Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um monitor samsung b1930n com a fonte modelo pwi1802pc (vide google) que queimou após um raio. O problema é que não encontro o defeito dela. As tensões de +5v que deveriam aparecer no standby nao aparecem. A principio o primario da fonte está ok. No pra mimário do transformador aparecem os 290v retificados.

alguem tem alguma ideia que possa me ajudar?

• Membro VIP
Postado

Posso não googlar? Publique o esquema se quiser.

-pode ter dado curto em uma saída. P.ex. a que alimenta a parte de potênca

-pifou o ci de controle pwm

-pifou o mosfet da fonte

-abriu resistor

-etc (acho que este é o caso)

Postado

Obrigado Isadora, o esquema eu não consegui encontrar, teria sido bem mais fácil se ele existisse.

Não tem nenhum curto na "a que alimenta a parte de potência".

Estou sem osciloscópio aqui para testar, mas a princípio o CI está funcionando pois o capacitor de filtro está descarregando.

O único mosfet dessa fonte é que está dentro do CI pwm e na parte de baixo da placa um smd que vai pro inverter.

Não tem resistor aberto.

...

O único componente que apresentou alteração foi o foto acoplador, já substituí mas sem resultados positivos.

Segue a foto da placa.

PWI1802PC-G-BN44-00327G-is-a-Genuine-BRA

• Membro VIP
Postado

Esquema existe sim. você é que não conseguiu achar (nem me peça pra tentar)

cap descarregando não é sintoma de ci ok. Pra ver se está oscilando coloque um led em serie com um capacitor 100nF na saída do ci = pino que vai pro gate do fet. Se você colocar um resistor de uns 100k eu até deixo você colocar no dreno do fet.

Meça os diodos e aquele resistor de 0.1R e os de valor bem baixo

Veja e meça a alimentaão do ci pwm. Consulte seu datasheet

Esta fonte não tem powergood = a de pc? talvez seja a parte lógica que controla isso. Vai ter que ver lá também

Postado
3 horas atrás, Daniel Furlanetto disse:

o esquema eu não consegui encontrar, teria sido bem mais fácil se ele existisse.

O esquema destas fontes seguem o padrão do datasheet do CI hehehe.

Procure o datasheet e encontrará o esquema. 

• Coordenador
Postado

Verifique também se não tem diodo em curto no secundário, qualquer curto no secundário, para a fonte por completo...

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...