Ir ao conteúdo

Problema ao fazer boot no windows 10 com uefi habilitado

Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, sou novo no fórum e não sei ao certo se a pergunta se encaixa aqui, caso não peço desculpas.

Todavia gostaria de tirar uma duvida que me ocorreu esses dias com um notebook acer I7. 

Foi instalado no note o windows 10, tudo normal ate que um dia ele simplesmente apagou, e quando tenta dar boot diz que não e possível encontrar o sistema operacional. 

Ao me deparar com tal situação fui verificando se tinha algo errado com o hd ou com a instalação do windows , não encontrei nada, então mexendo na bios desativei a opção de Boot UEFI e ativei o legacy boot, ao realizar tal operação o windows iniciou normalmente,(OBs: Não possui dual boot, ou partições separadas) .

Gostaria que alguém me explicasse o motivo do UEFI bloquear o boot do windows, seria algum vírus? ou instalação corrompida.

desde já agradeço.

Postado

bom, pelo que o usuário me passou, ele estava funcionando normal, apagou com ele mexendo, teria algum outro motivo para que o UEFI bloquear o boot?

Porque caso seja apenas problemas na instalação mesmo, não sera necessário nem formatar, estou so aguardando sanar essas duvidas para ver o que faço com a maquina.

Indica uma nova formatação?

• Solução
Postado

Talvez a versão do usuário não seja 100% verdadeira.

Não teria como o PC funcionar normalmente por um tempo, apagar de repente e em seguida passar a rejeitar o boot UEFI.

Talvez a bateria da bios tenha se descarregado e as opções da bios estavam diferentes ao religar o PC.

Ou ele pode ter mexido na bios e depois, ao religar o PC, o mesmo não funcionou.

Ou o que foi descrito como "apagar de repente" pode ter sido um desligamento repentino (chutar o fio da tomada), que causou um pulso de tensão e alterou alguma opção da bios ou danificou algum arquivo do Windows.

Se aparentemente tudo estiver funcionando sem problemas, melhor deixar como está. Recomendo um "SFC /scannow" pela linha de comando em modo administrador e faça também um "chkdsk /f".

Se não indicar nada, ou se indicar mas corrigir, não precisa formatar.

• Curtir 2
Postado

Boa noite.

Fiz o comando que me passou e encontrou alguns erros, porém o windows não pode corrigir, vou optar por fazer a formatação.

Em todo caso, muito obrigado pela ajuda.

Só mais uma duvida, estou procurando o local para concluir o tópico em que local ficaria, estou procurando a opção de Resolvido porém ainda não encontrei o lugar especifico? 

Desde já agradeço.

Postado

O modo em que está a placa-mãe é atrelado ao formato da Tabela de Partição do disco.
- Placa no modo UEFI aceita Tabela de Partição nos formatos GPT ou MBR.
- Placa no modo CSM (compatível com GPT e MBR) aceita Tabela de Partição GPT ou MBR.
- Placa no modo Legacy(BIOS) só aceita Tabela de Partção no formato MBR.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...