Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu 75° cravado


Posts recomendados

K8xSa7e.jpgBoa noite,

 

Ultimamente venho tido um problema complicado que não consigo resolver. Meu CPU AMD FX 8120 vem aquecendo sem eu fazer nada, apenas usando google crhome ou usando o programa TeamSpeak, ta em 75° fazendo apenas isso. Jogando CSGO chega a 81° até 86°. Tenho um WC H55, troquei hoje a pasta térmica, formatei o PC hoje. Porém continua, não faço ideia o que poder ser.

 

Ventilação.

 

Tenho 1 na tampa jogando ar para dentro

1 traseiro tirando ar

Push poll no radiador jogando ar para fora, ja inverti jogando ar para dentro e não muda em nada. A temp não abaixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Vamos Tentar Explodir seu pc brincadeirinha, o uso de Cpu ta um pouco alto para uma Cpu Octa-Core em 44% de uso no máximo uns 11% tem certeza que esse pc não está sendo usado por hackers para minerar bitcoins ?, ou você mesmo não tem algum programa que estressa ele demais ? 

 

Bom Vamos ao teste de fogo, baixe o cpu z aqui zip abra e execute o arquivo X64 OK, va na aba Bench e em stress cpu e comece com o Hwmonitor monitore a temperatura não beixe ficar muito alta pois se não seu pc desliga mas deixe ele sofrer um pouco para ver o que acontece você encaixou os conectores da bomba certo ? já olhou se tudo ta bem encaixado ? 

 

Va no site da CpuID site oficial dos arquivos 

3 minutos atrás, .Edgar. disse:

Tentou com outro programa para comparação de valores? Até sua placa-mãe está com superaquecimento. Usa estabilizador ou módulo isolador?

Aquilo são os sensores de calor, se eles estiverem perto de algo quente é normal ele fazerem isso mas não acontecer nada no pc,mas no caso do processador é preocupante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiegoSouzaBR  Bom Diego como você falou abri os programas e usei o stress, ele ficou 79~80°, eu estou usando assim mesmo, meu unico medo é amanha durante o dia com o calor que tem feito o processador ir pro saco. Tenho perdido fps em jogos, Uma coisa que eu acho que pode ter acontecido é o sensor da MB ter ido pro saco, 1 mes +/- caiu um raio e queimou a placa de rede onboard, comprei uma offboard. Mais sei lá, não é normal chegar nessas temps com esse h55 mesmo nao sendo grande coisa. A 1° foto é ele antes do stress e a 2° depois do stress!

 

Aquele Package power embaixo da temp da cpu não ta alto não?

Na do meu amigo ta 30w o meu ta 50w

 

Antes do stressteste1.jpg

 

Depois do stress

teste2.jpg

 

Foto do Meu amigo que tem o 630012903864_994561270631973_43477344_o.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Aquilo são os sensores de calor, se eles estiverem perto de algo quente é normal ele fazerem isso mas não acontecer nada no pc,mas no caso do processador é preocupante 

Sim, estou ciente que são sensores, mas não significa que não seja relevante e claro que há limite pra isso. 

 

Além disso, este programa, em alguns casos, apresentou falhas nas temperaturas. Recomendo testar com SpeedFan junto ao HwMonitor quando for fazer o teste de estresse como sugerido pelo colega acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, y4g0 disse:

@DiegoSouzaBR  Bom Diego como você falou abri os programas e usei o stress, ele ficou 79~80°, eu estou usando assim mesmo, meu unico medo é amanha durante o dia com o calor que tem feito o processador ir pro saco. Tenho perdido fps em jogos, Uma coisa que eu acho que pode ter acontecido é o sensor da MB ter ido pro saco, 1 mes +/- caiu um raio e queimou a placa de rede onboard, comprei uma offboard. Mais sei lá, não é normal chegar nessas temps com esse h55 mesmo nao sendo grande coisa. A 1° foto é ele antes do stress e a 2° depois do stress!

 

Aquele Package power embaixo da temp da cpu não ta alto não?

Na do meu amigo ta 30w o meu ta 50w

 

Antes do stressteste1.jpg

 

Depois do stress

teste2.jpg

 

Foto do Meu amigo que tem o 630012903864_994561270631973_43477344_o.png

Não compare os dois processadores o seu tem mais força bruta e assim sendo naturalmente esquenta mais,O Package está normal,mas agora vim mim lembrar de uma coisa sendo assim cara você mora em um lugar quente tem ar-condicionado no seu quanto ? quando você usa  um Water Cooler em uma temperatura ambiente acima de 30 Graus mas mais atrapalha do que ajuda,quando o fluido esquente ele mais esquenta do que resfria volte para o Air Cooler que vem no processador mesmo talvez diminua uns 5 graus 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 nem vale a pena analisar as temperaturas pelo package. É um sensor que mede a temperatura do soquete, não dos núcleos. Os próprios engenheiros da AMD dizem que a margem de erro pode passar de 10ºC em relação aos núcleos. Simplesmente desconsidere a temperatura do package.

 

Você precisa ver a temperatura dos núcleos. Use o AIDA64, HWmonitor, HWiNFO64. De preferência os três de uma vez para você comparar as temperaturas e achar um padrão, pois esses sensores não costumam ser confiáveis.

 

As voltagens da fonte estão todas erradas. Vá no BIOS / PC Health (algo do gênero) e anote os valores dos rails 3.3v / 5v / 12v. Eles precisam estar próximos do padrão do rail. Ou seja, no rail 12v ele precisa estar 12 alguma coisa. Os seus valores estão muito fora do padrão. Não está usando estabilizador não, né?

 

Os TMPINs também estão um pouco altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, o estabilizador está acabando com a sua fonte / micro. Eles foram feitos para geladeira, microondas, sei lá, mas não para fontes.

 

Você precisa tirar o estabilizador daí para o seu micro funcionar direito. Muito provavelmente a tensão da fonte vai voltar ao normal, isso se ela já não estiver danificada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Anotei tudo aqui que estava no PC Health na BIOS Contiusa

 

Reset Case Open Status - Disable

Case Open - Yes

CPU Vcore - 1.200 V

Dram Voltage - 1.512 V

+3.3V - 3.284 V

+5V - 5.100 

+12 V - 12.096 V

CPU TEMPERATURE - 54° C (Quando Vi ontem de madrugada, estava frio por isso tão baixo)

System TEMPERATURE - 37° C

CPU FAN SPEED - 1590 RPM

POWER FAN SPEED - 1600 RPM

1 st System Fan Speed 1500 RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viu isso usando estabilizador ou não? Você tem conhecimento que os estabilizadores danificam o micro? De quantos watts ele é?

 

Instale o AIDA64, HWmonitor e o HWiNFO64. Veja como ficam as temperaturas dos núcleos (não do package) e como ficam as temperaturas dos TMPINs. Aí dá para ter uma ideia se o H55 está variando ou não e se a sua placa-mãe está sendo sobrecarregada.

 

Qual pasta térmica você usou? Entupiu de pasta, colocou só um pingo, como fez?

 

EDIT: mas instale os três e veja com os três abertos. Aí você pode ter uma ideia se alguns dos valores estão bugados ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então, a fonte é de 500w. Vou ve se compro um filtro de linha e testo para ver. Vamos ver se muda alguma coisa. Só que aqui faz um calor dos infernos interior do RJ e nao tem como ficar com ar dia todo a conta vem nas alturas, ae complica.

 

Segue abaixo a foto dos 3 programas, eu tinha colocado uma pasta termica de marca, ae não fez efeito nenhum cont igual a d uma ruim. Vi uma na Kabum esta, estou pensando em comprar

 

http://www.kabum.com.br/produto/64542/pasta-termica-coolermaster-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1

 

Ah e estava usando estabilizador na hora que vi as voltagens do post anterior

 

Sem título.jpg

 

3.jpg

 

2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa GA 990xa UD3 é muito boa para estar trabalhando com TMPINs acima de 80ºC e com a CPU a 70ºC.

 

Confira no HWiNFO64 se é isso mesmo (os núcleos a 70ºC) e veja nos outros programas se você encontra essa mesma leitura dos TMPINs acima de 80ºC.

 

Tire o estabilizador para ver se a temperatura do TMPIN abaixa. Ele muito provavelmente está fritando a sua placa-mãe. A CPU costuma esquentar nesses casos também. O seu sistema deve estar trabalhando sobrecarregado. Tire isso logo.

 

Importante - vá no BIOS e carregue a opção "Load Optmized Defaults". 

 

Importante - você disse que reformatou o micro, então eu descarto a possibilidade de vírus, mas vá no Gerenciador de Tarefas e veja como está o uso da CPU. Se estiver alto sem fazer nada, você está com vírus e a reformatação não eliminou (se você tiver outros HDs).

 

Se nada resolver, tem que começar a checar o water cooler. Ver a temperatura das mangueiras, se está instalado direito, se a bomba está funcionando, etc.

 

Nem de longe o FX é para trabalhar a 70ºC em repouso. O limite recomendado de fábrica é 62ºC.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Dei um default na BIOS como você falou, bom agora o clock varia de 1.4 a 4.0GHz e as temps estão até boas em vista dos 70° sem fazer nada. porém a bios está default não mudei nada até agora. Preciso habilitar ou desabilitar alguma das opções como: 

 

Core Perfomance Boost

CPU Unlock

Cool & Quiet

C1E Support

SVM

CPU Core Control

Core 6 State

HPC Mode

 

Tem essas aqui. Ou deixo assim do jeito que tá, e se deixa com clock assim variando 1.4 etc.. perco fps nos jogos como CSGO que jogo? Tem hora que ta 40° e pula para 70° ai volta abaixo de novo, questao de 1 milesimo de segundos rs. Agradeço desde já pela sua atenção em me ajudar, muito obrigado mesmo!

 

Segue as temps atuais e Gerenciador de Tarefas.

Programas Abertos: Aida64, Steam, Teamspeak3, Google Crhome 3 paginas abertas)

 

 

@EDIT: Abri o CSGO para testar o CPU fez over automatico para 4.0 fazendo a chegar 83°. Existe um modo dele ficar com os clocks baixo e quando precisar aumentar mais chegar ate uns 3.1 que é o stock? E nao subir ate 3.8,4.0ghz

Sem título.jpg

 

Sem título.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, cara, deixe o BIOS no default mesmo. Não mexa em opções de desempenho que bagunça o seu micro todo. O clock do processador "precisa" variar dos 1.4 até 4.0. Precisa porque? Porque em repouso ele não está fazendo nada, aí baixa para 1.4. Quando você abre um programa ou vai jogar alguma coisa, ele sobe para 4.0 normalmente.

 

Isso foi desenvolvido pelos engenheiros da AMD e não é para mexer. Deixe assim.

 

Fundamental (crítico) - vá no Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e coloque em "Equilibrado" se estiver marcado outra coisa. Em Equilibrado a CPU vai rodar de acordo com o que os engenheiros da AMD determinam para o funcionamento adequado. Esses aplicativos de over automático, desempenho é furada.

 

Quer aumentar o desempenho da sua CPU? Compre um cooler decente e faça um overclock manual. Mas ficar clicando nesses aplicativos "mágicos" você vai fritar o seu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!