãe, geralmente no southbridge, VRM / northbridge e soquete. Sabendo a temperatura deles você tem uma ideia de como o sistema está sendo alimentado.

O mais importante deles costuma ser o VRM, que é o distribuidor de energia para os componentes da placa-mãe. Se o sistema está sobrecarregado por tensão, quem costuma esquentar (às vezes passando de 100ºC) é o VRM. Pesquise no Google por VRM para entender o que é. Fica ao lado do soquete, e são uns mosfets, capacitores agrupados como uma fábrica, complexo.

Nesses três programas citados, anote a temperatura dos núcleos da CPU em repouso. Pode usar o HWiNFO64 para tirar a média. Abra o ícone amarelo que tem a média em tempo real de cada núcleo. Clique no relógio embaixo para resetar a média.

Faça o teste de estresse do AIDA64. Na aba "tools / ferramentas" escolha "system stability test" e marque a caixa "stress CPU". Pode marcar também FPU, mas é um pouco de exagero. É só para ter uma ideia. Detalhe, mantenha uma aba aberta para ver a temperatura dos núcleos. Se passar dos 65-70 em processadores da AMD ou acima de 75-80 nos processadores Intel, interrompa o teste. São temperaturas acima do seguro para os processadores e não vale a pena ficar colocando a CPU em risco, ainda que os Intel sejam mais resistentes.

Quarto:

Teste em jogos com o Gerenciador de Tarefas e monitore o uso de CPU e memória. Também pode instalar o MSI Afterburner para monitorar o uso da placa de vídeo. O Gerenciador de Tarefas e o MSI Afterburner é para analisar como o processador, a memória RAM, VRAM e a placa de vídeo se comporta em jogos. É outra história.

Instale o CPUID para ver o clock do seu processador durante os jogos, para ver se o clock está abaixando por causa de superaquecimento.

Resumo:

1 - Você já viu as voltagens da fonte
2 - Você já viu a tensão / clock do processador
3 - Você já viu a temperatura do processador no BIOS
4 - Você já viu a temperatura dos TMPINs (sensores) da sua placa-mãe
5 - Você já viu a temperatura dos núcleos da CPU em repouso e em teste de estresse no Windows
6 - Você já viu a temperatura da VGA (em jogos)
7 - Você já viu a rotação dos fans com o sistema em repouso e em estresse
8 - Você já viu o uso da CPU, memória RAM, VRAM e da placa de vídeo.

Tendo visto tudo isso, especialmente os valores do BIOS e os valores dos núcleos e TMPINs, clock e temperatura, você tem uma boa ideia de como o seu sistema está se comportando em repouso e load. No caso de jogos, a opção 8 também.

Eu devo ter falado algumas besteiras, mas é mais ou menos uma base para começar a entender a saúde do seu micro.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Contiusa disse:
9 horas atrás, Contiusa disse:

Primeiro de tudo: (Ok. Estava em auto desempenho)

Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Em geral deixe na opção "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas.

Segundo:

Dê uma conferida nas condições básicas do seu sistema, que são as voltagens nos três rails da sua fonte, a tensão stock e a temperatura do processador no BIOS.

Dê o boot, quando aparecer a tela da placa-mãe aperte "delete" que vai entrar no BIOS. No BIOS procure pela seção "PC Health Status" ou algo do gênero. Dentro da seção você terá:

Vcore do processador (1.368 V)
(anote o valor completo)

Como curiosidade, o ideal é que o valor seja a tensão stock do seu processador (pesquise no Google para saber)

As voltagens da fonte:
+3.3v - (anote o valor completo) (+ 3.312 V)
+5v - (anote o valor completo) (+ 5.035 V)
+12v - (anote o valor completo) (+ 12.097 V)

Como curiosidade, o ideal é que o valor não tenha uma diferença maior do que 3% do rail. Ou seja, rail +12v tem que estar 12v alguma coisa. Por exemplo, o meu +12v está a 12.168v no HWmonitor.

Temperatura da CPU (+ 47 / + 116) MOBO (+ 34 / + 93)
(anote a temperatura).

Como curiosidade, no BIOS o processador roda no clock máximo do turbo. Um i5 com turbo de 3.7Ghz vai rodar a 3.7Ghz no BIOS. Só quando você entra no Windows que os aplicativos de gerenciamento de clock entram em ação (porque são aplicativos, não firmware) e a CPU vai ficar em 1.6Ghz em repouso e subir o clock de acordo com o uso. Eu expliquei isso porque no BIOS a temperatura costuma ser maior, já que o gerenciamento de clock não ativa. (Nesta parte diz que o máximo é 3.100mhz e que ele está em 3.100mhz)

Se os valores do vcore e clock estiverem estranhos, pode carregar o "load optimized defaults" para restaurar os padrões de fábrica do BIOS para clock de processador, etc.

Outra coisa, nem o BIOS nem os aplicativos de análise (AIDA64 / HWmonitor) faz uma leitura precisa da tensão da fonte. Seria preciso um voltímetro. Mas já dá para ter uma ideia, e pelo BIOS costuma ser melhor do que pelos aplicativos do Windows.

Enfim, depois disso você já sabe se a fonte está entregando uma tensão legal, se a CPU está com o clock / tensão correta e se a temperatura está aceitável.

Terceiro:

Nesses aplicativos, procure pela temperatura dos TMPINS, dos núcleos do processador, da VGA, e a rotação dos fans do sistema, tanto do CPU cooler como dos fans de gabinete e da VGA.

(TMPIN 1 38/40) (T2 34) (T3 -127) (T4 -262) / (Núcleos FX Medido pelo AMD OverDrive 39.2/45 depois 42/49 - Lembrando que ele dá a margem térmica, ou seja, pega valor total da temperatura e diminui destes valores. O próprio OverDrive diz que meu processador tem 90 graus de temperatura máxima.)

TMPINs são sensores colocados na sua placa-mãe, geralmente no southbridge, VRM / northbridge e soquete. Sabendo a temperatura deles você tem uma ideia de como o sistema está sendo alimentado.

O mais importante deles costuma ser o VRM, que é o distribuidor de energia para os componentes da placa-mãe. Se o sistema está sobrecarregado por tensão, quem costuma esquentar (às vezes passando de 100ºC) é o VRM. Pesquise no Google por VRM para entender o que é. Fica ao lado do soquete, e são uns mosfets, capacitores agrupados como uma fábrica, complexo.

Nesses três programas citados, anote a temperatura dos núcleos da CPU em repouso. Pode usar o HWiNFO64 para tirar a média. Abra o ícone amarelo que tem a média em tempo real de cada núcleo. Clique no relógio embaixo para resetar a média.

Faça o teste de estresse do AIDA64. Na aba "tools / ferramentas" escolha "system stability test" e marque a caixa "stress CPU". Pode marcar também FPU, mas é um pouco de exagero. É só para ter uma ideia. Detalhe, mantenha uma aba aberta para ver a temperatura dos núcleos. Se passar dos 65-70 em processadores da AMD ou acima de 75-80 nos processadores Intel, interrompa o teste. São temperaturas acima do seguro para os processadores e não vale a pena ficar colocando a CPU em risco, ainda que os Intel sejam mais resistentes. (Teste na foto anexada)

Quarto: (Não testei)

Teste em jogos com o Gerenciador de Tarefas e monitore o uso de CPU e memória. Também pode instalar o MSI Afterburner para monitorar o uso da placa de vídeo. O Gerenciador de Tarefas e o MSI Afterburner é para analisar como o processador, a memória RAM, VRAM e a placa de vídeo se comporta em jogos. É outra história.

Instale o CPUID para ver o clock do seu processador durante os jogos, para ver se o clock está abaixando por causa de superaquecimento.

Resumo:

5 - Você já viu a temperatura dos núcleos da CPU em repouso e em teste de estresse no Windows

Tendo visto tudo isso, especialmente os valores do BIOS e os valores dos núcleos e TMPINs, clock e temperatura, você tem uma boa ideia de como o seu sistema está se comportando em repouso e load. No caso de jogos, a opção 8 também.

Eu devo ter falado algumas besteiras, mas é mais ou menos uma base para começar a entender a saúde do seu micro.

Primeiro de tudo: (Sempre coloco melhor desempenho) Foooooode tudo?

Segundo:

Vcore do processador
(anote o valor completo)

As voltagens da fonte:
+3.3v - (anote o valor completo)
+5v - (anote o valor completo)
+12v - (anote o valor completo)

Temperatura da CPU
(anote a temperatura).

Como curiosidade, no BIOS o processador roda no clock máximo do turbo. Um i5 com turbo de 3.7Ghz vai rodar a 3.7Ghz no BIOS. Só quando você entra no Windows que os aplicativos de gerenciamento de clock entram em ação (porque são aplicativos, não firmware) e a CPU vai ficar em 1.6Ghz em repouso e subir o clock de acordo com o uso. Eu expliquei isso porque no BIOS a temperatura costuma ser maior, já que o gerenciamento de clock não ativa.

Terceiro:

Faça o teste de estresse do AIDA64. Na aba "tools / ferramentas" escolha "system stability test" e marque a caixa "stress CPU". Pode marcar também FPU, mas é um pouco de exagero. É só para ter uma ideia. Detalhe, mantenha uma aba aberta para ver a temperatura dos núcleos. Se passar dos 65-70 em processadores da AMD ou acima de 75-80 nos processadores Intel, interrompa o teste. São temperaturas acima do seguro para os processadores e não vale a pena ficar colocando a CPU em risco, ainda que os Intel sejam mais resistentes.

Quarto:

Resumo:

Teste AIDA64.jpg

Postado

Temperatura da CPU (+ 47 / + 116) MOBO (+ 34 / + 93)
(anote a temperatura).

(TMPIN 1 38/40) (T2 34) (T3 -127) (T4 -262) / (Núcleos FX Medido pelo AMD OverDrive 39.2/45 depois 42/49 - Lembrando que ele dá a margem térmica, ou seja, pega valor total da temperatura e diminui destes valores. O próprio OverDrive diz que meu processador tem 90 graus de temperatura máxima.)

-------

Então, essas opções de "auto desempenho" bagunçam o seu sistema. Devia estar com tensão altíssima (às vezes pode danificar a CPU) e superaquecendo a CPU e causando throttling (o clock abaixa automaticamente). Ou às vezes bagunça o clock tensão da CPU e ela simplesmente roda toda desbalanceada. Deixe sempre em "Equilibrado". Se você quiser aumentar o desempenho, primeiro compre um CPU cooler decente, porque você vai precisar fazer um overclock, e overclock aumenta a temperatura. Não dá para fazer over com cooler box, especialmente no Brasil (de brasa).

Mas de onde são essas temperaturas? (+ 47 / + 116) MOBO (+ 34 / + 93). Porque no BIOS ela não varia, fica constante. 

Se for os valores do AMD Overdrive, desconsidere. Esses aplicativos são todos bugados. Pode até desinstalar se quiser. Tem aí TMPINs com 127 e 262ºC... Derreteria a sua placa-mãe junto com o gabinete.

Veja pelo HWmonitor, pelo AIDA64 e pelo HWiNFO64. Precisa usar os três. Aí você compara entre um e outro e vê um padrão / descobre se tem alguma coisa bugada.

Mas pelo teste do AIDA64 (o print que você postou) a temperatura máxima está em 49ºC, o que é excelente para o cooler box. Muito provavelmente depois que você colocou o sistema em "Equilibrado" a CPU voltou a trabalhar com condições normais de "temperatura e pressão" :P Acho que agora está bom.

Mas veja como estão os TMPINs durante o teste de estresse do AIDA64. Repita o procedimento e abra as abas desses três aplicativos (HWmonitor, pelo AIDA64 e pelo HWiNFO64) e veja como estão. Não é bom nenhum dos TMPINs passar de 70ºC. O ideal é ficar entre 40-70ºC. Até 80ºC é aceitável, pois os capacitores foram feitos para suportar 100-105ºC, mas se passar de 90ºC você já está trabalhando na zona vermelha, e isso também indica que a placa-mãe está trabalhando com tensão em excesso / o que é ruim.

O Vcore está um pouco alto (mas varia de placa-mãe, pelo que estou lendo). Tem gente falando que dá para manter em 1.29v ou 1.35v, mas você teria que mexer em opções desbloqueadas de overclock. Como as temperaturas estão boas (49ºC em load), deixe assim mesmo.

Mas veja aí os TMPINs.

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas de onde são essas temperaturas? (+ 47 / + 116) MOBO (+ 34 / + 93). Porque no BIOS ela não varia, fica constante.

Dá bios. Ela dá a primeira temperatura que é a que o sistema está trabalhando e depois tem uma barra e outra temperatura que acredito ser a temperatura limite.

55 minutos atrás, Contiusa disse:

Se for os valores do AMD Overdrive, desconsidere. Esses aplicativos são todos bugados. Pode até desinstalar se quiser. Tem aí TMPINs com 127 e 262ºC... Derreteria a sua placa-mãe junto com o gabinete.

Note que o 127 e o 262 são temperaturas "negativas"... Ou seja, é como se estivesse "frio".

Postado
agora, BrunoGuimarães disse:

Dá bios. Ela dá a primeira temperatura que é a que o sistema está trabalhando e depois tem uma barra e outra temperatura que acredito ser a temperatura limite.

Note que o 127 e o 262 são temperaturas "negativas"... Ou seja, é como se estivesse "frio".

Estranho, porque 116ºC o processador já teria sido desligado por segurança a muito tempo. Acho que o limite é 80 ou 90, não lembro, mas é bem mais baixo do que os da Intel.

Mas se estiver variando em 46, 47, 45, sinal de que é a temperatura real, está bom.

E essas temperaturas negativas são bugs. Como eu falei, pode até desinstalar o AMD Overdriver. Isso se chama "bloatware" (lixo).

Veja pelos três programas que eu indiquei. Às vezes, dependendo da placa-mãe, um ou outro aplicativo não vai mostrar os TMPINs. 

E precisa fazer o teste de estresse de novo com o AIDA64, só que desta vez com os três programas abertos para comparar as temperaturas. Se os núcleos estiverem assim mesmo, na casa dos 49-50ºC e os TMPINs de 50 a 70ºC, não precisa nem trocar o cooler box. Só se você quiser fazer overclock ou o barulho for muito chato.

E veja também se mudou alguma coisa em jogos, porque a CPU podia estar fazendo throttling (baixando de clock) por causa do superaquecimento.

Postado

@BrunoGuimarães

Atualmente o utilitário AMD Overdrive mostra a margem térmica e não mais a temperatura do processador.
Não sei qual versão você está usando, mas recomendo que utilize a versão mais atual.

As temperaturas da bios, margem térmica e as dos núcleos tem propósitos diferentes:

1) Temperatura da bios: essa é a temperatura do socket do cpu, registrada pela placa-mãe e mostrada pela bios ou pelo utilitário Asus Probe.

Essa temperatura é um indicador mais confiável em idle, mas é bem menos preciso durante o processador em load.
Por essa razão você vê essa temperatura ficar constante ou com pouca variação mesmo quando o processador está em load.

Assim, quando o processador está sendo bem exigido não confie nessa temperatura.

2) AMD Overdrive: mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

A margem térmica é mais precisa com o processador em load, mas pode não ser muito precisa em idle.

3) Temperatura dos núcleos (ou package): é a diferença entre a temperatura limite e a margem térmica do Overdrive.

Acredito que a soma da margem térmica com as dos núcleos seja em torno de 70C.

Como a margem térmica não é muito precisa em idle, as temperaturas do núcleos podem estar bem abaixo do real (temperatura da bios ou sensor da Asus).

Assim, durante jogos ou uso de aplicativos mais pesados leve em consideração a margem térmica ou as temperaturas dos núcleos.

Pessoalmente, recomendo que use o HwMonitor que pode ser baixado aqui.
Esse utilitário registra as temperaturas máximas dos núcleos/package.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM Sim Edson... Eu sei que o prog da AMD mostra a margem térmica. Com o processador exigido ele fica na média de 15. Ou seja, pelo Aida64 meu processador tem como limite 90 graus e pela margem ele está trabalhando com 75... Oscilando em 80/85.

Mas agora a tarde retirei a tampa lateral que possui o vidro e deixei entre-aberta... Percebi que o processador passou a trabalhar sem ser muito exigido, pois o barulho do seu cooler não aumentou quando estava jogando.

Pelo aplicativo da Asus, o Asus Suíte 2, a temperatura fica entre 53 e 60. Quase a mesma coisa da margem do Overdrive que fica em torno de 30.

Postado

@BrunoGuimarães

Bom, por essa não esperava do limite do FX-8120 ser considerado em 90C.
Imaginava que o limite fosse em 70C.

Veja se entendi corretamente:

1) Uso normal: AIDA em 50C - 55C e Overdrive em 35C - 40C?
2) Exigido: o AIDA em 80C - 85C e o Overdrive em 5C - 10C?
3) Pelo que vi no teste de stress do AIDA, a temperatura dos cores ficaram em 49C e a assim margem térmica seria de 41?

Que programas você usou para testar o processador no modo exigido?

Achei estranho as temperaturas, pois creio que qualquer outro aplicativo não exigiria do processador mais do que o teste de stress do AIDA.

Creio que as temperaturas no uso normal ou de qualquer outro aplicativo não deveriam ser piores do que as temperaturas registradas no teste de stress do AIDA.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM o teste do AIDA mostra a temperatura normal (eu tinha dito a ele), mas ele não quer refazer e comparar com o HWmonitor e o HWiNFO64, porque os TMPINs no AMD Overdrive estão todos errados e no teste do AIDA não mostra os TMPINs.

Eu acho que ele estava rodando com tensões todas erradas porque ele tinha habilitado o "modo desempenho" no Windows. Agora que está em modo "Equilibrado", parece que normalizou, mas ele precisaria testar de novo com os outros aplicativos abertos para conferir as temperaturas entre os programas e conferir os TMPINs.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

O Overdrive também não mostra temperaturas do tipo TMPIN e os valores estranhos que ele citou deve ter sido do próprio HwMonitor.
Pessoalmente, recomendo ignorar esses valores TMPIN por serem erros de leitura ou não se aplicarem a placa que ele tem.

O Overdrive mostra a margem térmica, que é a temperatura que deve ser levada em consideração, pelo menos quando o processador está em load.

Acredito que as temperaturas do HwMonitor vão ser idênticas a do AIDA e ambos devem mostrar a diferença da temperatura limite e a margem térmica.

@BrunoGuimarães

Para tirar a dúvida do colega, você poderia postar a imagem com as temperaturas do Overdrive, AIDA e HwMonitor em modo normal e em teste de stress pelo AIDA?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!