Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bebedouro ibbl atlantis não aciona led verde


Ir à solução Resolvido por Ricardo Laurini,

Posts recomendados

Boa tarde, não achei nenhuma categoria especifica para bebedouro e resolvi postar minha dúvida aqui, caso exista alguma categoria correta, por favor avisem-me.

Este bebedouro esta ficando com a luz vermelha acesa direto, ou seja o cooler e as pastilhas peltier funcionam ininterruptamente. Já conferi as tensões que alimentam as pastilhas e estão em torno de 11,96v, retirei o sensor e mergulhei num copo com aguá e gelo aí sim o led verde acendeu e diminuiu a rotação dos coolers, ja troquei as pastas termicas, retirei as pastilhas, testei fora e estão normais. Liguei para um conhecido que possui um aparelho igual e ele disse que o dele também só funciona com o led vermelho aceso direto ele me disse que ja enviou uma vez para assistencia, mas que depois de um tempo voltou a funcionar incorretamente novamente.

Gostaria de saber se alguém tem alguma dica do que pode ser feito para solucionar este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pastilha pode ter perdido eficiência ou o calor do seu ambiente esta excessivo ou as duas coisas ou mais ou etc.

O meu (que a sogra ia descartar) também funciona 100% do tempo. Qualquer momento vou ver se tem como fazer alguma adaptação técnica pra resolver isso. Pois realmente pra beber, a água não precisa estar quase congelando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Dom Bonilla, realmente o sistema de compressor é n vezes mais eficiente inclusive tenho um com este sistema e nunca tive problemas, porém, gostaria de achar alguma solução para resolver o problemas desse que estou tentando colocar para funcionar, será que não haveria a possibilidade de colocar um trimpot no circuito juntamente com o ntc para que seja possível ajustar o ponto de resfriamento do bebedouro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ricardo Laurini disse:

Bom dia Dom Bonilla, realmente o sistema de compressor é n vezes mais eficiente inclusive tenho um com este sistema e nunca tive problemas, porém, gostaria de achar alguma solução para resolver o problemas desse que estou tentando colocar para funcionar, será que não haveria a possibilidade de colocar um trimpot no circuito juntamente com o ntc para que seja possível ajustar o ponto de resfriamento do bebedouro?

Isso seria apenas uma gambiarra para desligar o circuito mais facilmente, apenas escondendo o problema. O bebedouro continuaria gelando ineficientemente, porém lhe daria prazer ao acender o led verde.

Lhe aconselho a procurar o problema de fato. O circuito realmente está funcionando direito? A fonte chaveada esta fornecendo potência suficiente às pastilhas? O fan está gasto, apresentando baixas rotações? A pasta térmica que usaste é de boa qualidade? O dissipador esta limpo? Não há corrosão em sua superfície, ou qualquer outro fator que dificulte a troca de calor com o ar? o sistema foi bem montado, não há erros? O isolamento térmico do recipiente que armazena a água gelada está em bom estado?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como explica o colega @Lázaro Monteiro Jr. Peltier é ineficiente por natureza e não tem muito o que fazer. Porém, para ter perdido o pouco que faz, parte do sistema tem algo errado. Siga as dicas acima que talvez encontre o erro. A deficiência está na troca térmica entre o cooler/dissipador e o ambiente. Siga nesta linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o que o amigo@Lázaro Monteiro Jr sabiamente disse faz todo o sentido e o que você caro @Ricardo Laurini , também. 

A propósito é exatamente isso (as duas coisas) que devo fazer a qualquer momento (não tenho pressa). O meu bebebouro é 85W e fica ligado o tempo todo. A proposta é reduzir o consumo.

 

off topic... prefiro nunca usar e sequer pensar o termo "gambiarra" no sentido pejorativo. Prefiro um mais fofo como "ajuste técnico" ou "paleativo definitivo" ou um mais fofo ainda que só pode ser subentendido na forma escrita, "Consertos Ornamentais Concluídos Ordenadamente" (inventei isso agora)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou plenamente de acordo com vocês no que diz respeito as modificações que propus, realmente seria uma baita "gambiarra". Bem vou quebrar um pouco mais a cabeça pesquisando esse defeito e qualquer novidade retorno. Só lembrando a placa aparentemente esta ok pois a tensão de alimentação das pastilhas esta em 11.96v e a corrente esta em torno de 4 A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega @Ricardo Laurini, além de todos fatores já te indicado, um outro fator que também influencia é o consumo de água desse bebedor! Se consumir mais de dois litros d'água por hora, o Led verde nunca vai acender, tem modelos que só gelam 1/2 litros por hora! Tem que verificar isso...

Em dias mais quentes o consumo de água aumenta e mesmo que todo o sistema esteja funcionando "redondo" (ventilador ao máximo, e tensão de 12V sem ripple), as vezes a temperatura da água não chega na ideal (escolhida no termostato)...

 

PS: TODAS as placas que efetuei reparos, a tensão de saída sempre ficou superior a 12,3V ou 12,5V, nunca abaixo disso!

Verifique a sua placa ai! deve ter capacitores gastos nela, são poucos! Sugiro trocar todos eles!...

Inclusive o capacitor de filtro principal do primario da fonte!... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

Estou plenamente de acordo com vocês no que diz respeito as modificações que propus, realmente seria uma baita "gambiarra". Bem vou quebrar um pouco mais a cabeça pesquisando esse defeito e qualquer novidade retorno. Só lembrando a placa aparentemente esta ok pois a tensão de alimentação das pastilhas esta em 11.96v e a corrente esta em torno de 4 A.

 

Considerando que as pastilhas devem receber 12v, a tensão está ok. Contudo, tens certeza que 4A são suficientes? São apenas 48w de potência. Um bebedouro desses, consome cerca de 100w facilmente. O modelo utilizado por @Isadora Ferraz consome 85w. Quanto seu modelo deveria consumir?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
55 minutos atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

 

Considerando que as pastilhas devem receber 12v, a tensão está ok. Contudo, tens certeza que 4A são suficientes? São apenas 48w de potência. Um bebedouro desses, consome cerca de 100w facilmente. O modelo utilizado por @Isadora Ferraz consome 85w. Quanto seu modelo deveria consumir?

@Lázaro Monteiro Jr Foi o que eu disse no post acima!, capacitores gastos diminuem a eficiência do conjunto, e na grande maioria dessa falha era capacitor gasto; O de filtro principal do primario, é o principal suspeito!...

 

Essas fontes não fornecem tensão inferior a 12,3V, quando sim, elas estão com problemas!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Bom dia, conferi toda montagem do conjunto e efetuei a troca dos principais capacitores do circuito, as tensões estabilizaram em 12V, porém, ainda não funcionou normalmente. Como ultimo recurso troquei o sensor NTC e foi o que resolveu o problema. Desde já agradeço a colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

Bom dia Bc, também fiquei incomodado com esse defeito, pois, como disse acima já havia testado num recipiente com gelo e ele funcionou.

 

Possivelmente o sensor sofreu algum desgaste com uso. Aparentemente o bebedouro não conseguia gelar o suficiente para "ativá-lo". Além disso sensores NTC são bem complicados de se calibrar, já existem soluções mais eficientes (como o lm35).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!